Questões de Arquivologia do ano 2008

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Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.

Na ordenação alfabética de pastas de um arquivo por nomes de pessoas físicas, considera-se o último sobrenome e depois o prenome. Quando houver sobrenomes iguais, prevalece a ordem alfabética do prenome.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.

Os sobrenomes que exprimem grau de parentesco, como Filho, Júnior, Neto, Sobrinho, não são considerados parte integrante do último sobrenome, mas são considerados na ordenação alfabética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.

O método geográfico de arquivamento de documentos é o método indicado quando o principal elemento a ser considerado em um documento é a procedência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma instituição com 180 anos de existência, o processo de organização de arquivos é uma das etapas mais importantes da administração, pois objetiva a preservação da memória institucional, disponibilizando, quando necessário, as informações organizadas. Contudo, um grande trabalho deve ser efetivado para estabelecer a direção que os documentos devem seguir, podendo ser: redução do volume do acervo, transferência para um depósito de armazenamento intermediário ou definitivo ou, simplesmente, a destruição ou descarte. Esse trabalho que é realizado na documentação é conhecido arquivisticamente como

  • A.

    destinação

  • B.

    tipificação

  • C.

    substituição

  • D.

    incorporação

  • E.

    sistematização

Vários arquivos públicos, que concentram grandes massas documentais, realizam ações relevantes para a sociedade. No entanto, é importante controlar esses volumes documentais que são, muitas vezes, armazenados indiscriminadamente, sob pena de perder a referência otimizada de prestação de serviços públicos. Assim, de forma racional, esses arquivos elaboram tabelas que visam a obter autorização para a destruição dos documentos sem valor, do tipo rotineiro. Essas são as tabelas de

  • A.

    descarte

  • B.

    avaliação

  • C.

    decadência

  • D.

    planejamento

  • E.

    temporalidade

Os arquivos utilizam elementos que são essenciais à sua organização, como: o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública – atividade meio – e a Tabela de Temporalidade de Documentos relativa à atividade meio – da administração pública. Esses elementos são instrumentos fundamentais para a organização dos arquivos

  • A.

    permanentes e especiais

  • B.

    especiais e especializados

  • C.

    correntes e intermediários

  • D.

    classificados e permanentes

  • E.

    intermediários e permanentes

A estrutura da tabela de classificação de documentos do CONARQ orienta para que as principais classes correspondam às grandes funções desempenhadas pelos órgãos. Essas classes se subdividem e apresentam a seguinte estrutura

  • A.

    0.0.0, 0.1.0, 0.1.2, 0.1.2.1, 0.1.2.1.1

  • B.

    0.00, 0.10, 0.12, 0.12.1, 0.12.11

  • C.

    00-0, 0-10, 01-2, 01-2-1, 01-2-1-1

  • D.

    000, 010, 012, 012.1, 012.11

  • E.

    000, 0.10, 0.12, 0.121, 0.1221

Um aluno do quinto período do curso de arquivologia chega mais cedo à aula e encontra, no quadro de giz, resquício da aula anterior com o seguinte esquema:

O aluno imediatamente identifica que essa estrutura corresponde ao método

  • A.

    alfabético.

  • B.

    numérico.

  • C.

    duplex.

  • D.

    dicionário.

  • E.

    enciclopédico.

Na cidade de Rio Preto da Eva, no Amazonas, a Prefeitura conclama a população para recolher ao Arquivo Municipal documentos considerados históricos, reunidos pelas pessoas ao longo do tempo, a fim de complementar fundos ou séries arquivísticas, o que é prontamente atendido. Os documentos recebidos constituíam coleções de manuscritos históricos reunidos pelas diversas pessoas do município. Assim, o responsável pelo Arquivo Municipal conclui que essa coleção de manuscritos históricos

  • A.

    não se considera arquivo.

  • B.

    é a finalidade arquivística.

  • C.

    é a função básica do arquivo.

  • D.

    torna-se característica central do arquivo.

  • E.

    integra a metodologia do arquivo.

Considerando os estágios de evolução dos arquivos, aquele que se caracteriza pelo desempenhar de suas funções no estágio de terceira idade constitui o arquivo

  • A.

    morto.

  • B.

    permanente.

  • C.

    conservador.

  • D.

    terciário.

  • E.

    intermediário.

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