Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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A respeito do código de classificação de documentos, julgue os itens de 106 a 114.

Os títulos das unidades de classificação devem refletir as funções ou as atividades ou as operações às quais se relacionam.

  • C. Certo
  • E. Errado

A quantidade de documentos produzidos e recebidos pelas organizações contemporâneas é de tal ordem que é impossível a conservação integral desses registros. Em relação às tabelas de temporalidade, julgue os itens subsequentes.

As tabelas de temporalidade são construídas a partir da aplicação do princípio da ordem original.

  • C. Certo
  • E. Errado

A quantidade de documentos produzidos e recebidos pelas organizações contemporâneas é de tal ordem que é impossível a conservação integral desses registros. Em relação às tabelas de temporalidade, julgue os itens subsequentes.

A configuração de uma tabela de temporalidade tem, necessariamente, o código de classificação, os prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário, a destinação final e um campo para observações.

  • C. Certo
  • E. Errado

A quantidade de documentos produzidos e recebidos pelas organizações contemporâneas é de tal ordem que é impossível a conservação integral desses registros. Em relação às tabelas de temporalidade, julgue os itens subsequentes.

A aplicação da tabela de temporalidade ocorre, preferencialmente, no arquivo permanente, no qual essa atividade pode ser realizada por profissionais qualificados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A quantidade de documentos produzidos e recebidos pelas organizações contemporâneas é de tal ordem que é impossível a conservação integral desses registros. Em relação às tabelas de temporalidade, julgue os itens subsequentes.

A unidade de tempo utilizada nas tabelas de temporalidade é o ano. Essa opção justifica-se pela dificuldade de operacionalização do instrumento com uma unidade de tempo menor (dias, meses).

  • C. Certo
  • E. Errado

A quantidade de documentos produzidos e recebidos pelas organizações contemporâneas é de tal ordem que é impossível a conservação integral desses registros. Em relação às tabelas de temporalidade, julgue os itens subsequentes.

A elaboração da tabela de temporalidade de documentos deve ser realizada dentro de parâmetros técnicos e jurídicos para assegurar a legitimidade necessária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um arquivista inicia um trabalho no arquivo de um banco, identificando e classificando os documentos. Observa que já existe uma prévia separação de acervos. Essa separação é a partir da natureza das entidades mantenedoras. Assim, esse arquivo sugere a seguinte divisão:

  • A.

    corrente, intermediário e permanente.

  • B.

    geral, setorial e central.

  • C.

    público, institucional e comercial.

  • D.

    especial, especializado e sistemático.

  • E.

    principal, secundário e definitivo.

Em uma reunião no Arquivo Central, sugere-se que alguns documentos tenham um tratamento diferenciado dos demais, em razão de se apresentarem sob formas diversas, tais como, fitas, fotografias, discos, etc. Mesmo antes de definir a metodologia de organização, sabe-se que esses documentos constituirão o arquivo

  • A.

    onomástico.

  • B.

    especial.

  • C.

    convencional.

  • D.

    ideográfico.

  • E.

    especializado.

Em uma instituição financeira, o arquivista identifica os conjuntos documentais que fazem parte do ciclo vital. Tais documentos vinculam-se à vida política e institucional da empresa e interessam, principalmente, ao público em geral. Essas características são específicas da fase

  • A.

    especializada.

  • B.

    permanente.

  • C.

    descritiva.

  • D.

    intermediária.

  • E.

    analítica.

As constantes transferências de locais dos arquivos de uma instituição pública fizeram dispersar os documentos que estavam organizados de acordo com critérios previamente estabelecidos, o que contraria as Normas arquivísticas. Assim, partindo do entendimento de que é imprescindível garantir a relação entre a individualidade do documento e o conjunto em que ele se insere geneticamente, o arquivista deve reconstruir esse arquivo a partir dos seguintes elementos:

  • A.

    produtor, função e tipo documental.

  • B.

    acumulador, espécie e gênero do documento.

  • C.

    conservador, período e análise documental.

  • D.

    expedidor, controle e recepção do documento.

  • E.

    custodiador, natureza e acumulação documental.

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