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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No arquivo estão guardados todos os documentos produzidos e recebidos pelas organizações. De acordo com a assertiva, é correto afirmar que a principal finalidade do arquivo consiste, em:
Poucos dias após assumir seu cargo, o chefe do Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais solicitou que ele fosse ao arquivo morto realizar uma tarefa. O Auxiliar quis saber o que era isso e o chefe lhe explicou que a finalidade do arquivo morto é
conservar os documentos antigos do Tribunal que não são consultados com regularidade.
manter preservados todos os processos do Tribunal ainda em andamento.
armazenar o banco de dados mais atualizado do Tribunal.
depositar equipamentos do Tribunal em mau estado de conservação.
guardar objetos perdidos ou esquecidos pelos usuários do Tribunal.
Sobre o arquivo em um Tribunal é correto afirmar que
trata-se de um conjunto de registros antiquado e burocrático que, atualmente, só existe em repartições públicas.
tem valor histórico e informativo, mas é cada vez menos importante para a tomada de decisões legais no Tribunal.
perdeu sua importância original devido à velocidade das mudanças na legislação e nos procedimentos burocráticos.
representa um desperdício de local e tempo mantêlo atualizado nessa época de grande informatização de tarefas.
é um conjunto de documentos produzidos ou recebidos que reúnem informações importantes para o trabalho do Tribunal.
Sobre arquivos, é correto afirmar que:
I - o arquivo ativo mantém documentos e papéis de consulta e referência correntes;
II - o arquivo permanente contém obras que são objeto de consulta constante;
III - o arquivo morto deve ser organizado do mesmo modo que o arquivo ativo;
IV - o arquivo morto guarda documentos que podem ser descartados.
São corretas, somente, as afirmações:
A teoria arquivística apresenta as três idades dos arquivos como estágios de sua evolução. A idade em que são arquivados os documentos que perderam todo o valor de natureza administrativa é a:
Os conjuntos documentais podem ser organizados em diferentes níveis; a sua menor unidade de arquivamento é:
dossiê;
item documental;
processo;
série;
arquivo.
O documento que, pela natureza de seu conteúdo informativo, determina medidas especiais de proteção quanto à sua guarda e consulta pública, é classificado como:
sigiloso;
oficial;
público;
ostensivo;
urgente.
Quanto à proteção de informações pessoais, a legislação restringe o acesso aos documentos que possam comprometer a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, por um prazo de:
sessenta anos;
setenta anos;
oitenta anos;
noventa anos;
cem anos.
O arquivista de uma importante empresa estatal inicia o processo de reclassificação de documentos por assunto, sem ter em conta a proveniência e a classificação original dos documentos. Chamado a expor sobre suas últimas tarefas frente ao arquivo, o arquivista explanou sobre seu trabalho, justificando que, para reclassificar os conjuntos documentais, estava adotando o princípio de:
prevalência;
precedência;
proveniência;
procedência;
pertinência.
O arquivista do Centro de Memória Urca solicitou à alta direção que fosse providenciada a compra de alguns originais de documentos históricos, na perspectiva da completação de alguns fundos dos diversos arquivos abrigados pelo Centro de Memória. Esse acréscimo de acervo, proposto pelo arquivista, na tentativa de se evitar assim as lacunas de documentos frente aos fundos documentais já sob custódia do Centro de Memória, denomina-se:
recuperação;
incorporação;
alienação;
identificação;
produção.
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