Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A organização de arquivos intermediários estabelece que:
I. nenhum documento deve ser aceito sem que se conheça de modo preciso, graças à tabela de seleção, o momento em que sairá do centro para ser eliminado ou depositado nos arquivos definitivos;
II. o acesso ao documento semiativo deve ser viável e rápido;
III. o acesso ao documento semiativo precisa ficar restrito a situações emergenciais e subordinado à unidade de sua guarda;
IV. os documentos semiativos, mesmo que alocados em outro lugar, permanecem propriedade exclusiva da unidade administrativa que os criou ou recebeu;
V. não poderá haver modificação da organização interna dos documentos semiativos, nem eliminação ou tratamento técnico, sem autorização de sua unidade proprietária.
Dos itens acima mencionados estão corretos apenas:
A finalidade do guia é ser um instrumento:
Pode-se determinar mais facilmente os valores secundários de documentos oficiais se os analisarmos em relação a dois aspectos:
I. a prova que contêm da organização e do funcionamento do órgão governamental que os produziu;
II. as técnicas de organização dos aspectos intrínsecos dos documentos;
III. a informação que contêm sobre pessoas, entidades, coisas, problemas, condições, etc. com que o órgão governamental os tenha tratado;
IV. a validação dos aspectos identificáveis dos documentos contida na informação veiculada por eles;
V. o registro que contêm de aspectos públicos na informação veiculada por eles.
Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas:
As listagens impressas, com explicações do significado e da inter-relação dos arquivos e com indicação da literatura pertinente, contendo descrições que permitem um prévio conhecimento do conteúdo do documento e, por isso, são representações de conjuntos documentais ou parcelas do fundo, e são denominadas:
As restritas possibilidades de uso social, a elaboração de um patrimônio documental a partir de critérios teóricos e políticos pouco explicitados que tendem a produzir detalhados instrumentos de recuperação de informações sobre um pequeno segmento do acervo, em detrimento de um controle intelectual global sobre o conjunto dos fundos documentais, é uma crítica à:
Geralmente é o termo usado na Administração Pública para designar o conjunto de documentos, reunidos em capa especial, e que no decurso de uma ação administrativa ou jurídica, vai sendo organicamente acumulados. Trata-se do(da):
Ao mecanismo elaborado como resultado dos problemas percebidos, limitado pelos conhecimentos construídos a partir daí e por qualificações científico-técnicas, que desenha soluções e metas mediante hipóteses e constatações, definindo providências a serem tomadas dentro de um quadro teórico, dá-se o nome de:
Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.
O arranjo dos documentos de arquivo tem, como fundamentos teóricos, o princípio de respeito aos fundos e o princípio da ordem original ou da ordem primitiva.
Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.
O arranjo interno de um fundo de arquivo pode ser temático para facilitar todo o processo de acesso à informação.
Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.
Os níveis de classificação de um quadro de arranjo, por exemplo, são resultado da aplicação de princípios de classificação ou de divisão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...