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A ISAD (G) propõe campos específicos, hierarquizados em grandes tópicos, como o
de utilização e controle, que apresenta informações a respeito das condições legais de acesso, utilização e reprodução dos documentos, além de palavras-chave acerca dos temas de interesse para pesquisa contidos nos documentos.
de identificação, no qual são apresentadas informações como o nome do conjunto documental descrito, código de identificação, idioma, características físicas dos documentos em questão e estado de conservação.
relativo ao contexto, o qual deve apresentar informações básicas referentes à instituição ou pessoa considerada produtora arquivística dos documentos descritos, além de trazer dados relacionados ao histórico dos documentos até seu ingresso no arquivo.
de estrutura, que deve apresentar, de modo resumido, a estrutura administrativa e hierárquica da instituição produtora de documentos, destacando informações a respeito do trâmite dos documentos.
de acesso, no qual são apresentados os instrumentos de pesquisa disponíveis para acesso àqueles documentos, além de trazer referências acerca de eventuais cópias, reproduções e outros documentos aos quais possam estar relacionados.
Na estrutura da ISAAR (CPF), estão previstos elementos para compor a descrição em um registro de autoridade arquivística, que estão organizados em distintas áreas de informação. Assinale a opção em que se apresenta corretamente uma dessas áreas.
Área de pontos de acesso, na qual são anotados procedimentos para recuperação do conteúdo dos registros, por meio da elaboração de índices, com base em controle do vocabulário.
Área de registro, na qual a informação visa identificar a entidade que está sendo descrita por meio da atribuição de um número identificador, de uma descrição informativa e da atribuição de metadados.
Área de contextualização, na qual são reunidas informações sobre contexto administrativo de acumulação do acervo, eventuais transferências de propriedade ou custódia, intervenções técnicas, dispersões e sinistros relacionados por documentos.
Área de relacionamentos, na qual se registram informações sobre existência e localização de outras fontes documentais que sejam relacionadas ao acervo da entidade descrita, presentes na mesma entidade custodiadora ou em qualquer outra.
Área de controle, na qual é registrada a informação sobre como, quando e por qual instituição foi criado e mantido o registro de autoridade.
Em um arquivo resolveu-se reorganizar os documentos, visando à separação por idades ou estágios de sua evolução: 1ª idade ou arquivo corrente, 2ª idade ou arquivo intermediário e 3ª idade ou arquivo permanente. Assinale abaixo o conjunto de documentos que apresentam apenas a 3º idade ou documentos de arquivo permanente.
Carta, e-mail, comunicado.
Convite, calendário anual, confirmação de fax.
Certidão de nascimento, ata, dossiê de funcionário.
Folders, fatura de telefone, xerox de ofício.
Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.
A aplicação da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) limita-se à elaboração de um único tipo de instrumento de pesquisa: o guia.
Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.
Para descrever conjuntos documentais ou partes de um fundo, deve-se utilizar o inventário, pois se trata de instrumento parcial para descrever, sumariamente, os conjuntos documentais.
Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.
O arranjo temático dos documentos é aceitável quando se referem a fundos com poucas informações acerca do sujeito acumulador.
A respeito de ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
As instituições informacionais públicas devem promover ações voltadas para a mediação da informação no processo cultural-educativo.
A respeito de ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
Qualquer ação cultural deve ser iniciada de forma espontânea, ou seja, permitindo que o público diga o que sabe sobre o assunto que será abordado. Somente após a participação do público, deve a instituição contrapor ao conhecimento do público o conhecimento científico, para, assim, criar um ponto de vista único sobre o tema apresentado.
A respeito de ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
As ações culturais institucionais são técnicas sociais embasadas na pedagogia participativa. Tal pedagogia busca melhorar a qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento cultural da sociedade, promovendo práticas e atividades voluntárias que favoreçam mudanças internas no indivíduo.
No desenvolvimento da organização de documentos num arquivo, o arquivista precisa criar um vocabulário controlado, visando a garantir a fidedignidade do seu trabalho. Nesse sentido, quando ele cria os vocábulos notação, indexação coordenada e ideográfico, utiliza como parâmetros os seguintes correspondentes:
seleção, produção e avaliação.
organização, direção e orientação.
função, procedência e incorporação.
símbolo, unitermo e assunto.
conta, parâmetro e elaboração.
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