Questões de Arquivologia do ano 2017

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Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A classificação de _____________ é dada aos assuntos que, embora não requeiram alto grau de segurança, seu conhecimento por pessoa não autorizada pode ser prejudicial a um indivíduo ou criar embaraços administrativos.

  • A. confidencial
  • B. secreto
  • C. ultrassecreto
  • D. reservado
  • E. semissecreto

Acerca de arquivamento e procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir. Na gestão de documentos de arquivo, o poder público não possui responsabilidade sobre a conservação e a preservação das informações contidas nos arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de arquivamento e procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir. Segundo a teoria das três idades, os arquivos são classificados como: correntes, documentos que estão em curso; intermediários, documentos que permanecem em curso por interesse da administração; e permanentes, documentos que devem ser definitivamente preservados.

  • C. Certo
  • E. Errado

No cerne da gestão de documentos e arquivos, é interessante estar atento a algumas questões fundamentais.

Quanto à gestão de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Encaminhar as cópias, acompanhadas de antecedentes que lhes deram origem, ao setor de Arquivamento é tarefa ou rotina da expedição.
  • B. Embora as atividades de protocolo, expedição e arquivo corrente sejam distintas, o ideal é que funcionem de forma integrada, com vistas à racionalização de tarefas comuns.
  • C. Recebimento de malotes, encaminhamento de correspondência sigilosa aos respectivos destinatários e dos papeis ao setor de Registro e Movimentação são tarefas ou rotinas do Protocolo.
  • D. Inscrever os dados constantes da ficha de protocolo nas fichas de procedência e encaminhar os documentos aos respectivos destinos, de acordo com o despacho de autoridade competente, são rotinas do setor de Destinação.

Assinale a alternativa que identifica uma das atividades desenvolvidas nos arquivos correntes.

  • A. Registro de documentos.
  • B. Inventário de documentos.
  • C. Restauração de documentos.
  • D. Guarda definitiva de documentos.
  • E. Exposição de documentos para o grande público.

Durante um processo seletivo interno para o cargo de assistente administrativo de uma empresa, uma das questões da prova teórica abordava as diferenças existentes entre arquivo e biblioteca. Considerando essas diferenças, é correto afirmar:

  • A. Os documentos de arquivo existem em numerosos exemplares e os de biblioteca, em um único exemplar ou em limitado número de cópias.
  • B. Os documentos de arquivo são produzidos e conservados com objetivos culturais; os de biblioteca, com objetivos funcionais.
  • C. Os documentos de arquivo são colecionados de fontes diversas; os de biblioteca não são objeto de coleção.
  • D. Os documentos de arquivo são classificados através de métodos predeterminados e os de biblioteca, pelas particularidades das instituições.
  • E. Os documentos de arquivo provêm tão só das atividades públicas e privadas e os da biblioteca são adquiridos por compra, doação ou permuta.

Considerando os princípios teórico-metodológicos da teoria arquivística, pode-se afirmar que o princípio segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas, é definido como:

  • A. proveniência.
  • B. indivisibilidade.
  • C. unicidade.
  • D. organicidade.
  • E. cumulatividade.

“Para que os arquivos possam desempenhar suas funções, torna-se indispensável que os documentos estejam dispostos de forma a servir ao usuário com precisão e rapidez. A metodologia a ser adotada deve atender às necessidades da instituição a que serve, como também a cada estágio de evolução por que passam os arquivos” (PAES, 2012).

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas das afirmativas anteriores.

  • A. permanente / documentos / intermediário / documentos / órgãos / corrente / documental / caráter / histórico.
  • B. corrente / documentos / intermediário / documentos / órgãos / permanente / documentos / valor / histórico.
  • C. intermediário / documentos / corrente / documentos / órgãos / fixo / registros / referencial / original.
  • D. legal / documentos / permanente / documentos / setores / intermediário / registros / estágio / original.

_________________ é utilizada para construção de vocabulário de termos para fins corporativos, e organiza conjunto de informação para um propósito particular.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  • A. Alienação de documentos
  • B. Tabela de taxonomia
  • C. Tabela de temporalidade
  • D. Tabela de equivalência

Sobre o código de classificação de documentos, assinale a afirmativa correta.

  • A. É a referência alfabética que associa o documento ao seu contexto de destinação, composto de informações do órgão produtor, função, subfunção, atividades e série documental.
  • B. É a referência alfa-numérica que associa o documento ao seu contexto de produção, composto de informações do órgão produtor, função, subfunção e atividades.
  • C. É a referência numérica que associa o documento ao seu contexto de produção, composto de informações do órgão produtor, função, subfunção, atividades e série documental.
  • D. É a referência variadex que associa o documento ao seu contexto de produção, composto de informações do órgão produtor, função, subfunção, atividades e série documental.
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