Questões de Arquivologia do ano 2004

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As opções abaixo mostram formas de transmitir uma informação com eficiência, SALVO uma. Assinale-a.

  • A. Enviar a informação por correio eletrônico (e-mail).
  • B. Escrever um bilhete com os dados mais importantes
  • C. Redigir uma carta com todos os detalhes
  • D. Colocar um aviso sobre a agenda do interessado
  • E. Pedir a um colega para repassar o aviso.

Assinale a opção que não implica em restrição de acesso.

  • A.

    Documento secreto

  • B.

    Documento ostensivo

  • C.

    Documento confidencial

  • D.

    Documento reservado

  • E.

    Documento sigiloso

De acordo com o conhecimento arquivístico sistematizado, nas organizações, os documentos mais recentes e freqüentemente consultados localizam-se nos

  • A.

    arquivos permanentes.

  • B.

    arquivos históricos.

  • C.

    arquivos correntes.

  • D.

    arquivos intermediários.

  • E.

    arquivos de segurança.

Analise os conceitos a seguir:

I. Documento oficial é aquele emitido ou reconhecido por instituição do poder público.

II. A duplicata consiste em dois ou mais exemplares de um mesmo documento.

III. O emissor é a pessoa ou entidade responsável pela produção de um documento, independente de conter assinatura.

IV. A guia-fora é um indicador colocado no lugar de um documento para assinalar sua remoção temporária.

Assinale a quantidade de itens corretos.

  • A. 0
  • B. 1
  • C. 2
  • D. 3
  • E. 4

A atividade de avaliação documental tem por finalidade:

 I. orientar o usuário sobre o acesso aos documentos de seu interesse.

II. permitir a eliminação de documentos destituídos de valor primário e secundário.

III. distribuir os documentos de um arquivo conforme sua classificação.

IV. otimizar recursos humanos e materiais.

A quantidade dos itens corretos é igual a

  • A. 0
  • B. 1
  • C. 2
  • D. 3
  • E. 4

Constituem atividades de protocolo, exceto,

  • A.

    receber a correspondência e separar a correspondência oficial da particular.

  • B.

    eliminar a correspondência destituída de valor secundário.

  • C.

    controlar o trâmite dos documentos na organização.

  • D.

    receber a correspondência para expedição.

  • E.

    ler a correspondência e verificar a existência de antecedentes.

O instrumento de destinação que determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos chama-se:

  • A.

    plano de classificação.

  • B.

    inventário.

  • C.

    listagem de eliminação.

  • D.

    tabela de temporalidade.

  • E.

    termo de recolhimento.

Com relação à classificação de documentos de arquivo, analise as assertivas a seguir:

I. O método geográfico é utilizado preferencialmente quando o principal elemento a ser considerado é a procedência.

II. No Sistema Decimal de Melvil Dewey a divisão dos assuntos parte sempre do geral para o particular.

III. O método variadex utiliza as cores como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localização dos documentos.

IV. No método numérico cronológico, além da ordem numérica, tem-se que observar, também, a data dos documentos.

Assinale a quantidade de itens corretos.

  • A. 0
  • B. 1
  • C. 2
  • D. 3
  • E. 4

Conforme a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições federais,estaduais, do Distrito Federal e municipal.

  • B.

    Os documentos de valor intermediário são inalienáveis e imprescritíveis.

  • C.

    Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social.

  • D.

    Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal.

  • E.

    A cessação de atividade de instituições públicas e de caráter público implica no recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora.

Assinale a opção que não se refere a uma operação de conservação

  • A.

    Varredura

  • B.

    Alisamento

  • C.

    Desinfestação

  • D.

    Laminação

  • E.

    Limpeza

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