Questões de Arquivologia do ano 2011

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Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens seguintes.

A fundamentação teórica da avaliação de documentos de arquivo pode ser encontrada no princípio da ordem original ou princípio da estrutura interna dos fundos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens seguintes.

A prescrição das ações, encontradas com base na legislação em geral, contribui para a determinação do prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens seguintes.

A avaliação tem como finalidade a preservação dos documentos considerados de valor histórico e permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens seguintes.

A identificação do valor primário nos documentos implica a necessidade de mantê-los permanentemente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos administrativos e rotinas de arquivamento.

Protocolo designa o serviço encarregado de recebimento, registro, distribuição e expedição de documentos. Também pode ser o responsável pela classificação, pelo controle da tramitação e pela autuação de documentos, ação mediante a qual o documento passa a constituir um processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos administrativos e rotinas de arquivamento.

As páginas web e a correspondência eletrônica ou e-mail, ainda que produzidos ou recebidos no decorrer das atividades da instituição, não são considerados documentos de arquivo por não constituírem provas dessas atividades, visto que carecem de suporte material e de elementos de validação, como assinaturas e carimbos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos administrativos e rotinas de arquivamento.

A classificação de documentos, que deve ser realizada por servidores treinados, consiste na leitura de cada documento, com vistas à verificação de sua procedência, e na confecção de uma capa para acondicioná-lo, onde conste a sigla da unidade de origem desse documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos administrativos e rotinas de arquivamento.

O ciclo de vida dos documentos divide-se em duas idades: a primeira delas, denominada arquivo de gestão, abrange a fase de produção e uso do documento, até o encerramento do fato que motivou a sua criação; a segunda idade, chamada de arquivo morto, compreende a fase de guarda dos documentos que contêm informações sobre a história da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos administrativos e rotinas de arquivamento.

As atividades de arquivamento incluem a inspeção ou o exame do documento, com vistas a verificar se, de fato, ele deverá ser arquivado; a ordenação, que consiste na reunião de documentos com mesma classificação, formando-se dossiês; e o arquivamento, que é a guarda do documento em local apropriado conforme a classificação a ele atribuída.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das diretrizes sobre a terceirização de serviços arquivísticos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As atividades de avaliação e eliminação serão executadas diretamente pelos órgãos e entidades do Poder Público, sob responsabilidade de Comissões Permanentes de Avaliação.

  • B.

    A guarda dos documentos públicos é exclusiva dos órgãos e entidades do Poder Público, sem ônus para a administração e para o cidadão.

  • C.

    Não poderão ser contratados serviços terceirizados para a execução de atividades técnicas auxiliares.

  • D.

    Poderão ser contratados serviços terceirizados essenciais para a guarda de documentos públicos, desde que supervisionados e controlados por agentes públicos pertencentes aos órgãos e entidades produtores e acumuladores dos documentos.

  • E.

    As empresas terceirizadas, responsáveis pela guarda da documentação do Poder Público, não poderão realizar as atividades de avaliação e eliminação sob sua custódia.

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