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O trabalho arquivístico é abrangente e apresenta conexões importantes para a sua otimização como, por exemplo, na elaboração de uma tabela de temporalidade em que é necessário observar a teoria e os princípios da área, visando a definir parâmetros gerais inerentes à Arquivologia. No processo de avaliação deve-se considerar a função pela qual o documento foi criado, identificando valores primários e secundários. Os valores secundários podem ser classificados em
funcionais e organizacionais
informativos e probatórios
variáveis e invariáveis
públicos e especiais
simples e compostos
A Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística apresenta sete áreas com importantes vinte e seis elementos de descrição disponíveis, esclarecendo que somente seis elementos são obrigatórios em sua descrição para o efetivo intercâmbio internacional. Assim, em uma área de identificação, a informação: textuais 0,65m e 2 fotografias refere-se ao(s) elemento(s):
história administrativa.
código de referência.
procedência e origem.
incorporação e arranjo.
dimensão e suporte.
Partindo do pressuposto de que bem cultural é um conceito que envolve variadas manifestações do fazer do homem e de todas as condições que envolvem esse fazer, os bens culturais são livros, manuscritos e muitos outros objetos de interesse artístico, arqueológico e histórico, inclusive as coleções científicas, como também os documentos históricos, os sítios arqueológicos, os monumentos de arquitetura e de arte. Esses bens culturais podem ser categorizados em bens
transferíveis e intransferíveis
orgânicos e inorgânicos
materiais e imateriais
públicos e privados
móveis e imóveis
À passagem dos documentos para o arquivo permanente é atribuído o nome técnico de
transferência.
seleção.
recolhimento.
registro de entrada.
autenticação.
O esquema segundo o qual se organizam os arquivos permanentes é conhecido como
notação binária.
quadro de arranjo.
termo de encerramento.
sucessão arquivística.
O método funcional de arranjo pressupõe o conhecimento da entidade produtora, baseando-se especialmente em
sua estrutura organizacional.
seu organograma.
seu ciclo vital.
sua jurisdição.
suas atividades.
A série pode ser definida como
conjunto de documentos reunidos em torno de um evento.
configuração formal assumida pelos documentos de acordo com seu suporte.
seqüência de unidades de um mesmo tipo documental.
processo acumulado no decurso de uma ação administrativa ou judiciária.
contexto (estrutural ou funcional) em que se produzem os documentos.
Uma das pretensões da Norma Brasileira de Descrição Arquivística - Nobrade é
dotar o Brasil de normas compatíveis com as internacionais em vigor.
incentivar a redundância, como estratégia de formação para os profissionais da área.
demarcar, como meio preferencial de análise, a trajetória que vai do particular para o geral.
evitar formas discursivas para proceder à contextualização dos documentos.
abarcar, em um único nível, todas as características do documento.
O programa descritivo de uma instituição arquivística deve priorizar
edição de textos e catálogos seletivos.
guias e inventários.
índices e catálogos.
catálogos seletivos e guias.
catálogos e inventários.
Um guia de arquivo
apresenta thesaurus que reflete as relações hierárquicas dos documentos do acervo.
toma como unidade de descrição os itens documentais.
indexa nomes de instituições, pessoas e lugares referidos nos documentos.
contém informações sumárias sobre os serviços prestados pela instituição.
reproduz, em sua estrutura, o arranjo físico dos documentos.
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