Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos procedimentos que devem ser adotados em relação ao acesso aos documentos de arquivo e à sua preservação, julgue os itens a seguir.
Para se garantir que os documentos não vão se perder e serão preservados, cada funcionário deve ter seu próprio arquivo.
Estão relacionados, a seguir, os elementos essenciais de um programa descritivo. Assinale o que não se caracteriza como tal.
Deve-se traçar o programa descritivo de modo que se preste informação imediata sobre todos os documentos do repositório.
Deve-se traçar o programa descritivo de modo que forneça a informação necessária sobre os documentos.
Deve-se traçar um programa descritivo que facilite o uso dos documentos.
Deve-se traçar o programa descritivo de modo que se forneça informação pormenorizada dos documentos.
Os meios de busca preparados no curso do programa descritivo devem ser facilmente acessíveis aos consulentes.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos procedimentos que devem ser adotados em relação ao acesso aos documentos de arquivo e à sua preservação, julgue os itens a seguir.
São considerados arquivos correntes da instituição os documentos que têm pouca utilidade para a tomada de decisões.
Com relação aos guias de arquivo é incorreto afirmar que
um guia de arquivo deve conter uma descrição sumária dos fundos que compõem seu acervo.
um guia de arquivo deve conter indicação dos instrumentos de pesquisa de que dispõe.
um guia de arquivo deve conter dados sobre localização e funcionamento do arquivo.
o guia é, preferencialmente, o primeiro instrumento de pesquisa a ser produzido por um arquivo.
o guia de arquivo deve abordar conjuntos documentais já organizados e acessíveis ao público.
O instrumento de pesquisa em que a descrição exaustiva ou parcial de um fundo, ou de uma ou mais de suas subdivisões, toma por base a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação é o
catálogo.
Ao organizar um acervo, o arquivista pode selecionar documentos referentes a um tema que julga importante, para descrever pormenorizadamente. O instrumento de pesquisa resultante dessa descrição chama-se
Entre os serviços educativos oferecidos à sociedade pelos arquivos públicos, inclue(m)-se
I. o atendimento a alunos isolados ou a grupos.
II. a divulgação de reproduções de documentos e publicações.
III. as exposições de originais no recinto do arquivo.
IV. a aula prática com a adoção de documentos.
A quantidade de itens certos é igual a
O Sistema Nacional de Arquivos – SINAR tem como uma de suas competências
promover a elaboração do cadastro nacional de arquivos públicos e privados, bem como desenvolver atividades censitárias referentes a arquivos.
recomendar providências para a apuração e a reparação de atos lesivos à política nacional de arquivos públicos e privados.
implementar a racionalização das atividades arquivísticas, de forma a garantir a integridade do ciclo documental.
estimular programas de gestão e de preservação de documentos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.
zelar pelo cumprimento dos dispositivos constitucionais e legais que norteiam o funcionamento e o acesso aos arquivos públicos.
São membros conselheiros do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, exceto,
dois representantes do SINAR.
um representante do Arquivo Nacional.
dois representantes dos arquivos públicos estaduais e do Distrito Federal.
um representante das instituições mantenedoras de curso superior de arquivologia.
três representantes de instituições que congreguem profissionais que atuem nas áreas de ensino, pesquisa, preservação ou acesso a fontes documentais.
Na entrada de acervos arquivísticos no Arquivo Nacional, por meio de transferência ou recolhimento, caberá ao órgão detentor do acervo:
compor grupo de trabalho, para orientar as atividades inerentes à transferência e recolhimento.
elaborar termo de transferência ou de recolhimento do acervo a ser transferido ou recolhido.
programar o período de transferência ou de recolhimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...