Lista completa de Questões sobre Arquivos Permanentes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos instrumentos de pesquisa, pode-se afirmar que
o catálogo permite um mapeamento panorâmico do acervo da instituição.
para o trabalho de descrição, o inventário toma por base a peça documental.
o guia deve abordar conjuntos documentais com algum nível de organização.
o catálogo seletivo escolhe documentos que atendam a critérios temáticos.
o inventário busca oferecer um quadro sumário de um ou mais fundos.
Quanto ao arranjo e à descrição das séries, assinale a opção que corresponde a um instrumento de uso interno dos arquivistas.
Catálogos seletivos.
Listagens de recolhimento.
Índices
Inventários.
Guias.
Os itens abaixo correspondem a áreas estabelecidas pela Norma Internacional de Descrição Arquivística - ISAD (g), a serem contempladas no trabalho de descrição, exceto,
Área de Identificação.
Área de Relacionamento.
Área de Contexto de Produção.
Área de Fontes Relacionadas.
Área de Acesso e Uso.
O conceito de fundo é dependente e tributário do princípio da proveniência, aquele só existe quando este for aplicado. Uma importante tarefa é a identificação do fundo. Nesse momento, o arquivista francês Michel Duchein esclarece, de forma muito apropriada, o tamanho e a complexidade dessa empreitada, quando analisa o princípio: é mais fácil enunciar que definir e mais fácil definir que aplicar. Acerca dos critérios para definição de um fundo de arquivo, assinale a opção incorreta.
Um organismo deve assumir denominação e existência jurídica próprias, resultantes de um ato preciso e datado.
Um organismo deve possuir atribuições específicas e estáveis, legitimadas por um texto dotado de valor legal ou regulamentar.
Um organismo deve ter uma posição na hierarquia administrativa definida com exatidão pelo ato que lhe deu origem.
Um organismo deve ter uma estrutura organizacional estável e elaborada com base na departamentalização.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao conceito de fundo de arquivo.
I O fundo abarca documentos gerados/recebidos por entidades físicas ou jurídicas necessários à sua criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividades que justifiquem a sua existência.
II Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, constituindo uma unidade distinta, não podendo seus componentes ser separados.
III O fator norteador da constituição do fundo é o órgão produtor, a origem do documento, o que ele representa no momento de sua criação.
Assinale a opção correta.
Nenhum item está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
A Norma Internacional de Descrição Arquivística ISAD(G) tem como objetivo padronizar a descrição de documentos arquivísticos por meio de uma estruturação multinível, que vai do geral para o particular. Ela define campos específicos, agrupados em grandes áreas. Assinale a opção que corresponde a uma das grandes áreas propostas pela referida norma.
prazo de guarda
controle de autoridade
conteúdo e estrutura
acesso e utilização
O instrumento de pesquisa é a ponte que leva o usuário ao conteúdo de um arquivo. Acerca do guia, assinale a opção correta.
É o mais abrangente e o mais popular dos instrumentos de pesquisa.
O guia descreve unitariamente as peças documentais de uma série.
Destina-se à descrição de um determinado fundo em todos os itens documentais.
Identifica nomes, lugares ou assuntos em ordem alfabética.
A Norma ISAD(G) abrange 26 elementos, mas seis são considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva. Os elementos considerados essenciais não incluem o(a)
código de referência.
título.
produtor.
nota sobre publicação.
O arquivo, além de suas funções relacionadas ao recolhimento, custódia, preservação e organização de fundos documentais, pode oferecer serviços de assistência educativa. Assinale a opção que não corresponde a ações educativas que podem ser realizadas pelo arquivo.
visitas guiadas
exposição de originais
assistência técnica
campanha de coleta de documentos familiares
Alguns estudos dedicados à função cultural dos arquivos têm como modelo a ação cultural dos museus. Uma simples análise das funções essenciais de um museu e de um arquivo evidencia diferenças importantes que inviabilizam ou tornam difícil a utilização do modelo citado. Considerando a participação dos arquivos na concepção e execução de atividades culturais das instituições, julgue os itens a seguir.
I O arquivo deve buscar o equilíbrio entre as atividades do tipo cultural e a função de suporte na gestão administrativa da instituição.
II A realização de atividades culturais no arquivo deve subordinar-se à política nacional de arquivos.
III A integração das atividades do arquivo na política cultural projeta-o para uma dimensão além daquela dos pesquisadores.
Assinale a opção correta.
Nenhum item está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...