Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de descrição documental consiste na elaboração de instrumentos de pesquisa que possibilitem a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização de dados. O trabalho de descrição implica a elaboração de instrumentos como:
sinalizador e organograma;
sumário e cronograma;
arranjo e descrição;
guia e repertório;
edição e referência.
A Norma ISAD (G), adotada pelo Comitê de Normas e Descrição de Estocolmo em 1999, estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas e constitui hoje uma ferramenta fundamental para todos os arquivistas. A respeito dessa norma, analise as afirmativas a seguir:
I. Embora não tenha se originado no Brasil, deve servir como base para a criação da norma nacional.
II. A descrição arquivística tem como objetivo identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo, visando a promover o acesso a eles.
III. As regras gerais para a descrição arquivística nela contidas aplicam-se, também, a documentos especiais como mapas, registros sonoros e objetos tridimensionais.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Relacionar a informação contextual a descrições de documentos arquivísticos de um mesmo produtor, que podem estar custodiados em mais de um depósito ou instituição, facilita a pesquisa histórica e pode melhorar as práticas de gestão documental.
A norma internacional que pretende apoiar o compartilhamento de registros de autoridade arquivística, promovendo a preparação de descrições consistentes, apropriadas e auto-explicativas denomina-se:
Definimos um guia como um instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes em um ou mais arquivos. Dada a amplitude desse instrumento, é correto afirmar que:
comporta a descrição de mapas e/ou documentos pictóricos junto com os textuais com que se relacionam.
não comporta a descrição de reproduções.
historicamente, sua efetiva aplicabilidade só se comprovou na descrição de acervos textuais.
sua elaboração como instrumento de pesquisa de grandes conjuntos documentais não dispensa a descrição do item isolado.
quando destinado aos documentos relativos a determinado assunto, não é necessário que abarque todo o acervo.
Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.
Nível de descrição é a profundidade de análise do conteúdo e o grau de detalhamento na descrição de uma unidade de arquivamento.
Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.
A ISAD (G) é uma norma internacional que propõe padronizar a descrição arquivística a partir da inserção de cada item da descrição na estrutura geral do fundo de arquivo em uma relação hierárquica, do geral ao particular.
Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.
Na ISAD (G), os campos designados para informações específicas estão agrupados em quatro grandes tópicos: a) identificação, onde se determina o que está sendo descrito, volume, datas, códigos e títulos; b) histórico, onde são indicados tanto os dados básicos referentes ao produtor dos documentos como o percurso desses documentos até o ingresso no arquivo; c) conteúdo, onde se procura resumir para o consulente as principais características dos documentos; d) consulta, onde há orientações quanto a aspectos práticos da consulta documental, como condições de acesso, possibilidades legais de utilização e reprodução, idioma e outros instrumentos de pesquisa disponíveis.
Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.
A classificação e a descrição, apesar de serem atividades absolutamente distintas, guardam entre si uma relação de complementaridade, que deve ser considerada tanto no planejamento como na execução dessas atividades. Dessa forma, a descrição, por meio dos diferentes instrumentos de pesquisa, deve sempre corresponder à estruturação da classificação do fundo documental.
Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.
A entidade arquivística deve estabelecer uma política de descrição, baseada no estudo dos usuários e, em primeiro lugar, voltada para a descrição detalhada das séries documentais mais procuradas e consultadas e de maior apelo junto ao público, como as séries de fotografias ou de correspondência pessoal.
Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.
O instrumento de pesquisa mais tradicional e abrangente é o inventário, cuja elaboração deve ser a primeira atividade de descrição de qualquer instituição. O inventário é a maneira mais rápida e eficiente de se disponibilizar aos pesquisadores em geral uma visão global do acervo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...