Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A função social do arquivista é tornar os documentos de arquivo acessíveis aos usuários, o que faz da organização dos fundos uma das principais tarefas. Acerca do arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.
Arranjo é o processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas, e o agrupamento, em relação significativa, de tais unidades entre si.
A função social do arquivista é tornar os documentos de arquivo acessíveis aos usuários, o que faz da organização dos fundos uma das principais tarefas. Acerca do arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.
O processo de arranjo propriamente dito é iniciado a partir do recolhimento dos documentos ao arquivo permanente.
A preparação de instrumentos de pesquisa é um dos grandes momentos do profissional de arquivo. É o instante que ele tem para proporcionar ao usuário/pesquisador dados não só do objeto do trabalho em si, mas do que ele cria a partir das informações contidas nos arquivos. É a maneira de se comunicar com os potenciais usuários de seu trabalho. A elaboração do instrumento de pesquisa é a ponte que liga de um lado o usuário/pesquisador e de outro os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, a comprovação ou não de teses, ou mesmo o surgimento de novas teses que só são possíveis no mergulho em um conjunto de documentos. Em relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
A Norma Internacional de Descrição Arquivística estabelece como regras para a descrição multinível: a descrição do geral para o particular, a informação relevante para o nível de descrição, a relação entre descrições, a não repetição de informação.
A preparação de instrumentos de pesquisa é um dos grandes momentos do profissional de arquivo. É o instante que ele tem para proporcionar ao usuário/pesquisador dados não só do objeto do trabalho em si, mas do que ele cria a partir das informações contidas nos arquivos. É a maneira de se comunicar com os potenciais usuários de seu trabalho. A elaboração do instrumento de pesquisa é a ponte que liga de um lado o usuário/pesquisador e de outro os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, a comprovação ou não de teses, ou mesmo o surgimento de novas teses que só são possíveis no mergulho em um conjunto de documentos. Em relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
Produção, manutenção e destinação são áreas de descrição definidas na Norma Internacional de Descrição Arquivística.
A preparação de instrumentos de pesquisa é um dos grandes momentos do profissional de arquivo. É o instante que ele tem para proporcionar ao usuário/pesquisador dados não só do objeto do trabalho em si, mas do que ele cria a partir das informações contidas nos arquivos. É a maneira de se comunicar com os potenciais usuários de seu trabalho. A elaboração do instrumento de pesquisa é a ponte que liga de um lado o usuário/pesquisador e de outro os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, a comprovação ou não de teses, ou mesmo o surgimento de novas teses que só são possíveis no mergulho em um conjunto de documentos. Em relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
A elaboração de instrumento de pesquisa independe da organização dos documentos. Isso permite que os acervos documentais sejam rapidamente colocados à disposição dos usuários.
A preparação de instrumentos de pesquisa é um dos grandes momentos do profissional de arquivo. É o instante que ele tem para proporcionar ao usuário/pesquisador dados não só do objeto do trabalho em si, mas do que ele cria a partir das informações contidas nos arquivos. É a maneira de se comunicar com os potenciais usuários de seu trabalho. A elaboração do instrumento de pesquisa é a ponte que liga de um lado o usuário/pesquisador e de outro os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, a comprovação ou não de teses, ou mesmo o surgimento de novas teses que só são possíveis no mergulho em um conjunto de documentos. Em relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
O inventário é o instrumento de pesquisa mais abrangente e voltado para o grande público.
A preparação de instrumentos de pesquisa é um dos grandes momentos do profissional de arquivo. É o instante que ele tem para proporcionar ao usuário/pesquisador dados não só do objeto do trabalho em si, mas do que ele cria a partir das informações contidas nos arquivos. É a maneira de se comunicar com os potenciais usuários de seu trabalho. A elaboração do instrumento de pesquisa é a ponte que liga de um lado o usuário/pesquisador e de outro os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, a comprovação ou não de teses, ou mesmo o surgimento de novas teses que só são possíveis no mergulho em um conjunto de documentos. Em relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
A política de descrição documental deve ser elaborada a partir do estudo sobre os recursos humanos e financeiros, a preparação técnica e científica do pessoal, a qualidade dos recolhimentos, o perfil do usuário e sua demanda de dados, as tendências da historiografia e o estado físico da documentação.
O instrumento de pesquisa que descreve unitariamente as peças documentais de uma ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem de classificação, é conhecido como:
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos aos arquivos.
Arranjo, descrição, publicação, preservação, avaliação, criação e referência são atividades desenvolvidas nos arquivos permanentes.
O conceito de instrumento de pesquisa, no âmbito dos arquivos permanentes, é aplicado, com exclusividade, a
mecanismos de controle topográfico do acervo, para fins de preservação dos documentos mais antigos.
transcrições integrais de documentos isolados, para efeitos de sua eventual publicação.
obra de referência, publicada ou não, que identifica, localiza, resume ou transcreve fundos, grupos, séries e peças documentais.
formas seletivas de descrição, com a perspectiva de disponibilizar repertórios dos documentos mais importantes do acervo.
bancos de dados e outros produtos do advento da tecnologia da informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...