Questões de Arquivologia do ano 2008

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Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.

O método alfabético é um dos métodos de arquivamento de documentos e tem o nome como principal elemento a ser considerado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, devido ao seu valor básico, é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração. Trata-se de

  • A.

    coleção histórica.

  • B.

    acervo documental.

  • C.

    arquivo corrente.

  • D.

    biblioteca circulante.

  • E.

    protocolo administrativo.

Sistematiza o ciclo vital dos documentos, estruturando o seu gerenciamento de acordo com a freqüência de uso e o valor primário e secundário. Racionaliza a organização dos documentos desde a sua produção até a sua destinação final, que pode ser a eliminação ou a guarda definitiva. A definição se refere à

  • A.

    arquivística documental.

  • B.

    tabela de temporalidade.

  • C.

    tabela de equivalência.

  • D.

    teoria das três idades.

  • E.

    administração de arquivos.

Documentos intermediários são aqueles

  • A.

    que têm valor histórico, probatório e informativo e que, portanto, devem ser definitivamente preservados em instituições adequadas a esse fim.

  • B.

    cujo uso é infreqüente e que, por interesse administrativo, precisam ser mantidos, por um determinado período, para fins de prova e informação.

  • C.

    que estão em curso, isto é, que tramitam ou foram arquivados, mas ainda são objetos de consultas freqüentes.

  • D.

    cujo valor ainda aguarda definição por parte da instituição geradora ou cuja circulação é de interesse a apenas um grupo de usuários por prazo predeterminado.

  • E.

    que estão vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-fim da organização.

A ordenação dos documentos de um arquivo pode ser feita pelo método alfabético, que segue algumas regras, conhecidas como regras de alfabetação. Julgue os itens a seguir, relativos ao uso dessas regras na organização de um arquivo de pastas de clientes, empresas e eventos.

No caso de pastas de clientes/pessoas físicas deve ser considerado o prenome e, em seguida, o último sobrenome.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ordenação dos documentos de um arquivo pode ser feita pelo método alfabético, que segue algumas regras, conhecidas como regras de alfabetação. Julgue os itens a seguir, relativos ao uso dessas regras na organização de um arquivo de pastas de clientes, empresas e eventos.

Quando os sobrenomes dos clientes/pessoas físicas são formados por um substantivo e um adjetivo ou são ligados por hífen, eles devem ser separados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ordenação dos documentos de um arquivo pode ser feita pelo método alfabético, que segue algumas regras, conhecidas como regras de alfabetação. Julgue os itens a seguir, relativos ao uso dessas regras na organização de um arquivo de pastas de clientes, empresas e eventos.

Os nomes de clientes/pessoas físicas espanhóis devem ser ordenados pelo penúltimo sobrenome, que corresponde, em geral, ao sobrenome da família do pai.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ordenação dos documentos de um arquivo pode ser feita pelo método alfabético, que segue algumas regras, conhecidas como regras de alfabetação. Julgue os itens a seguir, relativos ao uso dessas regras na organização de um arquivo de pastas de clientes, empresas e eventos.

Os nomes de empresas devem ser transcritos como se apresentam, não se considerando, para fins de ordenação, os artigos e as preposições que os constituem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ordenação dos documentos de um arquivo pode ser feita pelo método alfabético, que segue algumas regras, conhecidas como regras de alfabetação. Julgue os itens a seguir, relativos ao uso dessas regras na organização de um arquivo de pastas de clientes, empresas e eventos.

No caso de pastas de eventos (congressos, conferências, reuniões, assembléias etc.), a ordenação deve considerar os números arábicos, romanos ou escritos por extenso.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ordenação dos documentos de um arquivo pode ser feita pelo método alfabético, que segue algumas regras, conhecidas como regras de alfabetação. Julgue os itens a seguir, relativos ao uso dessas regras na organização de um arquivo de pastas de clientes, empresas e eventos.

A ordenação abaixo está correta, de acordo com as regras de alfabetação.

Santa Rita, Amália Felício

Santo Cristo, José Antônio

São José, Arnaldo da Silva

São Paulo, Irving José

  • C. Certo
  • E. Errado
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