Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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No âmbito do gerenciamento da informação e da gestão de documento, as funções realizadas nos arquivos intermediários incluem o(a)

  • A.

    descrição de documentos arquivísticos.

  • B.

    acompanhamento do trâmite dos documentos.

  • C.

    atendimento aos usuários internos para consulta aos documentos e empréstimo ao órgão produtor dos mesmos.

  • D.

    elaboração dos instrumentos de pesquisa do acervo arquivístico.

  • E.

    elaboração do quadro de arranjo do acervo arquivístico.

Assinale a opção que corresponde a objetivo de um programa de gestão documental.

  • A. Elaborar o inventário do fundo arquivístico.
  • B.

    Garantir a reprodução dos documentos para trâmite interno.

  • C.

    Realizar exposições tomando-se como base o acervo arquivístico.

  • D.

    Auxiliar na preservação dos documentos identificados como de valor secundário e de guarda permanente.

  • E.

    Adotar o método de arquivamento ideográfico para os dossiês funcionais.

Quanto ao gerenciamento da informação, assinale a opção em que todas as atividades apresentadas, referentes a documentos e processos, são de responsabilidade do setor de protocolo.

  • A.

    autuação, encaminhamento e arquivamento

  • B.

    recebimento, classificação, controle da tramitação e expedição

  • C.

    classificação, descrição, arquivamento e expedição

  • D.

    registro, classificação, destinação e avaliação

  • E.

    autuação, registro, organização e descrição

Assinale com V a(s) afirmativa(s) Verdadeira(s) e com F, a(s) afirmativa(s) Falsa(s). Para se organizar um arquivo percorrem-se as etapas:

( ) Colheita de dados e colheita de informações.

( ) Estudo analítico de informações e dados colhidos.

( ) Planejamento, implantação e acompanhamento.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    V – V – V.

  • B.

    V – F – V.

  • C.

    F – V – V.

  • D.

    F – F – V.

A respeito dos documentos arquivísticos e da política de acesso a eles, julgue os itens a seguir.

A gestão de documentos arquivísticos ocupa-se dos documentos de fases intermediária e permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na administração de documentos correntes tem-se a preocupação de conservá-los de maneira ordenada e acessível. Para atingir esses objetivos torna-se necessário que os documentos sejam bem

  • A.

    classificados e manuseados.

  • B.

    classificados e arquivados.

  • C.

    selecionados e arquivados.

  • D.

    selecionados e classificados.

  • E.

    selecionados e manuseados.

Para definir os prazos de retenção e ter um instrumento norteador do destino dos documentos na empresa é necessária a Tabela

  • A. Cronológica.
  • B.

    PHA.

  • C.

    de Temporalidade Documental.

  • D.

    de Temporalidade Assessoral.

  • E.

    CUTTER.

A colocação correta das pastas e guias nas gavetas do arquivo, onde cada documento deve ocupar um único e exclusivo lugar, é chamada de

  • A.

    arranjo.

  • B.

    notação.

  • C.

    etiquetas.

  • D.

    projeções.

  • E.

    classificados.

Considere o setor de protocolo que tem, entre suas atribuições, as rotinas de receber a correspondência, separando a oficial da particular, distribuindo a particular aos interessados, separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da sigilosa, abrir a correspondência ostensiva e encaminhar a sigilosa aos respectivos destinatários. Este setor é o de:

  • A.

    recebimento e classificação

  • B.

    recepção e movimentação

  • C.

    registro e movimentação

  • D.

    empréstimos e consulta

  • E.

    consulta e expedição

Utilizando-se o método alfabético simples, uma correspondência de João Carlos Barbosa Santos deverá ser arquivada da seguinte maneira:

  • A.

    João Carlos Barbosa Santos

  • B.

    Barbosa Santos, João Carlos

  • C.

    João Carlos, Barbosa Santos

  • D.

    Santos Barbosa, João Carlos

  • E.

    Santos, João Carlos Barbosa

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