Questões de Arquivologia do ano 2009

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O ato pelo qual se pede a determinada autoridade ou instituição novo exame de decisão tomada chama-se

  • A.

    recurso.

  • B.

    despacho.

  • C.

    consulta.

  • D.

    foral.

  • E.

    carta reversal.

Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, o projeto de diagnóstico é um plano que contém os objetivos do diagnóstico, o problema ou as questões de pesquisa, as hipóteses de trabalho, a metodologia a ser utilizada para a coleta de dados, as medidas de desempenho ou os indicadores de avaliação a serem utilizados e o cronograma do processo. Segundo a autora, as hipóteses

  • A.

    devem ter sido previamente validadas na área.

  • B.

    constituem medidas que serão necessárias e adequadas para descrever o desempenho da área em apreço.

  • C.

    pressupõem a consulta a, no mínimo, dois atores: usuários e funcionários da unidade de informação.

  • D.

    explicitam o modo pelo qual os avaliadores levantarão os dados a serem utilizados para elaboração do diagnóstico.

  • E.

    especificam relações entre variáveis ou níveis de atividade.

Em relação ao acesso e sigilo dos documentos públicos, não é correto afirmar que

  • A.

    é assegurado o direito de acesso pleno aos documentos públicos.

  • B.

    os documentos cuja divulgação ponha em risco a segurança da sociedade e do Estado, bem como aqueles necessários ao resguardo da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas são originariamente sigilosos.

  • C.

    poderá o Poder Judiciário, em qualquer instância, determinar a exibição reservada de qualquer documento sigiloso, sempre que indispensável à defesa de direito próprio ou esclarecimento de situação pessoal da parte.

  • D.

    o acesso aos documentos sigilosos referentes à honra e à imagem das pessoas será restrito por um prazo máximo de 15 (quinze) anos, a contar da data de sua produção.

  • E.

    o acesso aos documentos sigilosos referentes à segurança da sociedade e do Estado será restrito por um prazo máximo de 30 (trinta) anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período.

De acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio é correto afirmar que

  • A.

    De acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio é correto afirmar que

  • B.

    adotou-se o modelo de código de classificação bloco numérico.

  • C.

    as funções, atividades, espécies e tipos documentais, genericamente denominados assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.

  • D.

    as dez classes principais são representadas por um número inteiro, composto de dois algarismos.

  • E.

    as classes 100 a 800 destinam-se aos assuntos relativos às atividades-meio do órgão.

De acordo com a Tabela de Temporalidade, é correto afirmar que

  • A.

    os órgãos, ao adotar a tabela, devem designar uma Comissão Provisória de Avaliação que terá a responsabilidade de proceder às adaptações, orientar sua aplicação, dirimir possíveis dúvidas, orientar o processo de seleção dos documentos e proceder à revisão periódica no que se refere aos documentos relativos às atividades-fim.

  • B.

    a adoção de recursos tecnológicos para alteração do suporte da informação requer a observância de determinados critérios que levem em consideração os preceitos técnicos da Arquivologia, a legislação em vigor e a relação custo/benefício de sua implantação.

  • C.

    o processo de avaliação deve considerar o suporte no qual foi criado o documento, identificando os valores a ele atribuídos (primário ou secundário), segundo o seu potencial de uso.

  • D.

    a metodologia de elaboração da tabela de temporalidade fundamenta-se na estrutura organizacional dos órgãos públicos.

  • E.

    a aplicação da tabela deverá estar condicionada à aprovação por instituição arquivística pública federal.

Considerando os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Poder Público, não é correto afirmar

  • A.

    a eliminação de documentos nos órgãos e entidades do Poder Público ocorrerá após concluído o processo de avaliação, conduzido pelas respectivas Comissões Permanentes de Avaliação, responsáveis pela elaboração de tabelas de temporalidade.

  • B.

    o registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio de Listagem de Eliminação de Documentos e de Termo de Eliminação de Documentos.

  • C.

    a eliminação de documentos públicos será efetuada por meio de incineração manual ou mecânica, com a supervisão de servidor autorizado.

  • D.

    a Listagem de Eliminação de Documentos tem por objetivo registrar informações pertinentes aos documentos a serem eliminados.

  • E.

    o Termo de Eliminação de Documentos tem por objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação.

Em relação a terceirização de serviços arquivísticos públicos, é correto afirmar

  • A.

    as atividades de avaliação serão reservadas à execução direta por parte órgãos e entidades do Poder Público por serem atividades essenciais da gestão de documentos.

  • B.

    a guarda dos documentos públicos é facultativa aos órgãos e entidades do Poder Público.

  • C.

    poderão ser contratados serviços para a execução de atividades técnicas auxiliares, desde que planejados, supervisionados e controlados por agentes públicos pertencentes aos órgãos e entidades produtores e acumuladores dos documentos ou auditoria externa.

  • D.

    as atividades de avaliação poderão ser reservadas à execução direta ou indireta, mediante terceirização pelos órgãos e entidades do Poder Público por serem atividades essenciais da gestão de documentos.

  • E.

    a guarda dos documentos públicos é reservada aos órgãos e entidades do Poder Executivo.

Sobre a classificação de documentos arquivísticos, é incorreto afirmar que

  • A.

    o conceito de classificação em Arquivologia começa a aparecer na literatura a partir do século XVII, com o surgimento dos primeiros manuais com normas escritas.

  • B.

    inicialmente, as classificações primavam pela ordenação cronológica dos documentos.

  • C.

    a classificação, até as primeiras décadas do século XIX, era elaborada sem levar em conta a origem administrativa dos documentos.

  • D.

    o conceito de classificação representa a atividade intelectual de construção de instrumentos para organização dos documentos, independentemente da idade à qual eles pertençam.

  • E.

    podem ser utilizados, simultaneamente, quantos princípios de classificação forem necessários.

As atividades dos arquivos correntes são divididas em cinco setores distintos. Um desses setores é a

  • A.

    destinação.

  • B.

    higienização.

  • C.

    reformatação.

  • D.

    difusão.

As rotinas do protocolo são fundamentais para garantir o fluxo adequado do documento dentro de uma empresa ou órgão público. As rotinas do protocolo incluem a

  • A.

    A preparação da listagem de eliminação de documentos.

  • B.

    elaboração do plano de destinação de documentos de arquivo.

  • C.

    elaboração do registro dos documentos de arquivo.

  • D.

    definição dos elementos de descrição dos documentos de arquivo.

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