Questões sobre Arquivos Permanentes

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A atividade de sintetizar e sistematizar os elementos formais e o conteúdo textual dos documentos recolhidos para uma determinada instituição arquivística, denomina-se:

  • A. plano de classificação;
  • B. descrição;
  • C. tabela de avaliação;
  • D. tabela de temporalidade;
  • E. edição de fontes.

As atividades de Arranjo iniciam-se, formalmente, com o/a:

  • A. processamento;
  • B. levantamento;
  • C. transferência;
  • D. recolhimento;
  • E. agrupamento.

O instrumento de pesquisa que tem por finalidade fornecer uma visão do conjunto dos serviços de uma instituição arquivística, de modo a permitir aos usuários saber quais são seus recursos e a natureza dos fundos que estão sob sua guarda, entre outras informações denomina-se, segundo a terminologia da área:

  • A. guia de fonte;
  • B. edição de fontes;
  • C. fonte;
  • D. índice;
  • E. guia.

O conjunto de descrições de um fundo que estabelece as relações de hierarquias existentes entre as partes que compõem o acervo denomina-se descrição:

  • A. estrutural;
  • B. orgânica;
  • C. de relevância;
  • D. hierárquica;
  • E. multinível.

De acordo com a ISAD (G) os elementos de descrição que formam a área de identificação são:

  • A.

    Código (s) de referência

    Título

    Data (s)

    Níveis de descrição

    Dimensão e suporte

  • B.

    Nome(s) do(s) produtor(es)

    História administrativa / Biografia

    História arquivística

    Procedência

  • C.

    Nome e endereço

    Título

    Data

  • D.

    Nome do Produtor

    Título

    História Administrativa

    Procedência

  • E.

    Nome(s) do(s) produtor(es)

    Título

    Código(s) de referência

    Data

Considerando que a utilização da ISAD(G) passa, necessariamente, pela aceitação de suas regras por parte dos países que dela farão uso, pode-se afirmar que, enquanto instrumento internacional, ela:

  • A.

    exclui outras normas de descrição existentes;

  • B.

    deve ser usada juntamente com as normas nacionais existentes;

  • C.

    determina a base para arranjo e descrição;

  • D.

    orienta as transferências com vistas a descrição;

  • E.

    orienta o recolhimento para facilitar a descrição.

Quando a unidade de descrição não apresentar um título este deverá ser acrescido pelo descritor. Este campo denomina-se título:

  • A. de descrição;
  • B. provisório;
  • C. atribuído;
  • D. de referência;
  • E. formal.

No que se refere à guarda e à classificação de documentos, julgue os itens que se seguem, com base nas regras de alfabetação para arquivamento de nomes.

O conjunto de documentos de um arquivo permanente é denominado acervo.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

No arquivo permanente é mantida toda a documentação de guarda definitiva. Essa documentação jamais será eliminada do arquivo, porque possui:

  • A. valor probatório.
  • B. data e assinatura.
  • C. duplicata.
  • D. carimbo e assinatura.

O processo de descrição documental consiste na elaboração de instrumentos de pesquisa que possibilitem a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização de dados. O trabalho de descrição implica a elaboração de instrumentos como:

  • A.

    sinalizador e organograma;

  • B.

    sumário e cronograma;

  • C.

    arranjo e descrição;

  • D.

    guia e repertório;

  • E.

    edição e referência.

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