Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que se indicam corretamente apenas iniciativas de divulgação do arquivo e ação cultural habitualmente realizadas no Brasil.
colaboração para a produção de filmes artísticos e documentários
comentários sobre grupos documentais de interesse, feitos pelos arquivistas e abertos ao público, em horários acessíveis
palestras, debates, patrocínio de congressos, lançamentos de publicações e promoção de concursos sobre temas históricos
exposição do documento do mês, selecionado em função de algum evento ou efeméride, no próprio espaço do arquivo
colaboração com empresas de turismo para elaboração de material de divulgação e montagem de circuitos de turismo cultural
A ISAD (G) propõe campos específicos, hierarquizados em grandes tópicos, como o
de utilização e controle, que apresenta informações a respeito das condições legais de acesso, utilização e reprodução dos documentos, além de palavras-chave acerca dos temas de interesse para pesquisa contidos nos documentos.
de identificação, no qual são apresentadas informações como o nome do conjunto documental descrito, código de identificação, idioma, características físicas dos documentos em questão e estado de conservação.
relativo ao contexto, o qual deve apresentar informações básicas referentes à instituição ou pessoa considerada produtora arquivística dos documentos descritos, além de trazer dados relacionados ao histórico dos documentos até seu ingresso no arquivo.
de estrutura, que deve apresentar, de modo resumido, a estrutura administrativa e hierárquica da instituição produtora de documentos, destacando informações a respeito do trâmite dos documentos.
de acesso, no qual são apresentados os instrumentos de pesquisa disponíveis para acesso àqueles documentos, além de trazer referências acerca de eventuais cópias, reproduções e outros documentos aos quais possam estar relacionados.
Na estrutura da ISAAR (CPF), estão previstos elementos para compor a descrição em um registro de autoridade arquivística, que estão organizados em distintas áreas de informação. Assinale a opção em que se apresenta corretamente uma dessas áreas.
Área de pontos de acesso, na qual são anotados procedimentos para recuperação do conteúdo dos registros, por meio da elaboração de índices, com base em controle do vocabulário.
Área de registro, na qual a informação visa identificar a entidade que está sendo descrita por meio da atribuição de um número identificador, de uma descrição informativa e da atribuição de metadados.
Área de contextualização, na qual são reunidas informações sobre contexto administrativo de acumulação do acervo, eventuais transferências de propriedade ou custódia, intervenções técnicas, dispersões e sinistros relacionados por documentos.
Área de relacionamentos, na qual se registram informações sobre existência e localização de outras fontes documentais que sejam relacionadas ao acervo da entidade descrita, presentes na mesma entidade custodiadora ou em qualquer outra.
Área de controle, na qual é registrada a informação sobre como, quando e por qual instituição foi criado e mantido o registro de autoridade.
A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
O conjunto de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser preservados em definitivo compõe o arquivo permanente.
Acerca da política de preservação de documentos, do arranjo e da descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.
O arranjo é uma operação do arquivo corrente e o código de classificação do arquivo permanente.
Acerca da política de preservação de documentos, do arranjo e da descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.
A descrição de documentos de arquivo no Brasil tem, na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), um padrão baseado em normas internacionais.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
Em um processo de avaliação de documentos, deve-se respeitar a integralidade do conjunto documental, ou seja, quanto mais completo for um conjunto documental maior será o seu valor para preservação.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens.
A eliminação de documentos públicos pode ser feita independentemente da existência, no órgão público, de uma comissão permanente de avaliação.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos.
A avaliação de um conjunto documental a ser eliminado baseia-se prioritariamente nas datas ou nos períodos a que se referem os documentos e na sua apresentação física.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta a respeito da avaliação de documentos.
O processo de avaliação, de acordo com a literatura da área, é precedido pela classificação dos documentos, isto é, não se avaliam documentos que não estão organizados.
A macroavaliação, proposta pelos canadenses, está fundamentada na teoria dos valores de Schellenberg.
Hilary Jenkinson era um dos grandes defensores da avaliação de documentos de arquivo e via no arquivista o sujeito dessa importante operação.
A principal função da avaliação é a eliminação de documentos.
O princípio da pertinência fundamenta o processo de avaliação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...