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Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir.
Considerando a literatura da área e as práticas desenvolvidas em alguns países, pode-se dizer que as políticas arquivísticas têm como pressuposto o fato de que a gestão de documentos (correntes e intermediários) governamentais é essencial para assegurar transparência e, em conjunto com a administração dos arquivos permanentes, também proteger os documentos históricos, além de assegurar direitos legais e financeiros ao Estado e à sociedade.
A obra de referência utilizada para identificações geográficas é chamada de
summary.
abstract.
gazeteer.
directory.
review.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma determinada instituição, foram identificadas duas salas utilizadas como depósito de documentos. Nas estantes e arquivos de aço, os documentos estavam acondicionados em caixas-arquivo, pastas suspensas e uma parte deles era de documentos sem invólucro. Os pacotes amarrados possuíam a identificação de que os documentos eram sigilosos. Os documentos mais antigos apresentavam danos, impedindo, em alguns deles, uma identificação prévia acerca de seus conteúdos. Parte dos documentos estava empilhada no chão, sendo que as plantas e os cartazes estavam dobrados e as fotografias estavam agrupadas formando pacotes, inexistindo os negativos. A documentação textual, sobretudo os processos, os projetos e os relatórios estavam distribuídos nas unidades de acondicionamento. Os documentos mais recentes, de cerca de 5 anos em diante, ainda não foram enviados para esses depósitos e, segundo informações dos servidores da instituição, estão distribuídos nas salas de trabalho.
Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subseqüentes, supondo que um funcionário tenha de realizar um tratamento arquivístico no referido acervo.
Constituem atribuição do arquivista as atividades de classificação, arranjo, descrição e execução de tarefas necessárias à guarda e conservação dos documentos.
A abertura de um processo de concorrência em uma instituição do governo federal é divulgada, no Diário Oficial da União, em sua seção 3, dedicada à publicação de
licitações, portarias executivas, resoluções e atos do Poder Executivo.
atos de interesse dos servidores da Administração Pública.
decretos e resoluções do Poder Executivo.
contratos, editais, avisos e ineditoriais.
instruções normativas e portarias.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma determinada instituição, foram identificadas duas salas utilizadas como depósito de documentos. Nas estantes e arquivos de aço, os documentos estavam acondicionados em caixas-arquivo, pastas suspensas e uma parte deles era de documentos sem invólucro. Os pacotes amarrados possuíam a identificação de que os documentos eram sigilosos. Os documentos mais antigos apresentavam danos, impedindo, em alguns deles, uma identificação prévia acerca de seus conteúdos. Parte dos documentos estava empilhada no chão, sendo que as plantas e os cartazes estavam dobrados e as fotografias estavam agrupadas formando pacotes, inexistindo os negativos. A documentação textual, sobretudo os processos, os projetos e os relatórios estavam distribuídos nas unidades de acondicionamento. Os documentos mais recentes, de cerca de 5 anos em diante, ainda não foram enviados para esses depósitos e, segundo informações dos servidores da instituição, estão distribuídos nas salas de trabalho.
Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subseqüentes, supondo que um funcionário tenha de realizar um tratamento arquivístico no referido acervo.
Como medida preventiva é indicada a produção do negativo de 2.ª geração para todas as fotografias existentes.
Acerca dos procedimentos técnicos (funcionalidades) executados no setor de arquivos, julgue os itens subseqüentes.
A fim de instruir os usuários sobre os documentos existentes no acervo arquivístico, diferentes instrumentos de pesquisa são elaborados, incluindo o guia do arquivo.
De acordo com a chamada teoria das três idades, há uma clara diferenciação entre
inventário, catálogo e guia, instrumentos que descrevem a ordem estrutural dos arquivos e a sua representação.
arquivologia, arquivística e arquivonomia, embora muitas vezes esses termos sejam empregados indistintamente na área.
identidade, substância e estrutura, evidenciando a recente evolução do conceito de descrição arquivística.
dados, registros e coleções, sendo apenas o terceiro tipo considerado, propriamente, de valor histórico.
arquivos correntes, intermediários e permanentes, em que a descrição nestes últimos é usada para permitir a pesquisa.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de arquivamento e de procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir.
A gestão de documentos compreende fundamentalmente as atividades típicas desenvolvidas nos arquivos correntes.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma determinada instituição, foram identificadas duas salas utilizadas como depósito de documentos. Nas estantes e arquivos de aço, os documentos estavam acondicionados em caixas-arquivo, pastas suspensas e uma parte deles era de documentos sem invólucro. Os pacotes amarrados possuíam a identificação de que os documentos eram sigilosos. Os documentos mais antigos apresentavam danos, impedindo, em alguns deles, uma identificação prévia acerca de seus conteúdos. Parte dos documentos estava empilhada no chão, sendo que as plantas e os cartazes estavam dobrados e as fotografias estavam agrupadas formando pacotes, inexistindo os negativos. A documentação textual, sobretudo os processos, os projetos e os relatórios estavam distribuídos nas unidades de acondicionamento. Os documentos mais recentes, de cerca de 5 anos em diante, ainda não foram enviados para esses depósitos e, segundo informações dos servidores da instituição, estão distribuídos nas salas de trabalho.
Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subseqüentes, supondo que um funcionário tenha de realizar um tratamento arquivístico no referido acervo.
É indicado que os responsáveis pela implantação do programa de gestão de documentos realizem palestras de sensibilização na instituição com os gestores das áreas das atividades-meio e fim, com o objetivo de revelar o tratamento a ser realizado.
Acerca dos procedimentos técnicos (funcionalidades) executados no setor de arquivos, julgue os itens subseqüentes.
A tabela de temporalidade é um instrumento utilizado em todas as fases do ciclo vital dos documentos.
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