Questões sobre Arquivos Permanentes

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Um arquivista precisa organizar o arquivo de uma empresa estatal no Rio de Janeiro. Ao iniciar o trabalho, se depara com muitos documentos de diversos departamentos, além de alguns conjuntos documentais de filiais dessa empresa em outros estados. Como esses documentos são considerados de guarda definitiva, antes de proceder à ordenação dos documentos em séries, o arquivista deve estabelecer o

  • A.

    recolhimento sistemático.

  • B.

    critério de avaliação.

  • C.

    levantamento da espécie.

  • D.

    quadro de arranjo.

  • E.

    arranjo interno.

A ordenação de uma série documental

  • A.

    dispensa a necessidade de elaborar planos de classificação e tabelas de temporalidade.

  • B.

    facilita o recolhimento do arquivo, da fase corrente para a intermediária.

  • C.

    permite a avaliação de seu conteúdo, apenas a partir de instrumentos de acesso.

  • D.

    impede a dispersão dos fundos, facilitando sua reintegração.

  • E.

    evita a consulta a dezenas de documentos, quando se deseja localizar apenas um deles.

Numa pesquisa via Internet, realizada a partir de São Paulo, sobre quais eram os documentos que estavam custodiados pelo Arquivo Municipal de uma cidade, o usuário afirmou que as informações não eram suficientes para a sua pesquisa. Ele precisava saber quais os conjuntos de documentos mantidos pelo arquivo. Queria conhecer e precisava ler sobre o histórico, a natureza, a estrutura, o período de tempo abrangido e a quantificação de cada conjunto documental. Assim, justificaria sua viagem àquela cidade.

Com base nos elementos apresentados pelo usuário, o Arquivo Municipal dessa cidade deverá reestruturar o seu

  • A.

    repertório.

  • B.

    catálogo.

  • C.

    índice.

  • D.

    inventário.

  • E.

    guia.

O caráter coletivo dos documentos de arquivo faz com que sua unidade básica de descrição seja

  • A.

    o assunto.

  • B.

    a caixa.

  • C.

    o gênero.

  • D.

    a pasta.

  • E.

    a série.

A Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR-CPF) dá direcionamentos para a preparação de registro de autoridade arquivística. Tal registro fornece descrições de entidades que tenham relação com a produção e a manutenção de arquivos. Assim, qualquer elemento que puder ser usado para identificar e localizar descrições arquivísticas, inclusive registros de autoridades, denomina-se

  • A.

    ponto de acesso.

  • B.

    campo de referência.

  • C.

    área de descrição.

  • D.

    fase de controle.

  • E.

    estágio de registro.

Um guia de arquivo destina-se, essencialmente, a

  • A.

    estabelecer as linhas do tratamento documental.

  • B.

    compatibilizar os sistemas de notação adotados.

  • C.

    orientar os consulentes em suas buscas.

  • D.

    indexar o conteúdo dos grupos e subgrupos.

  • E.

    justificar critérios de destinação de documentos.

Um arquivista precisa descrever documentos visando a explicar como e por que esses documentos foram produzidos e utilizados. Além disso, registra o papel que tiveram num organismo e como se ajustaram nesses organismos, e como se ligaram ou não a outros documentos que foram produzidos. Essa descrição específica será muito bem efetivada se for usada como apoio à Norma

  • A.

    ISBN

  • B.

    ISDF

  • C.

    ISAD

  • D.

    ISOB

  • E.

    ISAAR

Os arquivistas não podem prescindir da utilização de vocabulários controlados e tesauros quando da elaboração de

  • A.

    índices.

  • B.

    guias.

  • C.

    listas de transferência.

  • D.

    relações de recolhimento.

  • E.

    tabelas de temporalidade.

No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.

Quando uma instituição recebe documentos de várias pessoas que têm entre si uma ligação de parentesco, a classificação e o inventário devem respeitar a individualidade de cada um, não havendo razão para evidenciar a hierarquia de seus fundos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Instrumentos de pesquisa são ferramentas de

  • A.

    controle de qualidade.

  • B.

    descrição.

  • C.

    avaliação.

  • D.

    preservação.

  • E.

    classificação.

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