Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Lista completa de Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A documentação produzida e acumulada ao longo de 70 anos num arquivo público estadual necessita de uma sistemática de organização eficaz, pois o volume de documentos é muito grande e não há pessoal qualificado em número suficiente para o desenvolvimento de todo o trabalho. Para tal fim, o diretor desse arquivo pretende contratar uma equipe prestadora de serviços para a realização de todo o trabalho. No entanto, sabe-se que, em arquivos públicos, só é possível contratar serviços para execução de atividades

  • A.

    científicas profissionais.

  • B.

    pedagógicas acadêmicas.

  • C.

    permanentes.

  • D.

    intelectuais.

  • E.

    técnicas auxiliares.

A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

A produção, uma das fases básicas da gestão de documentos, engloba as seguintes atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação dos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um arquivo público de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais faz todos os preparativos para a eliminação de documentos, com base na Resolução nº 7, de 20 de maio de 1997. Procede-se então à elaboração da listagem e do termo de eliminação de documentos, que inclui, dentre outros tópicos, o código de assunto, datas-limite, quantidades, especificação das unidades de arquivamento a serem descartados, etc. Contudo, em relação aos órgãos e entidades do Poder Público, para a efetivação da eliminação, é necessário dar publicidade em periódicos oficiais ao ato de descarte dos acervos arquivísticos sob sua guarda, por meio de edital de

  • A.

    comunicação dos assuntos dos documentos.

  • B.

    convocação dos detentores dos acervos.

  • C.

    especificação dos processos de eliminação.

  • D.

    ciência de eliminação de documentos.

  • E.

    chamada para interessados nos documentos.

A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

A análise e a avaliação dos documentos para o estabelecimento dos prazos de guarda fazem parte da fase de destinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que o serviço de protocolo tenha o controle da movimentação dos documentos, deve distribuí-los às unidades administrativas destinatárias, acompanhados de

  • A.

    ficha de protocolo.

  • B.

    guia de encaminhamento.

  • C.

    guia-fora.

  • D.

    código de classificação.

  • E.

    notação.

A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

Na fase de produção de documentos, o arquivista deve evitar a duplicação e a emissão de vias desnecessárias, além de poder sugerir a criação ou extinção de modelos e formulários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o método alfabético e as regras de alfabetação utilizadas nesse método, analise os nomes a seguir.

1 - Luis Otávio Teixeira Amaral Filho

2 - Vinicius Cerqueira Santo Aleixo

3 - Pedro Augusto Rocha Alonso

4 - Antonio Henrique de Amaral Neto

5 - Paulo Ricardo da Costa Almeida

A ordem correta de arquivamento desses nomes é:

  • A.

    2 – 3 – 1 – 4 – 5

  • B.

    2 – 5 – 4 – 1 – 3

  • C.

    5 – 1 – 4 – 3 – 2

  • D.

    5 – 3 – 4 – 1 – 2

  • E.

    5 – 4 – 1 – 2 – 3

A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em método por assunto alfabético, no qual os assuntos correlatos são grupados sob títulos gerais e dispostos alfabeticamente, os assuntos seguem a ordem

  • A.

    enciclopédica.

  • B.

    dicionária.

  • C.

    duplex.

  • D.

    variadex.

  • E.

    decimal.

No que diz respeito aos arquivos do tipo corrente, intermediário e permanente, julgue os itens de 139 a 143.

Dada a importância da preservação dos documentos que compõem o arquivo corrente de determinado setor de trabalho, recomenda-se o arquivamento desses documentos em local afastado do referido setor.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...