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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O processo de avaliação em acervos acumulados possui características específicas, pois trata-se de arquivos cuja organização não se deu em função de um programa de gestão de documentos. De maneira geral, os procedimentos a serem adotados na avaliação de acervos acumulados são:
diagnóstico da manutenção do acervo, elaboração de um plano de pesquisa, definição dos prazos de guarda e produção de relatório de atividades.
diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um plano de classificação, pesquisa histórica e elaboração de índice topográfico.
diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um quadro de assunto, pesquisa dos prazos de guarda e produção de relatório de avaliação.
dagnóstico de conservação do acervo, elaboração de instrumentos de busca, pesquisa da legislação arquivística e produção de relatório de atividades.
diagnóstico de conservação do acervo, elaboração de instrumentos de classificação, pesquisa da legislação arquivística e produção de relatório de atividades.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.
A tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades meio da administração pública e o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: atividades-meio são instrumentos essenciais à organização dos arquivos, aumentando a eficácia dos serviços arquivísticos da administração pública porque possibilitam o controle e a rápida recuperação de informações, influenciam a racionalização da produção e do fluxo dos documentos e orientam as atividades de avaliação dos documentos produzidos e recebidos.
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Acerca dos métodos de arquivamento, assinale a afirmativa correta.
Os métodos de arquivamento podem ser divididos em duas classes: alfabéticos e numéricos.
Os métodos de arquivamento podem ser divididos em dois grandes sistemas: o geográfico e o ideográfico.
O método alfanumérico é considerado do sistema semiindireto.
Variadex e soundex são considerados métodos dígitoterminais.
O sistema direto é aquele em que, para se localizar o documento, é preciso apenas consultar o índice.
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Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.
A avaliação é uma atividade realizada exclusivamente pelo arquivista, responsável por definir quais os documentos que têm valor para fins administrativos e probatórios, quais os documentos que têm valor para a pesquisa e quais os documentos que podem ser eliminados.
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O ciclo da informação arquivística produzida pela administração pública envolve, por princípio, duas etapas: uma, no contexto organizacional da produção, e outra, nas instituições arquivísticas. Fazem parte do contexto organizacional da produção:
I. o processamento técnico;
II. o recolhimento;
III. o uso pelo cidadão, pelo pesquisador científico e, eventualmente, pelo administrador público;
IV. o uso privilegiado pelo administrador e, excepcionalmente, pelo cidadão e pesquisador científico;
V. a estocagem das informações de uso corrente e, em alguns casos, das que se encontram em fase intermediária.
Analise os itens acima e assinale:
se apenas os itens I, IV e V estiverem corretos.
se apenas os itens II e III estiverem corretos.
se apenas os itens II, III e V estiverem corretos.
se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos.
se todos os itens estiverem corretos.
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Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.
O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado nos órgãos federais para classificar os documentos segundo as funções e atividades desempenhadas pelo órgão; reflete a hierarquia funcional, definida por meio de classes, subclasses, grupos e subgrupos; identifica espécies e tipos documentais, que são denominados genericamente assuntos, recebendo códigos numéricos que se relacionam à citada hierarquia funcional.
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Acerca do método decimal de arquivamento, assinale a alternativa correta.
A divisão dos assuntos é sempre do particular para o geral.
A Classificação Decimal de Dewey, publicada em 1876, constava de uma tabela com dez assuntos e um índice.
Apenas as nove primeiras divisões são chamadas de classe, uma vez que a décima divisão é destinada a generalidades.
Como não há uma classificação universal para os arquivos, cada arquivo poderá adotar a sua própria classificação.
O esquema com a classificação adotada tem o nome de classificador ou código, o que dispensa um índice alfabético.
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Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.
Em um órgão público federal, quando há, na tabela de temporalidade, a indicação para eliminação de documentos, os funcionários elaboram a lista dos documentos a serem destruídos, encaminham-na para análise no Congresso Nacional e, uma vez aprovada a eliminação naquela instância, deverá, ainda, ser sancionada pelo presidente da República, para que possa ser executada.
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A transferência da propriedade legal de arquivos, resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios ou do direito de sucessão, próprio das pessoas físicas e jurídicas, é denominada de:
sucessão arquivística.
princípio da territorialidade.
princípio da pertinência.
proveniência territorial.
reintegração arquivística.
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A deterioração de algumas instâncias institucionais da administração pública brasileira, provocada pelo modelo neoliberal de Estado mínimo, atingiu frontalmente as instituições arquivísticas nacionais que, sob a liderança do Arquivo Nacional, vinham tentando romper, na década de 1980, com a tradição latino-americana dos arquivos nominais. (FONSECA, 2005) Por arquivos nominais entendem-se:
instituições arquivísticas responsáveis pela custódia de acervos familiares e pessoais.
instituições arquivísticas presentes nos orçamentos públicos de diversos países, mas que não utilizam as verbas de suas respectivas rubricas.
instituições arquivísticas presentes nos orçamentos públicos de diversos países e que ultrapassam as verbas de suas respectivas rubricas.
instituições arquivísticas presentes nos organogramas das administrações públicas de países latino-americanos, com todos os indícios de sua existência, mas desprovidas dos recursos materiais e humanos indispensáveis ao seu funcionamento.
instituições arquivísticas responsáveis pela custódia de acervos cartoriais.
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