Questões de Arquivologia do ano 2009

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A atividade de classificação de documentos de arquivo exige, por parte do classificador, conhecimentos não só da empresa ou do órgão público, mas da natureza dos documentos a serem classificados. Acerca da classificação de documentos de arquivo, assinale a opção correta.

  • A.

    Os métodos de arquivamento do sistema direto são aqueles que exigem a consulta de um índice ou de um código.

  • B.

    O método numérico cronológico leva em consideração a ordem numérica e a procedência do documento.

  • C.

    Uma representação correta do método numérico simples é 22-93-17.

  • D.

    O método decimal é um método numérico ideográfico.

A guarda de documentos é a colocação do documento na respectiva pasta, caixa ou móvel. Uma rotina de guarda de documentos é

  • A.

    verificar a classificação atribuída no ato do recebimento.

  • B.

    apor carimbo de protocolo.

  • C.

    elaborar o resumo do assunto.

  • D.

    separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso.

O método de arquivamento alfabético exige a aplicação das regras de alfabetação. Em cada uma das opções a seguir é apresentado um nome e um suposto resultado da aplicação das regras de alfabetação. Quanto ao correto emprego das regras de alfabetação nos nomes apresentados, assinale a opção correta.

  • A.

    Roberto Castelo Branco - Branco, Roberto Castelo.

  • B.

    Michel São Paulo - Paulo, Michel S.

  • C.

    Paulo de Almeida - Almeida, Paulo de

  • D.

    Juliano de Lourenço Neto - Neto, Juliano de Lourenço

Os métodos de arquivamento podem ser divididos em dois grandes sistemas. Qualquer sistema pode apresentar resultados satisfatórios se for adequadamente aplicado. São sistemas de arquivamento:

  • A.

    alfabético e numérico.

  • B.

    progressivo e acelerado.

  • C.

    direto e indireto.

  • D.

    escrito e icnográfico.

Em uma determinada instituição, como é determinado o método de arquivamento:

  • A.

    por votação em AGO (Assembléia Geral Ordinária) constituída para este fim.

  • B.

    em função da característica física e da manutenção necessária a cada item.

  • C.

    pela natureza dos documentos e pela estrutura desta entidade.

  • D.

    pelo formato e tipo de papel utilizado.

Em arquivologia, "Protocolo" refere-se:

  • A.

    ao conjunto de operações que controlam os documentos ainda em trânsito na entidade, que asseguram a localização e recuperação dos mesmos, oferecendo fácil acesso à informação desejada.

  • B.

    ao conjunto que rege as relações, a civilidade e a ordem entre as autoridades tanto no campo privado como em todas as instâncias do poder público.

  • C.

    as metas estabelecidas através da assinatura de um acordo. Um exemplo recente é o protocolo de Kyoto.

  • D.

    ao protocolo de rede TCP/IP, que basicamente é uma linguagem que permite que dois ou mais computadores comuniquem-se.

Os métodos de arquivamento correspondem à forma em que os documentos são armazenados, visando sua localização futura. Dentre os métodos de arquivamento está o método de ordem ideográfica que organiza:

  • A.

    por um número relativo ao documento, cronológico ou dígito-terminal.

  • B.

    de acordo com o assunto do documento.

  • C.

    a partir de nomes.

  • D.

    a partir do local de produção.

As funções do Protocolo são extremamente importantes para uma instituição. Tais funções compreendem:

  • A.

    persuasão, compras e externo.

  • B.

    recebimento, registro e classificação.

  • C.

    atendimento, conferência e distribuição de senhas.

  • D.

    orientação, manobra e limpeza.

Uma fotografia produzida no decorrer de uma atividade em uma instituição pública deve

  • A.

    ser descrita conforme o código de catalogação AACR2 R .

  • B.

    ser transferida para um centro de documentação que possua documentos de mesma natureza.

  • C.

    ser tratada de acordo com as normas e procedimentos pertinentes à área arquivística.

  • D.

    ser encaminhada para um museu com o objetivo de formar coleções temáticas.

A organização dos documentos é uma condição essencial para o planejamento, organização e direção de serviços de secretaria. Com relação à organização e administração de arquivos, julgue os itens seguintes.

As atividades relacionadas a um arquivo fotográfico devem ser desenvolvidas basicamente em cinco fases: recepção/identificação, preparo, registro, arquivamento e pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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