Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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A explosão documental demonstrada no quadro acima é um fenômeno contemporâneo. Assim, as primeiras preocupações mais sistemáticas com a avaliação de documentos arquivísticos são observadas a partir de meados do século XX. Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens a seguir.

A avaliação, quando ocorre no momento da produção dos documentos e paralelamente ao trabalho de classificação, evita a acumulação desordenada, segundo critérios temáticos, numéricos ou cronológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A explosão documental demonstrada no quadro acima é um fenômeno contemporâneo. Assim, as primeiras preocupações mais sistemáticas com a avaliação de documentos arquivísticos são observadas a partir de meados do século XX. Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens a seguir.

Os documentos de valor mediato (convênios, ajustes, acordos, balanços, atas, resoluções) são de guarda temporária.

  • C. Certo
  • E. Errado

A classificação de documentos arquivísticos depende do conhecimento e do uso de cinco conceitos relacionados ao processo classificatório. Esses conceitos são:

  • A.

    classificação, ordenação, arquivamento, codificação e instrumento de pesquisa.

  • B.

    classificação, avaliação, arquivamento, codificação e instrumento de classificação.

  • C.

    classificação, ordenação, arquivamento, codificação e arranjo.

  • D.

    classificação, ordenação, arquivamento, método e arranjo.

  • E.

    classificação, ordenação, arquivamento, codificação e instrumento de classificação.

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

A preservação e a organização de documentos de arquivo são garantidas por lei porque tais documentos podem servir de apoio às atividades administrativas, ser elementos de informação e prova, além de contribuir para o desenvolvimento cultural e científico do país.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de reconhecimento, sistematização e registro de informações sobre arquivos, com vistas ao seu controle físico e/ou intelectual é chamado de:

  • A.

    classificação.

  • B.

    avaliação.

  • C.

    levantamento documental.

  • D.

    protocolo.

  • E.

    dentificação.

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

Todos os órgãos públicos têm a obrigação de garantir o acesso de qualquer cidadão brasileiro a informações que sejam de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, com exceção das informações cujo sigilo seja necessário à segurança da sociedade e do Estado, além daquelas que violam a privacidade, a honra e a imagem de outros cidadãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os registros em nossos arquivos estão em risco. Os materiais de que são feitos, o ambiente em que são armazenados e a maneira como são guardados e utilizados ameaçam sua preservação de longo prazo. Para que a atual e as futuras gerações tenham acesso a esses documentos, devem ser adotados os seguintes procedimentos:

I. organizar planos e programas institucionais;

II. formular políticas e procedimentos de manutenção de acervo;

III. estabelecer um planejamento sistemático e abrangente;

IV. melhorar o ambiente de guarda dos acervos;

V. organizar projetos de acordo com as prioridades estabelecidas.

Analise os itens acima e assinale:

  • A.

    se apenas os itens I, II e IV estiverem corretos.

  • B.

    se apenas os itens II e IV estiverem corretos.

  • C.

    se apenas os itens I, III e V estiverem corretos.

  • D.

    se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos.

  • E.

    se todos os itens estiverem corretos.

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

A fim de garantir o acesso à informação e aos documentos, mas pensando também na melhoria da eficiência na organização documental, bem como na racionalização de custos, espaço físico e mão-de-obra, a legislação determina que os documentos permanentes devem ser guardados por um período mínimo de 30 anos, podendo ser eliminados após esse prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Schellenberg (1973), os documentos compreendidos na expressão “documentos de diretrizes” (policy documents) devem ser preservados. “Documentos de diretrizes”, em seu sentido estrito, referem-se a:

  • A.

    relatórios anuais das realizações de um órgão.

  • B.

    relatórios anuais de programas substantivos.

  • C.

    documentos especiais que registram as atividades-meio ou fim de um órgão.

  • D.

    documentos especiais que servem para comunicar diretrizes e normas de procedimentos aos vários setores de um órgão.

  • E.

    documentos especiais que servem para comunicar as políticas arquivísticas de um órgão a todos os setores subordinados.

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

O órgão responsável pela definição da política nacional de arquivos é o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que é vinculado ao Arquivo Nacional. O CONARQ é presidido pelo diretor-geral do Arquivo Nacional e integrado por representantes de instituições arquivísticas e acadêmicas, públicas e privadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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