Questões sobre Arquivos Permanentes

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A ISAD (G) propõe campos específicos, hierarquizados em grandes tópicos, como o

  • A.

    de utilização e controle, que apresenta informações a respeito das condições legais de acesso, utilização e reprodução dos documentos, além de palavras-chave acerca dos temas de interesse para pesquisa contidos nos documentos.

  • B.

    de identificação, no qual são apresentadas informações como o nome do conjunto documental descrito, código de identificação, idioma, características físicas dos documentos em questão e estado de conservação.

  • C.

    relativo ao contexto, o qual deve apresentar informações básicas referentes à instituição ou pessoa considerada produtora arquivística dos documentos descritos, além de trazer dados relacionados ao histórico dos documentos até seu ingresso no arquivo.

  • D.

    de estrutura, que deve apresentar, de modo resumido, a estrutura administrativa e hierárquica da instituição produtora de documentos, destacando informações a respeito do trâmite dos documentos.

  • E.

    de acesso, no qual são apresentados os instrumentos de pesquisa disponíveis para acesso àqueles documentos, além de trazer referências acerca de eventuais cópias, reproduções e outros documentos aos quais possam estar relacionados.

Na estrutura da ISAAR (CPF), estão previstos elementos para compor a descrição em um registro de autoridade arquivística, que estão organizados em distintas áreas de informação. Assinale a opção em que se apresenta corretamente uma dessas áreas.

  • A.

    Área de pontos de acesso, na qual são anotados procedimentos para recuperação do conteúdo dos registros, por meio da elaboração de índices, com base em controle do vocabulário.

  • B.

    Área de registro, na qual a informação visa identificar a entidade que está sendo descrita por meio da atribuição de um número identificador, de uma descrição informativa e da atribuição de metadados.

  • C.

    Área de contextualização, na qual são reunidas informações sobre contexto administrativo de acumulação do acervo, eventuais transferências de propriedade ou custódia, intervenções técnicas, dispersões e sinistros relacionados por documentos.

  • D.

    Área de relacionamentos, na qual se registram informações sobre existência e localização de outras fontes documentais que sejam relacionadas ao acervo da entidade descrita, presentes na mesma entidade custodiadora ou em qualquer outra.

  • E.

    Área de controle, na qual é registrada a informação sobre como, quando e por qual instituição foi criado e mantido o registro de autoridade.

Em um arquivo resolveu-se reorganizar os documentos, visando à separação por idades ou estágios de sua evolução: 1ª idade ou arquivo corrente, 2ª idade ou arquivo intermediário e 3ª idade ou arquivo permanente. Assinale abaixo o conjunto de documentos que apresentam apenas a 3º idade ou documentos de arquivo permanente.

  • A.

    Carta, e-mail, comunicado.

  • B.

    Convite, calendário anual, confirmação de fax.

  • C.

    Certidão de nascimento, ata, dossiê de funcionário.

  • D.

    Folders, fatura de telefone, xerox de ofício.

Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.

A aplicação da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) limita-se à elaboração de um único tipo de instrumento de pesquisa: o guia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.

Para descrever conjuntos documentais ou partes de um fundo, deve-se utilizar o inventário, pois se trata de instrumento parcial para descrever, sumariamente, os conjuntos documentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.

O arranjo temático dos documentos é aceitável quando se referem a fundos com poucas informações acerca do sujeito acumulador.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.

As instituições informacionais públicas devem promover ações voltadas para a mediação da informação no processo cultural-educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.

Qualquer ação cultural deve ser iniciada de forma espontânea, ou seja, permitindo que o público diga o que sabe sobre o assunto que será abordado. Somente após a participação do público, deve a instituição contrapor ao conhecimento do público o conhecimento científico, para, assim, criar um ponto de vista único sobre o tema apresentado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.

As ações culturais institucionais são técnicas sociais embasadas na pedagogia participativa. Tal pedagogia busca melhorar a qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento cultural da sociedade, promovendo práticas e atividades voluntárias que favoreçam mudanças internas no indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No desenvolvimento da organização de documentos num arquivo, o arquivista precisa criar um vocabulário controlado, visando a garantir a fidedignidade do seu trabalho. Nesse sentido, quando ele cria os vocábulos notação, indexação coordenada e ideográfico, utiliza como parâmetros os seguintes correspondentes:

  • A.

    seleção, produção e avaliação.

  • B.

    organização, direção e orientação.

  • C.

    função, procedência e incorporação.

  • D.

    símbolo, unitermo e assunto.

  • E.

    conta, parâmetro e elaboração.

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