Questões de Arquivologia do ano 2008

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A produção e acumulação de documentos acontece nos mais variados ambientes profissionais ou pessoais. Assim, quando os documentos são produzidos ou recebidos por famílias, pessoas ou instituições não governamentais, decorrentes de suas específicas atividades, possuindo relações orgânicas perceptíveis por meio do processo de acumulação, vão constituir especificamente os arquivos

  • A.

    processuais.

  • B.

    periódicos.

  • C.

    permanentes.

  • D.

    privados.

  • E.

    potenciais.

Uma equipe de profissionais da área de arquivologia, após levantamento e análise da documentação de uma instituição, define o método principal e os métodos secundários a serem adotados para a organização dos documentos. A equipe apresenta o seguinte esquema:

esquema apresenta a configuração, na ordem, dos seguintes métodos

  • A.

    decimal, duplex, alfabético e geográfico.

  • B.

    variadex, sondex, duplex e numérico.

  • C.

    assunto, geográfico, alfabético e cronológico.

  • D.

    sistemático, alfabético, decimal e ideográfico.

  • E.

    dicionário, enciclopédico, decimal e cronológico.

Para gerenciar um sistema arquivístico é fundamental estar preparado científica e tecnicamente, principalmente em relação aos desafios da tecnologia da informação e da gestão de documentos. Na gestão de documentos, a fase que inclui atividades de protocolo, expedição, organização e arquivamento nas etapas correntes e intermediárias, como também normas de acesso e recuperação da informação, é a

  • A.

    produção.

  • B.

    avaliação.

  • C.

    destinação.

  • D.

    utilização.

  • E.

    recuperação.

A atividade de classificar documentos pressupõe conhecimentos da instituição e da natureza dos documentos e nela deve-se observar sempre que cada ramo de atividade exige um método diferenciado e adequado aos objetivos a que se propõe. Sendo assim, os métodos de arquivamento, segundo Paes (2005), pertencem a dois grandes sistemas:

  • A.

    direto e indireto.

  • B.

    geral e específico.

  • C.

    máximo e mínimo.

  • D.

    completo e incompleto.

  • E.

    complexo e simples.

Considere que um conjunto de correspondências deve ser organizado, respeitando-se as regras de alfabetação, com a utilização do critério de palavra por palavra, a partir de seus remetentes, que têm os seguintes nomes:

1 - Thiago Silva Monte Mor

2 - Alberto Montenegro

3 - Cristina Maria Monteiro

 4 - Zélia de Monte Sinai

5 - Carlos Henrique Monte Alegre

6 - Juliana Silveira Monte Branco

A ordenação decorrente deste critério terá a seguinte seqüência:

  • A.

    1, 2, 3, 4, 5 e 6

  • B.

    2, 3, 5, 6, 1 e 4

  • C.

    2, 5, 3, 6, 1 e 4

  • D.

    5, 6, 1, 4, 3 e 2

  • E.

    6, 4, 2, 3, 1 e 5

Uma universidade realizou, por meio de sua faculdade de música, concertos em várias cidades brasileiras. No entanto, para a confirmação desses eventos, foram trocados vários documentos entre a universidade e as pessoas responsáveis nas cidades que contrataram os concertos. Assim, visando a organização das informações, foi constituído, na faculdade de música, um arquivo específico com os seguintes correspondentes:

1 - Carlos Alberto de Sá – Minas Gerais – Belo Horizonte

2 - Julia Silva – Minas Gerais – Araxá

3 - Áurea Alves – Minas Gerais – Barbacena

4 - Célio Boaventura – Minas Gerais – São João Del Rei

5 - Cláudia de Abreu – Minas Gerais – Tiradentes

Sabendo que a organização obedeceu ao método geográfico, na modalidade estado-cidade-correspondente, a ordenação correta é:

  • A.

    1, 2, 3, 4 e 5

  • B.

    3, 1, 4, 5 e 2

  • C.

    4, 3, 2, 1 e 5

  • D.

    5, 4, 1, 3 e 2

  • E.

    5, 4, 3, 2 e 1

A situação de muitos arquivos públicos brasileiros não é adequada em relação à organização e à preservação. Em alguns depósitos de documentos, os acervos são deixados no chão, amontoados. Uma equipe de arquivistas, ao desenvolver um trabalho de levantamento de dados em um desses depósitos, encontrou uma verdadeira montanha de documentos no chão, medindo 5 metros de comprimento, 1 metro de altura e 3 metros de largura. Considerando que a quantificação arquivística é realizada por metros lineares, com base nas medidas encontradas no depósito, a documentação arquivística em m/l, foi quantificada em

  • A.

    15

  • B.

    45

  • C.

    105

  • D.

    150

  • E.

    180

Uma equipe de consultores arquivistas quantificou o acervo do Arquivo Municipal de Presidente Figueiredo e encontrou a seguinte configuração:

- 5 estantes com 5 prateleiras (prateleiras medindo 1 metro de largura);

- 2 móveis arquivísticos de aço com cinco gavetas com 1 metro de profundidade cada;

- 1 amontoado de documentos medindo 1 metro de altura X 1 metro de largura e 2 metros de comprimento.

A equipe concluiu que esse arquivo possui, em m/l, a quantificação:

  • A.

    10

  • B.

    18

  • C.

    24

  • D.

    39

  • E.

    59

O arquivo central de uma empresa de engenharia utiliza a metodologia de indexação coordenada para identificar e localizar os documentos que são produzidos e acumulados. A seguir, são apresentados, já nas fichas próprias, alguns assuntos importantes para a empresa.

O responsável pelo projeto executivo solicita documentos específicos sobre a construção da hidrelétrica de Balbina, que são os representados pelos números

  • A.

    10 e 169

  • B.

    14 e 55

  • C.

    41 e 53

  • D.

    111 e 118

  • E.

    169 e 330

No século XX, algumas teorias sobre o "escritório sem papel" foram aventadas e hoje, século XXI, essas teorias não se confirmaram, pois a produção de documentos convencionais ou não continua intensa, gerando a formação de grandes depósitos de armazenamento. Em alguns desses depósitos, é fundamental a economia de pessoal, espaço, tempo e equipamento, além da racionalização da guarda e preservação dos acervos, visando a responder rapidamente às questões da administração, o que caracteriza os depósitos de arquivamento

  • A.

    intermediário

  • B.

    centralizado.

  • C.

    permanente.

  • D.

    administrativo.

  • E.

    corrente.

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