Questões de Arquivologia do ano 2009

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Um sistema informatizado desenvolvido para produzir, receber, armazenar, dar acesso e destinar documentos arquivísticos, chamase

  • A.

    SIGAD.

  • B.

    E-ARQ.

  • C.

    GED.

  • D.

    COLD.

  • E.

    WORM.

Temos, na Norma Brasileira de Descrição Arquivística, a Nobrade, "Elementos de informação, termo ou código que, presente em unidades de descrição, serve à pesquisa, identificação ou localização de documentos", que é

  • A.

    palavra chave.

  • B.

    índice.

  • C.

    termo de indexação.

  • D.

    termo de referência.

  • E.

    ponto de acesso.

Identifique a alternativa que se refere ao processo de produção de imagens fotográficas de um documento, em tamanho altamente reduzido que visa à preservação documental, não devendo ser aplicada apenas para ganhar espaços:

  • A. Certificação.
  • B. Conversão.
  • C. Hibridagem.
  • D. Digitalização.
  • E. Microfilmagem.

No cargo de Arquivista, conservar e restaurar material do acervo utilizando técnicas, materiais e conhecimentos específicos é uma exigência constante. Por essa razão, identifique o procedimento em que o documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces, no qual entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3mm, ficando o documento solto dentro das duas lâminas:

  • A. Encapsulação.
  • B. Laminação.
  • C. Silking.
  • D. Alisamento.
  • E. Tecido.

Determine o instrumento arquivístico resultante da avaliação, que tem por objetivo definir prazos de guarda e destinação de documentos, com o intuito de garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem:

  • A. Código de Classificação de Documentos e Arquivo.
  • B. Lista de Gerenciamento Arquivístico de Documentos.
  • C. Inventário Topográfico.
  • D. Tabela de Temporalidade de Documentos.
  • E. Fumigação Heráldica.

Ao participar do planejamento e desenvolvimento de trabalhos relacionados ao armazenamento de documentos e à recuperação de informações, um determinado Arquivista depara-se com a utilização da combinação de mais de uma tecnologia, visando potencializar resultados com o aproveitamento do que cada uma das tecnologias tem de melhor a oferecer. Assim, o Arquivista descobre, baseado na análise dessa combinação, que utiliza um:

  • A. Sistema integrado.
  • B. Sistema híbrido.
  • C. Sistema óptico.
  • D. Sistema informatizado.
  • E. Sistema cooperativo.

Assinale a alternativa equivalente à disciplina que estuda a escrita manuscrita antiga, suas formas e variações através do tempo:

  • A. Criptografia.
  • B. Palimpsesto.
  • C. Sigilografia.
  • D. Encolagem.
  • E. Paleografia.

Assinale a alternativa que corresponde à tecnologia que toma uma fotografia eletrônica de um documento em papel e a armazena digitalmente num sistema computacional:

  • A. Anexação.
  • B. Foliação.
  • C. Digitalização.
  • D. Normalização.
  • E. Integralização.

Os livros e papéis pertencentes ao arquivo do cartório ali permanecerão

  • A.

    por 10 anos.

  • B.

    por 20 anos.

  • C.

    até que se opere a decadência do ato ou negócio jurídico.

  • D.

    até que se opere a prescrição do negócio jurídico.

  • E.

    indefinidamente.

    Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.

Para a formação de processo em órgãos públicos, deverão ser observados os documentos cujo conteúdo esteja relacionado a ações e operações contábeis financeiras ou requeira análises, informações, despachos e decisões de diversas unidades organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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