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Com relação ao setor responsável pelo protocolo, pela expedição e pelo controle interno de documentos em uma instituição, julgue os itens a seguir.
Denomina-se protocolo o setor responsável pelo recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos que estão em curso. Essa palavra também é apropriadamente utilizada para denominar o número de registro que cada documento recebe e, ainda, para o nome do livro de registro de documentos recebidos e(ou) expedidos.
Com relação ao setor responsável pelo protocolo, pela expedição e pelo controle interno de documentos em uma instituição, julgue os itens a seguir.
O assistente administrativo responsável por receber a correspondência encaminhada à instituição tem como primeira tarefa abrir toda a correspondência, numerá-la e registrá-la em um livro. Em seguida, deve analisar cada documento para separar a correspondência em três conjuntos: o de caráter particular, o de caráter oficial e o de cunho sigiloso. Finalmente, ele deve encaminhar a correspondência aos destinatários.
Com relação ao setor responsável pelo protocolo, pela expedição e pelo controle interno de documentos em uma instituição, julgue os itens a seguir.
Quando um documento novo chega a esse setor, o assistente administrativo deve atribuir um número a esse documento, registrá-lo (em fichas ou em livro), anotando a data em que o documento foi recebido, bem como a procedência, a espécie e o código correspondente no plano de classificação dos documentos da instituição.
Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.
Quando um documento chegar ao arquivo sem ter recebido um código de classificação no setor de protocolo, o assistente administrativo deverá proceder à devida classificação. Para isso, ele precisa analisar o documento para poder enquadrá-lo, adequadamente, no plano de classificação dos documentos da instituição. Em seguida, ele deve registrar o código de classificação no documento.
Considerando as atividades relacionadas à gestão documental e aos arquivos correntes, julgue os próximos itens.
O uso do vocábulo protocolo, de acordo com a terminologia arquivística atualmente aceita, deve restringir-se à indicação do número de registro ou classificação que é atribuído ao documento quando recebido nos órgãos ou instituições públicas.
A explosão da informação arquivística, ocorrida no período entre as grandes guerras mundiais, exigiu que a arquivística repensasse seus conceitos e suas práticas. Surgiram, desse novo cenário, os conceitos das três idades documentais e da gestão de documentos. Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos.
O protocolo tem como atribuições o registro, a expedição, a avaliação, a restauração, a tramitação e a distribuição de documentos e informações nas organizações contemporâneas.
A política arquivística brasileira, que tem no Conselho Nacional de Arquivos o seu formulador, é constituída por um corpus de leis, decretos e resoluções. Julgue os itens a seguir, que versam sobre legislação arquivística.
Toda correspondência oficial expedida deve conter, para sua identificação em sistema próprio, a espécie do documento e o órgão emissor, seguido da sigla da unidade, do número de ordem, do destinatário, do assunto e da data da emissão.
Entre as atividades realizadas pelo primeiro setor da administração pública citado no texto, algumas são funções típicas de um serviço de protocolo.
Documento que, pela natureza de seu conteúdo, requer medidas especiais de acesso. Essa definição corresponde a
Documento público.
Documento oficial.
Documento sigiloso.
Documento vital.
Com base no conhecimento arquivístico sistematizado, julgue os itens a seguir.
Nas organizações, os serviços de protocolo devem ser os responsáveis pelo controle do trâmite dos documentos.
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