Questões de Arquivologia

Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos procedimentos que devem ser adotados em relação ao acesso aos documentos de arquivo e à sua preservação, julgue os itens a seguir.

Para se garantir que os documentos não vão se perder e serão preservados, cada funcionário deve ter seu próprio arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estão relacionados, a seguir, os elementos essenciais de um programa descritivo. Assinale o que não se caracteriza como tal.

  • A.

    Deve-se traçar o programa descritivo de modo que se preste informação imediata sobre todos os documentos do repositório.

  • B.

    Deve-se traçar o programa descritivo de modo que forneça a informação necessária sobre os documentos.

  • C.

    Deve-se traçar um programa descritivo que facilite o uso dos documentos.

  • D.

    Deve-se traçar o programa descritivo de modo que se forneça informação pormenorizada dos documentos.

  • E.

    Os meios de busca preparados no curso do programa descritivo devem ser facilmente acessíveis aos consulentes.

Acerca dos procedimentos que devem ser adotados em relação ao acesso aos documentos de arquivo e à sua preservação, julgue os itens a seguir.

São considerados arquivos correntes da instituição os documentos que têm pouca utilidade para a tomada de decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos guias de arquivo é incorreto afirmar que

  • A.

    um guia de arquivo deve conter uma descrição sumária dos fundos que compõem seu acervo.

  • B.

    um guia de arquivo deve conter indicação dos instrumentos de pesquisa de que dispõe.

  • C.

    um guia de arquivo deve conter dados sobre localização e funcionamento do arquivo.

  • D.

    o guia é, preferencialmente, o primeiro instrumento de pesquisa a ser produzido por um arquivo.

  • E.

    o guia de arquivo deve abordar conjuntos documentais já organizados e acessíveis ao público.

O instrumento de pesquisa em que a descrição exaustiva ou parcial de um fundo, ou de uma ou mais de suas subdivisões, toma por base a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação é o

  • A.

    catálogo.

  • B. inventário.
  • C. guia.
  • D. repertório.
  • E. índice.

Ao organizar um acervo, o arquivista pode selecionar documentos referentes a um tema que julga importante, para descrever pormenorizadamente. O instrumento de pesquisa resultante dessa descrição chama-se

  • A. inventário analítico.
  • B. inventário sumário.
  • C. índice.
  • D. repertório.
  • E. guia.

Entre os serviços educativos oferecidos à sociedade pelos arquivos públicos, inclue(m)-se

I. o atendimento a alunos isolados ou a grupos.

II. a divulgação de reproduções de documentos e publicações.

III. as exposições de originais no recinto do arquivo.

IV. a aula prática com a adoção de documentos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0
  • B. 1
  • C. 2
  • D. 3
  • E. 4

O Sistema Nacional de Arquivos – SINAR tem como uma de suas competências

  • A.

    promover a elaboração do cadastro nacional de arquivos públicos e privados, bem como desenvolver atividades censitárias referentes a arquivos.

  • B.

    recomendar providências para a apuração e a reparação de atos lesivos à política nacional de arquivos públicos e privados.

  • C.

    implementar a racionalização das atividades arquivísticas, de forma a garantir a integridade do ciclo documental.

  • D.

    estimular programas de gestão e de preservação de documentos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.

  • E.

    zelar pelo cumprimento dos dispositivos constitucionais e legais que norteiam o funcionamento e o acesso aos arquivos públicos.

São membros conselheiros do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, exceto,

  • A.

    dois representantes do SINAR.

  • B.

    um representante do Arquivo Nacional.

  • C.

    dois representantes dos arquivos públicos estaduais e do Distrito Federal.

  • D.

    um representante das instituições mantenedoras de curso superior de arquivologia.

  • E.

    três representantes de instituições que congreguem profissionais que atuem nas áreas de ensino, pesquisa, preservação ou acesso a fontes documentais.

Na entrada de acervos arquivísticos no Arquivo Nacional, por meio de transferência ou recolhimento, caberá ao órgão detentor do acervo:

  • A.

    compor grupo de trabalho, para orientar as atividades inerentes à transferência e recolhimento.

  • B.

    elaborar termo de transferência ou de recolhimento do acervo a ser transferido ou recolhido.

  • C. elaborar a listagem descritiva.
  • D.

    programar o período de transferência ou de recolhimento.

  • E. elaborar relatório e parecer técnico sobre a organização do acervo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...