Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Lista completa de Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

    Records management e pré-archivage consagraram-se como dois fenômenos marcantes da época do pós-guerra, valorizando aspectos fundamentais dos arquivos — até então pouco considerados pelo modelo historicista surgido com a Revolução Francesa.

                        Armando Malheiro Silva et al. In: Arquivística. Teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1999, p. 135 (com adaptações).

 Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens que se seguem.

Mesmo que o futuro aponte para uma Arquivologia sem papel e os suportes documentais sejam eletrônicos, as três idades documentais não desaparecerão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um aluno do quinto período do curso de arquivologia chega mais cedo à aula e encontra, no quadro de giz, resquício da aula anterior com o seguinte esquema:

O aluno imediatamente identifica que essa estrutura corresponde ao método

  • A.

    alfabético.

  • B.

    numérico.

  • C.

    duplex.

  • D.

    dicionário.

  • E.

    enciclopédico.

Na cidade de Rio Preto da Eva, no Amazonas, a Prefeitura conclama a população para recolher ao Arquivo Municipal documentos considerados históricos, reunidos pelas pessoas ao longo do tempo, a fim de complementar fundos ou séries arquivísticas, o que é prontamente atendido. Os documentos recebidos constituíam coleções de manuscritos históricos reunidos pelas diversas pessoas do município. Assim, o responsável pelo Arquivo Municipal conclui que essa coleção de manuscritos históricos

  • A.

    não se considera arquivo.

  • B.

    é a finalidade arquivística.

  • C.

    é a função básica do arquivo.

  • D.

    torna-se característica central do arquivo.

  • E.

    integra a metodologia do arquivo.

Considerando os estágios de evolução dos arquivos, aquele que se caracteriza pelo desempenhar de suas funções no estágio de terceira idade constitui o arquivo

  • A.

    morto.

  • B.

    permanente.

  • C.

    conservador.

  • D.

    terciário.

  • E.

    intermediário.

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

A criação de documentos é uma função arquivística apropriada pela gestão de documentos e tem suas origens na Antiguidade, época em que os arquivistas trabalhavam, também, como copistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A produção e acumulação de documentos acontece nos mais variados ambientes profissionais ou pessoais. Assim, quando os documentos são produzidos ou recebidos por famílias, pessoas ou instituições não governamentais, decorrentes de suas específicas atividades, possuindo relações orgânicas perceptíveis por meio do processo de acumulação, vão constituir especificamente os arquivos

  • A.

    processuais.

  • B.

    periódicos.

  • C.

    permanentes.

  • D.

    privados.

  • E.

    potenciais.

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O documento de arquivo transferido ao arquivo intermediário permanece com o acesso restrito à unidade que o acumulou, podendo, com a autorização da unidade acumuladora, ser acessado por outras unidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma equipe de profissionais da área de arquivologia, após levantamento e análise da documentação de uma instituição, define o método principal e os métodos secundários a serem adotados para a organização dos documentos. A equipe apresenta o seguinte esquema:

esquema apresenta a configuração, na ordem, dos seguintes métodos

  • A.

    decimal, duplex, alfabético e geográfico.

  • B.

    variadex, sondex, duplex e numérico.

  • C.

    assunto, geográfico, alfabético e cronológico.

  • D.

    sistemático, alfabético, decimal e ideográfico.

  • E.

    dicionário, enciclopédico, decimal e cronológico.

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O arquivo intermediário deve favorecer o baixo custo de armazenamento de documentos ainda com valor primário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para gerenciar um sistema arquivístico é fundamental estar preparado científica e tecnicamente, principalmente em relação aos desafios da tecnologia da informação e da gestão de documentos. Na gestão de documentos, a fase que inclui atividades de protocolo, expedição, organização e arquivamento nas etapas correntes e intermediárias, como também normas de acesso e recuperação da informação, é a

  • A.

    produção.

  • B.

    avaliação.

  • C.

    destinação.

  • D.

    utilização.

  • E.

    recuperação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...