Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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A classificação deve ser realizada por Técnicos em Arquivo treinados, de acordo com as seguintes operações:

  • A. Higienização e ordenação.
  • B. Catalogação e indexação.
  • C. Estudo e codificação.
  • D. Ordenação e codificação.
  • E. Estudo e indexação.

Uma vez classificado e tramitado, o documento deverá ser arquivado, obedecendo às seguintes operações:

  • A. Inspeção, higienização e arquivamento.
  • B. Higienização, ordenação e arquivamento.
  • C. Indexação, inspeção e arquivamento.
  • D. Organização, ordenação e arquivamento.
  • E. Inspeção, ordenação e arquivamento.

A entrada de documentos sob custódia temporária, sem a cessão da propriedade, denomina-se

  • A. dação.
  • B. comodato.
  • C. depósito.
  • D. doação.
  • E. empréstimo.

Referente à descrição de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Os instrumentos de pesquisa proporcionam a difusão dos arquivos de custódia.
  • B. A descrição de acervos de valor primário é uma tarefa típica de arquivo semiativo.
  • C. Os instrumentos de pesquisa são imprescindíveis para os processos historiográficos.
  • D. O software ICA-AToM, do Conselho Internacional de Arquivos, viabiliza a disseminação de acervos de guarda permanente.

De acordo com Lopes, assinale a alternativa INCORRETA referente ao diagnóstico arquivístico.

  • A. Os diagnósticos devem ser precedidos de pré-diagnóstico.
  • B. A coleta de dados pode ser formatada por meio de formulários de pesquisa.
  • C. As bases de dados darão ao arquivista as respostas sobre questões mais gerais do acervo.
  • D. As bases de dados constituem um primeiro instrumento de pesquisa sobre a situação arquivística da instituição.

De acordo com Bellotto, assinale a alternativa que corresponde a um elemento substantivo de um documento.

  • A. Datas.
  • B. Gênero.
  • C. Estrutura.
  • D. Uso primário.

Referente à gestão de documentos e suas ferramentas, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A gestão de documentos assegura o cumprimento de todas as fases do documento.
  • B. Um dos objetivos da gestão de documentos é o de incentivar o trabalho multidisciplinar.
  • C. O resultado da atividade de avaliação é o plano de Classificação de Documentos, que recupera o contexto de produção dos documentos.
  • D. O plano de classificação e de tabela de temporalidade de documentos de arquivo simplificam e racionalizam os procedimentos de gestão documental.

O tipo de arquivo que se caracteriza pela guarda de documentos e papéis que oferecem baixa frequência de uso, consulta ou referência é denominado:

  • A. Arquivo permanente.
  • B. Arquivo corrente.
  • C. Arquivo morto.
  • D. Arquivo intermediário.

Julgue os itens subsequentes, relativos à legislação arquivística e a sistemas de arquivo. Em razão do aumento da massa documental acumulada pela SEE/DF, é permitida a digitalização de todos os seus documentos e a eliminação dos originais, principalmente aqueles considerados de valor permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que corresponde ao princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.

  • A. Proveniência.
  • B. Ordem primitiva.
  • C. Pertinência.
  • D. Reversibilidade.
  • E. Respeito aos fundos.
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