Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O ato pelo qual se pede a determinada autoridade ou instituição novo exame de decisão tomada chama-se
recurso.
despacho.
consulta.
foral.
carta reversal.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, o projeto de diagnóstico é um plano que contém os objetivos do diagnóstico, o problema ou as questões de pesquisa, as hipóteses de trabalho, a metodologia a ser utilizada para a coleta de dados, as medidas de desempenho ou os indicadores de avaliação a serem utilizados e o cronograma do processo. Segundo a autora, as hipóteses
devem ter sido previamente validadas na área.
constituem medidas que serão necessárias e adequadas para descrever o desempenho da área em apreço.
pressupõem a consulta a, no mínimo, dois atores: usuários e funcionários da unidade de informação.
explicitam o modo pelo qual os avaliadores levantarão os dados a serem utilizados para elaboração do diagnóstico.
especificam relações entre variáveis ou níveis de atividade.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Em relação ao acesso e sigilo dos documentos públicos, não é correto afirmar que
é assegurado o direito de acesso pleno aos documentos públicos.
os documentos cuja divulgação ponha em risco a segurança da sociedade e do Estado, bem como aqueles necessários ao resguardo da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas são originariamente sigilosos.
poderá o Poder Judiciário, em qualquer instância, determinar a exibição reservada de qualquer documento sigiloso, sempre que indispensável à defesa de direito próprio ou esclarecimento de situação pessoal da parte.
o acesso aos documentos sigilosos referentes à honra e à imagem das pessoas será restrito por um prazo máximo de 15 (quinze) anos, a contar da data de sua produção.
o acesso aos documentos sigilosos referentes à segurança da sociedade e do Estado será restrito por um prazo máximo de 30 (trinta) anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
De acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio é correto afirmar que
De acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio é correto afirmar que
adotou-se o modelo de código de classificação bloco numérico.
as funções, atividades, espécies e tipos documentais, genericamente denominados assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.
as dez classes principais são representadas por um número inteiro, composto de dois algarismos.
as classes 100 a 800 destinam-se aos assuntos relativos às atividades-meio do órgão.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
De acordo com a Tabela de Temporalidade, é correto afirmar que
os órgãos, ao adotar a tabela, devem designar uma Comissão Provisória de Avaliação que terá a responsabilidade de proceder às adaptações, orientar sua aplicação, dirimir possíveis dúvidas, orientar o processo de seleção dos documentos e proceder à revisão periódica no que se refere aos documentos relativos às atividades-fim.
a adoção de recursos tecnológicos para alteração do suporte da informação requer a observância de determinados critérios que levem em consideração os preceitos técnicos da Arquivologia, a legislação em vigor e a relação custo/benefício de sua implantação.
o processo de avaliação deve considerar o suporte no qual foi criado o documento, identificando os valores a ele atribuídos (primário ou secundário), segundo o seu potencial de uso.
a metodologia de elaboração da tabela de temporalidade fundamenta-se na estrutura organizacional dos órgãos públicos.
a aplicação da tabela deverá estar condicionada à aprovação por instituição arquivística pública federal.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Considerando os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Poder Público, não é correto afirmar
a eliminação de documentos nos órgãos e entidades do Poder Público ocorrerá após concluído o processo de avaliação, conduzido pelas respectivas Comissões Permanentes de Avaliação, responsáveis pela elaboração de tabelas de temporalidade.
o registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio de Listagem de Eliminação de Documentos e de Termo de Eliminação de Documentos.
a eliminação de documentos públicos será efetuada por meio de incineração manual ou mecânica, com a supervisão de servidor autorizado.
a Listagem de Eliminação de Documentos tem por objetivo registrar informações pertinentes aos documentos a serem eliminados.
o Termo de Eliminação de Documentos tem por objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Em relação a terceirização de serviços arquivísticos públicos, é correto afirmar
as atividades de avaliação serão reservadas à execução direta por parte órgãos e entidades do Poder Público por serem atividades essenciais da gestão de documentos.
a guarda dos documentos públicos é facultativa aos órgãos e entidades do Poder Público.
poderão ser contratados serviços para a execução de atividades técnicas auxiliares, desde que planejados, supervisionados e controlados por agentes públicos pertencentes aos órgãos e entidades produtores e acumuladores dos documentos ou auditoria externa.
as atividades de avaliação poderão ser reservadas à execução direta ou indireta, mediante terceirização pelos órgãos e entidades do Poder Público por serem atividades essenciais da gestão de documentos.
a guarda dos documentos públicos é reservada aos órgãos e entidades do Poder Executivo.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Sobre a classificação de documentos arquivísticos, é incorreto afirmar que
o conceito de classificação em Arquivologia começa a aparecer na literatura a partir do século XVII, com o surgimento dos primeiros manuais com normas escritas.
inicialmente, as classificações primavam pela ordenação cronológica dos documentos.
a classificação, até as primeiras décadas do século XIX, era elaborada sem levar em conta a origem administrativa dos documentos.
o conceito de classificação representa a atividade intelectual de construção de instrumentos para organização dos documentos, independentemente da idade à qual eles pertençam.
podem ser utilizados, simultaneamente, quantos princípios de classificação forem necessários.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As atividades dos arquivos correntes são divididas em cinco setores distintos. Um desses setores é a
destinação.
higienização.
reformatação.
difusão.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As rotinas do protocolo são fundamentais para garantir o fluxo adequado do documento dentro de uma empresa ou órgão público. As rotinas do protocolo incluem a
A preparação da listagem de eliminação de documentos.
elaboração do plano de destinação de documentos de arquivo.
elaboração do registro dos documentos de arquivo.
definição dos elementos de descrição dos documentos de arquivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...