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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A explosão documental demonstrada no quadro acima é um fenômeno contemporâneo. Assim, as primeiras preocupações mais sistemáticas com a avaliação de documentos arquivísticos são observadas a partir de meados do século XX. Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens a seguir.
A avaliação, quando ocorre no momento da produção dos documentos e paralelamente ao trabalho de classificação, evita a acumulação desordenada, segundo critérios temáticos, numéricos ou cronológicos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A explosão documental demonstrada no quadro acima é um fenômeno contemporâneo. Assim, as primeiras preocupações mais sistemáticas com a avaliação de documentos arquivísticos são observadas a partir de meados do século XX. Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens a seguir.
Os documentos de valor mediato (convênios, ajustes, acordos, balanços, atas, resoluções) são de guarda temporária.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A classificação de documentos arquivísticos depende do conhecimento e do uso de cinco conceitos relacionados ao processo classificatório. Esses conceitos são:
classificação, ordenação, arquivamento, codificação e instrumento de pesquisa.
classificação, avaliação, arquivamento, codificação e instrumento de classificação.
classificação, ordenação, arquivamento, codificação e arranjo.
classificação, ordenação, arquivamento, método e arranjo.
classificação, ordenação, arquivamento, codificação e instrumento de classificação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.
A preservação e a organização de documentos de arquivo são garantidas por lei porque tais documentos podem servir de apoio às atividades administrativas, ser elementos de informação e prova, além de contribuir para o desenvolvimento cultural e científico do país.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O processo de reconhecimento, sistematização e registro de informações sobre arquivos, com vistas ao seu controle físico e/ou intelectual é chamado de:
classificação.
avaliação.
levantamento documental.
protocolo.
dentificação.
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Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.
Todos os órgãos públicos têm a obrigação de garantir o acesso de qualquer cidadão brasileiro a informações que sejam de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, com exceção das informações cujo sigilo seja necessário à segurança da sociedade e do Estado, além daquelas que violam a privacidade, a honra e a imagem de outros cidadãos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Os registros em nossos arquivos estão em risco. Os materiais de que são feitos, o ambiente em que são armazenados e a maneira como são guardados e utilizados ameaçam sua preservação de longo prazo. Para que a atual e as futuras gerações tenham acesso a esses documentos, devem ser adotados os seguintes procedimentos:
I. organizar planos e programas institucionais;
II. formular políticas e procedimentos de manutenção de acervo;
III. estabelecer um planejamento sistemático e abrangente;
IV. melhorar o ambiente de guarda dos acervos;
V. organizar projetos de acordo com as prioridades estabelecidas.
Analise os itens acima e assinale:
se apenas os itens I, II e IV estiverem corretos.
se apenas os itens II e IV estiverem corretos.
se apenas os itens I, III e V estiverem corretos.
se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos.
se todos os itens estiverem corretos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.
A fim de garantir o acesso à informação e aos documentos, mas pensando também na melhoria da eficiência na organização documental, bem como na racionalização de custos, espaço físico e mão-de-obra, a legislação determina que os documentos permanentes devem ser guardados por um período mínimo de 30 anos, podendo ser eliminados após esse prazo.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Segundo Schellenberg (1973), os documentos compreendidos na expressão documentos de diretrizes (policy documents) devem ser preservados. Documentos de diretrizes, em seu sentido estrito, referem-se a:
relatórios anuais das realizações de um órgão.
relatórios anuais de programas substantivos.
documentos especiais que registram as atividades-meio ou fim de um órgão.
documentos especiais que servem para comunicar diretrizes e normas de procedimentos aos vários setores de um órgão.
documentos especiais que servem para comunicar as políticas arquivísticas de um órgão a todos os setores subordinados.
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Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.
O órgão responsável pela definição da política nacional de arquivos é o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que é vinculado ao Arquivo Nacional. O CONARQ é presidido pelo diretor-geral do Arquivo Nacional e integrado por representantes de instituições arquivísticas e acadêmicas, públicas e privadas.
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