Questões sobre Protocolo

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NÃO cabe ao serviço de protocolo de uma instituição

  • A. separar a correspondência oficial da particular e distribuí- la.
  • B. elaborar tabelas de temporalidade dos documentos.
  • C. apor carimbo nos documentos.
  • D. elaborar o resumo de cada documento.
  • E. anotar no documento o número e a data da primeira distribuição.

Com relação a protocolos, arquivos correntes e intermediários, julgue os próximos itens. É adequado atribuir atividades de recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos em uso aos empregados do setor de protocolo do arquivo de uma instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ato pelo qual determinado documento, depois de recebido no setor de protocolo, passa a constituir processo é conhecido como

  • A. autenticação.
  • B. avaliação.
  • C. arquivamento.
  • D. autuação.
  • E. transferência.

Sobre as atividades de protocolo, analise as afirmativas a seguir.

I. É um conjunto de operações visando ao controle dos documentos que tramitam no órgão.

II. Assegura a imediata localização e a recuperação dos documentos.

III. Classifica, registra e avalia os documentos.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Sobre as responsabilidades e atividades realizadas pela unidade protocolizadora, considere:

I. Além de realizar as atividades de protocolo, a unidade tem a incumbência de autuar processos, independentemente de sua denominação e posiciona mento hierárquico na estrutura organizacional.

II. O método alfanumérico é incluído nas classes de métodos básicos e padronizados de arquivamento.

III. Os documentos recebidos em envelopes fechados deverão ser abertos pelo protocolo, desde que não sejam particulares (documentos não endereçados à instituição, e sim a um funcionário em particular) ou sigilosos (ultrassecretos, secretos, confidenciais ou reservados).

IV. O prazo de guarda de protocolos, em fase corrente, é de 3 (três) anos.

Está correto o que consta APENAS em:

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. IV.
  • E. II e IV.

O controle rotineiro da tramitação dos documentos, no âmbito das instituições públicas brasileiras, compete

  • A. ao arquivo intermediário.
  • B. ao serviço de protocolo.
  • C. aos arquivos setoriais.
  • D. ao arquivo central.
  • E. à comissão de avaliação.

No que se refere a conceitos e procedimentos aplicados à gestão de documentos, julgue os seguintes itens. As atividades de protocolo, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições, inserem-se na fase da produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a conceitos e procedimentos aplicados à gestão de documentos, julgue os seguintes itens. A distribuição da correspondência de cunho particular é atribuição do protocolo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a conceitos e procedimentos aplicados à gestão de documentos, julgue os seguintes itens. A correspondência recebida pelo protocolo central ou setorial, no âmbito da administração pública federal, pode ter origem interna ou externa ao órgão ou à entidade integrantes do sistema de serviços gerais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a conceitos e procedimentos aplicados à gestão de documentos, julgue os seguintes itens. A expedição de correspondência particular, que deve estar explícita nas normas internas de protocolo, fica a critério de cada órgão ou entidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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