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Com relação à operação de arranjo, é incorreto afirmar que
se resume na ordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações.
a ordenação adotada no arranjo pode ser temática, cronológica ou geográfica.
o princípio do respeito aos fundos é o norteador da sistemática de arranjo.
é uma operação, ao mesmo tempo, intelectual e material.
o processo do arranjo se inicia a partir do recolhimento.
A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).
Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.
A gestão de documentos pode ser interpretada como o processo de reduzir seletivamente a proporções manipuláveis a massa de documentos, de forma a conservar permanentemente os que têm valor cultural futuro, sem menosprezar a integridade substantiva da massa documental para efeitos de pesquisa.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os arquivos de uma instituição devem ser tratados adequadamente para que as informações neles contidas possam ser recuperadas. Com relação a arquivos, julgue os seguintes itens.
Os documentos podem ser arquivados por ordem geográfica, numérica, alfabética, cronológica ou por assunto.
Um programa de gestão de documentos eficiente prevê a gestão dos acervos e dos recursos nela empregados. Isso implica planejar a distribuição prévia das áreas de depósito, indicando a utilização atual e futura dos espaços disponíveis. Conforme o Dicionário de Terminologia Arquivística da Associação dos Arquivistas de São Paulo, esse planejamento consubstancia-se no plano de
A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).
Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.
Segundo Schellenberg, um sistema de arquivamento deve ter a qualidade de um sistema simples de assunto, flexível e que admita expansões.
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Os arquivos de uma instituição devem ser tratados adequadamente para que as informações neles contidas possam ser recuperadas. Com relação a arquivos, julgue os seguintes itens.
Os elementos que geralmente devem ser considerados na hora de arquivar um documento são: nomes (remetente, destinatário, pessoa ou pessoas a quem o documento se refere), local, número do documento (se houver), data e assunto.
Quanto aos instrumentos de pesquisa utilizados nos arquivos, assinale a opção incorreta.
O inventário é o instrumento que descreve conjuntos ou unidades documentais na ordem em que foram arranjados.
No catálogo a descrição exaustiva ou parcial de um fundo toma por base a série documental.
O guia de arquivo tem por finalidade oferecer informações básicas sobre um ou mais arquivos e seus fundos.
Um inventário pode contemplar um fundo inteiro, uma série, parte dela ou mesmo uma unidade de arquivamento.
O repertório é um instrumento de pesquisa que seleciona documentos pertencentes a um ou mais fundos e os descreve minuciosamente.
A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).
Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.
O fluxo da informação em uma organização é um processo de agregação de valor, e o sistema de informação pode ser considerado como a sua cadeia de valor, por ser o suporte para a produção e a transferência da informação.
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Os arquivos de uma instituição devem ser tratados adequadamente para que as informações neles contidas possam ser recuperadas. Com relação a arquivos, julgue os seguintes itens.
Ao se decidir pela criação de um dossiê, deve-se levar em conta o fato de os documentos tratarem do mesmo assunto ou de uma mesma pessoa.
A norma geral internacional de descrição arquivística – ISAD contém regras gerais para descrição que podem ser aplicadas independentemente da forma ou do suporte dos documentos. Assinale qual das assertivas abaixo não se configura como objetivo do processo de descrição.
Assegurar a criação de descrições consistentes, apropriadas e auto-explicativas.
Facilitar a recuperação e a troca de informação sobre documentos arquivísticos.
Possibilitar a elaboração de catálogos e inventários eletrônicos.
Possibilitar o compartilhamento de dados de autoridade.
Possibilitar a integração de descrições de diferentes arquivos num sistema unificado de informação.
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