Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Para o arquivamento de documentos, o local próprio, dotado de condições especiais, para restringir o acesso e propiciar a máxima segurança contra furtos e sinistros é a câmara de
acondicionamento.
estocagem.
vigilância.
armazenamento.
segurança.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise as afirmativas abaixo:
1. Arquivos públicos podem ser definidos como os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
2. Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam de consultas frequentes; documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
3. A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
4. Consideram-se arquivos públicos os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
O princípio da proveniência é um dos princípios fundamentais para a organização dos documentos de arquivo. Assinale a opção que identifi ca o princípio que é o desdobramento do princípio da proveniência.
Princípio da pertinência.
Princípio do método histórico.
Princípio da unicidade.
Princípio da originalidade.
Princípio da ordem original.
O sistema de arquivos de uma instituição deve ser confi gurado a partir do fundamento arquivístico
Princípio da Pertinência.
Teoria das Três Idades.
Princípio da Ordem Primitiva.
Princípio Temático.
Princípio da Autenticidade
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
A existência de um fundo de arquivo origina-se do princípio da pertinência.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A afirmação de que os documentos de arquivo são inerentemente verdadeiros relaciona-se à
imparcialidade.
inter-relacionamento.
naturalidade.
organicidade.
autenticidade.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Os documentos de arquivos são autênticos quando
são incluídos em um mesmo arquivo, dentro de um mesmo grupo.
são produzidos em muitos exemplares.
são livres de suspeita de preconceito.
são criados, mantidos e conservados sob custódia, de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados.
são acumulados, naturalmente, nos escritórios conforme os objetivos práticos da administração.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O acesso restrito a um documento ultrassecreto deve ser mantido por
10 anos.
15 anos.
20 anos.
25 anos.
5 anos.
Como entidade estruturada de acordo com as circunstâncias contingentes de sua criação, o arquivo é um todo indivisível que os autores clássicos costumam designar
polianteia.
coleção.
universitas rerum.
miscelânea.
negotiorum gestio.
Em arquivologia, fundo fechado é aquele
cuja unidade produtora foi suprimida.
cujos documentos foram eliminados após microfilmagem.
que só contém documentos em suporte-papel.
em que os documentos não mantêm relações orgânicas entre si.
que reúne apenas documentos textuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...