Questões de Arquivologia

Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com o aperfeiçoamento da Internet para arquivar e recuperar informações, o desenvolvimento de ferramentas para a pesquisa hierárquica tem se baseado em sistemas de classificação, trazendo vantagens para quem pesquisa, entre as quais

  • a.

    a abrangência e profundidade para tratar os assuntos de forma equilibrada.

  • b.

    a facilidade para usar as notações como entradas de buscas bibliográficas.

  • c.

    as atualizações imediatas dos esquemas para incorporar novos assuntos.

  • d.

    a complexidade das estruturas para tornar flexíveis as pesquisas.

  • e.

    o potencial para permitir acesso multilíngüe a coleções.

Com referência ao processo de transferência de documentos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

As transferências devem ser acompanhadas de instrumentos descritivos que possibilitem a identificação imediata dos conjuntos documentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Usuários da Classificação Decimal de Dewey acreditam que o fato desse sistema mudar tão pouco de uma edição para outra é o que faz o seu sucesso. Dificilmente um bibliotecário aceitaria modificações que acarretassem a reclassificação de acervos, a atualização de catálogos e a reorganização das estantes. Por outro lado, a rigidez da CDD tem provocado problemas para a incorporação de novos campos do conhecimento humano. Entre esses problemas, é correto citar

  • a.

    o da ambigüidade do 0 (zero), que às vezes serve de indicador de faceta e por outras, de introdução a subdivisões de classe.

  • b.

    o frágil princípio de síntese que causa inconsistência na classificação, uma vez que a associação de assuntos diferentes é confusa nas tabelas.

  • c.

    o viés ocidental, cristão e pré-tecnológico da classificação, especialmente a dominância norte-americana na descrição dos assuntos.

  • d.

    a complexidade de sua notação, que torna custosa a composição do número de classificação e a respectiva escolha do assunto mais adequado.

  • e.

    a ausência de uma terminologia moderna, que dificulta o trabalho dos profissionais em identificar no sistema as mudanças de fato ocorridas no conhecimento.

Com referência ao processo de transferência de documentos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

Ocorrerá o processo de transferência para todos os documentos acumulados no arquivo corrente.

  • C. Certo
  • E. Errado

a ausência de uma terminologia moderna, que dificulta o trabalho dos profissionais em identificar no sistema as mudanças de fato ocorridas no conhecimento.

  • a.

    lay-out.

  • b.

    fluxograma espacial.

  • c.

    diagrama de blocos.

  • d.

    gráfico de Pert.

  • e.

    diagrama de seqüência.

Em uma determinada instituição, foram identificadas duas salas utilizadas como depósito de documentos. Nas estantes e arquivos de aço, os documentos estavam acondicionados em caixas-arquivo, pastas suspensas e uma parte deles era de documentos sem invólucro. Os pacotes amarrados possuíam a identificação de que os documentos eram sigilosos. Os documentos mais antigos apresentavam danos, impedindo, em alguns deles, uma identificação prévia acerca de seus conteúdos. Parte dos documentos estava empilhada no chão, sendo que as plantas e os cartazes estavam dobrados e as fotografias estavam agrupadas formando pacotes, inexistindo os negativos. A documentação textual, sobretudo os processos, os projetos e os relatórios estavam distribuídos nas unidades de acondicionamento. Os documentos mais recentes, de cerca de 5 anos em diante, ainda não foram enviados para esses depósitos e, segundo informações dos servidores da instituição, estão distribuídos nas salas de trabalho.

Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subseqüentes, supondo que um funcionário tenha de realizar um tratamento arquivístico no referido acervo.

O diagnóstico a ser elaborado deverá contemplar a mensuração de todo o acervo, inclusive dos documentos sem invólucro.

  • C. Certo
  • E. Errado

É considerada uma atividade-fim do serviço de informação a

  • a.

    representação descritiva.

  • b.

    representação temática.

  • c.

    administração.

  • d.

    referência.

  • e.

    seleção.

Em uma determinada instituição, foram identificadas duas salas utilizadas como depósito de documentos. Nas estantes e arquivos de aço, os documentos estavam acondicionados em caixas-arquivo, pastas suspensas e uma parte deles era de documentos sem invólucro. Os pacotes amarrados possuíam a identificação de que os documentos eram sigilosos. Os documentos mais antigos apresentavam danos, impedindo, em alguns deles, uma identificação prévia acerca de seus conteúdos. Parte dos documentos estava empilhada no chão, sendo que as plantas e os cartazes estavam dobrados e as fotografias estavam agrupadas formando pacotes, inexistindo os negativos. A documentação textual, sobretudo os processos, os projetos e os relatórios estavam distribuídos nas unidades de acondicionamento. Os documentos mais recentes, de cerca de 5 anos em diante, ainda não foram enviados para esses depósitos e, segundo informações dos servidores da instituição, estão distribuídos nas salas de trabalho.

Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subseqüentes, supondo que um funcionário tenha de realizar um tratamento arquivístico no referido acervo.

Concomitantemente à elaboração do plano de classificação, é indicada a elaboração de um inventário do acervo, a fim de instruir as pesquisas externas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As linguagens documentárias têm propósitos comuns e bases teórico-metodológicas muito próximas, compartilhando pressupostos epistemológicos e lingüísticos, além de processos e conceitos. É exemplo dessa afirmação

  • a.

    o método enumerativo das classificações que, reconhecido como um dos recursos mais avançados já usados na área, vem sendo adotado na elaboração de índices pós-coordenados.

  • b.

    a análise por facetas porque, concebida por Ranganathan, tem sido empregada não apenas na elaboração de índices em cadeia, mas também na construção de tesauros.

  • c.

    a ordem de citação, cuja importância está em possibilitar o agrupamento de assuntos correlatos e que, por isso, é usada em classificações bibliográficas e no arranjo fixo do acervo.

  • d.

    o arranjo sistemático, cuja facilidade de expansão foi vislumbrada por Dewey, e que tem por função revelar a estrutura dos sistemas, tornando-se vital para o sucesso dos catálogos sistemáticos.

  • e.

    o princípio da especificidade, uma das diretrizes básicas da indexação usada para aumentar a revocação, através do qual é possível estabelecerse o nível de precisão de um sistema.

Em uma determinada instituição, foram identificadas duas salas utilizadas como depósito de documentos. Nas estantes e arquivos de aço, os documentos estavam acondicionados em caixas-arquivo, pastas suspensas e uma parte deles era de documentos sem invólucro. Os pacotes amarrados possuíam a identificação de que os documentos eram sigilosos. Os documentos mais antigos apresentavam danos, impedindo, em alguns deles, uma identificação prévia acerca de seus conteúdos. Parte dos documentos estava empilhada no chão, sendo que as plantas e os cartazes estavam dobrados e as fotografias estavam agrupadas formando pacotes, inexistindo os negativos. A documentação textual, sobretudo os processos, os projetos e os relatórios estavam distribuídos nas unidades de acondicionamento. Os documentos mais recentes, de cerca de 5 anos em diante, ainda não foram enviados para esses depósitos e, segundo informações dos servidores da instituição, estão distribuídos nas salas de trabalho.

Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subseqüentes, supondo que um funcionário tenha de realizar um tratamento arquivístico no referido acervo.

Na etapa de identificação do acervo, podem ser realizados descartes de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...