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Com relação à teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subsequentes.
Séries e subséries são níveis de classificação de um quadro de arranjo. As unidades de classificação surgem como resultado da aplicação de princípios de classificação em cada um desses níveis.
Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.
O estabelecimento de uma política de descrição de documentos depende de informações sobre recursos humanos e financeiros, preparação técnica e científica do pessoal capacitado, qualidade dos recolhimentos, perfil do usuário e sua demanda, tendências da historiografia e estado físico da documentação.
Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, diferentemente da Norma Internacional de Descrição Arquivística (ISAD-G), quando aplicada em um processo de elaboração de instrumentos de pesquisa, permite apenas a produção de um catálogo.
Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.
A produção de instrumentos de pesquisa deve ser sucessiva, isto é, do geral para o particular, sendo o guia o primeiro instrumento a ser elaborado.
Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.
Para elaborar um inventário, é necessário organizar o instrumento de pesquisa segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos.
Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.
Quando é necessário elaborar um instrumento de pesquisa a partir de uma relação seletiva de documentos pertencentes a um ou mais fundos e descrever as peças documentais de uma maneira minuciosa, está-se produzindo um repertório.
Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.
A função dos arquivos permanentes de franquear o acesso aos documentos sob sua custódia é irrestrita até mesmo aos documentos classificados com alto grau de sigilo.
O valor primário de um documento de arquivo.
é o valor do documento para referência e informação.
proporciona provas das origens, das funções, dos procedimentos e das transações importantes de uma organização.
é a qualidade do documento embasada nas utilizações não imediatas ou científicas.
é a qualidade de um documento embasada nas utilizações imediatas e administrativas fornecidas pelos seus criadores.
No que concerne o valor secundário, assinale a opção correta.
O valor secundário é identificado naqueles documentos que são usados pelos motivos que permitiram o seu aparecimento.
É o valor que um documento possui para a atividade cultural que representa.
É o valor que um documento possui perante a lei para comprovar um fato ou constituir um direito.
O valor secundário é dividido em duas categorias: valor informativo e valor probatório.
A existência do valor secundário em um documento o caracteriza como pertencente ao arquivo intermediário.
A respeito da descrição dos produtores de documentos, uma atividade arquivística que requer padrões claros, assinale a opção correta.
A descrição de informação contextual e de autoria arquivística aplica-se, exclusivamente, aos arquivos cujas informações são mantidas em sistemas automáticos, pois, neles, torna-se necessário assegurar plena documentação e contínua manutenção do contexto de produção e uso dos documentos.
A Instrução Reguladora da Descrição Arquivística de Autores, de Coletividades e de Pessoas Físicas (ISAAR CPF) foi criada para oferecer diretivas para a elaboração de registros relativos à descrição de produtores de documentos e arquivos.
Os registros de autores arquivísticos destinam-se a descrever entidades coletivas ou pessoas como unidades dentro de repositórios, que são os sistemas de gestão, armazenamento e divulgação de informação.
Os registros de entidades e pessoas podem ser usados para documentar as relações entre essas entidades, além de permitirem o controle da criação de documentos e outros recursos e o uso deles pelos produtores arquivísticos.
Os registros de entidades e pessoas podem ser usados para documentar as relações entre essas entidades, além de permitirem o controle da criação de documentos e outros recursos e o uso deles pelos produtores arquivísticos.
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