Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Lista completa de Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O fim da prescrição de determinada ação pode ser utilizado como elemento para determinar o esgotamento do valor primário de um documento de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atividade de classificar documentos pressupõe conhecimentos da instituição e da natureza dos documentos e nela deve-se observar sempre que cada ramo de atividade exige um método diferenciado e adequado aos objetivos a que se propõe. Sendo assim, os métodos de arquivamento, segundo Paes (2005), pertencem a dois grandes sistemas:

  • A.

    direto e indireto.

  • B.

    geral e específico.

  • C.

    máximo e mínimo.

  • D.

    completo e incompleto.

  • E.

    complexo e simples.

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

A gestão de documentos independe da aplicação da teoria das três idades documentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um conjunto de correspondências deve ser organizado, respeitando-se as regras de alfabetação, com a utilização do critério de palavra por palavra, a partir de seus remetentes, que têm os seguintes nomes:

1 - Thiago Silva Monte Mor

2 - Alberto Montenegro

3 - Cristina Maria Monteiro

 4 - Zélia de Monte Sinai

5 - Carlos Henrique Monte Alegre

6 - Juliana Silveira Monte Branco

A ordenação decorrente deste critério terá a seguinte seqüência:

  • A.

    1, 2, 3, 4, 5 e 6

  • B.

    2, 3, 5, 6, 1 e 4

  • C.

    2, 5, 3, 6, 1 e 4

  • D.

    5, 6, 1, 4, 3 e 2

  • E.

    6, 4, 2, 3, 1 e 5

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O termo destinação, amplamente utilizado na prática arquivística, compreende a eliminação de documentos no arquivo corrente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma universidade realizou, por meio de sua faculdade de música, concertos em várias cidades brasileiras. No entanto, para a confirmação desses eventos, foram trocados vários documentos entre a universidade e as pessoas responsáveis nas cidades que contrataram os concertos. Assim, visando a organização das informações, foi constituído, na faculdade de música, um arquivo específico com os seguintes correspondentes:

1 - Carlos Alberto de Sá – Minas Gerais – Belo Horizonte

2 - Julia Silva – Minas Gerais – Araxá

3 - Áurea Alves – Minas Gerais – Barbacena

4 - Célio Boaventura – Minas Gerais – São João Del Rei

5 - Cláudia de Abreu – Minas Gerais – Tiradentes

Sabendo que a organização obedeceu ao método geográfico, na modalidade estado-cidade-correspondente, a ordenação correta é:

  • A.

    1, 2, 3, 4 e 5

  • B.

    3, 1, 4, 5 e 2

  • C.

    4, 3, 2, 1 e 5

  • D.

    5, 4, 1, 3 e 2

  • E.

    5, 4, 3, 2 e 1

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O plano de destinação é o instrumento que sistematiza as informações de uma lista de descarte e de uma tabela de descarte.

  • C. Certo
  • E. Errado

A situação de muitos arquivos públicos brasileiros não é adequada em relação à organização e à preservação. Em alguns depósitos de documentos, os acervos são deixados no chão, amontoados. Uma equipe de arquivistas, ao desenvolver um trabalho de levantamento de dados em um desses depósitos, encontrou uma verdadeira montanha de documentos no chão, medindo 5 metros de comprimento, 1 metro de altura e 3 metros de largura. Considerando que a quantificação arquivística é realizada por metros lineares, com base nas medidas encontradas no depósito, a documentação arquivística em m/l, foi quantificada em

  • A.

    15

  • B.

    45

  • C.

    105

  • D.

    150

  • E.

    180

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O recolhimento de documentos ao arquivo de custódia exige que os documentos não sejam de uso corrente, que tenham valor secundário e que não tenham restrições ao acesso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma equipe de consultores arquivistas quantificou o acervo do Arquivo Municipal de Presidente Figueiredo e encontrou a seguinte configuração:

- 5 estantes com 5 prateleiras (prateleiras medindo 1 metro de largura);

- 2 móveis arquivísticos de aço com cinco gavetas com 1 metro de profundidade cada;

- 1 amontoado de documentos medindo 1 metro de altura X 1 metro de largura e 2 metros de comprimento.

A equipe concluiu que esse arquivo possui, em m/l, a quantificação:

  • A.

    10

  • B.

    18

  • C.

    24

  • D.

    39

  • E.

    59

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...