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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
A maioria dos arquivos, seja público ou privado, possui instrumentos de trabalho que auxiliam o desenvolvimento das atividades cotidianas; um exemplo de instrumento que deve figurar em todos os arquivos possui a seguinte estrutura:
Essa estrutura corresponde à(ao)
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Em uma instituição arquivística, onde é utilizado o código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública, realiza-se uma classificação a partir da classe 012 – Comunicação Social.
A ordem correta para os assuntos acima tem de obedecer à seguinte estrutura:
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
A climatização dos ambientes arquivísticos é um fator especialmente importante para a preservação de acervos documentais. Ela implica o controle eficiente de temperatura e de umidade relativa do ar nos ambientes dos depósitos de arquivamento e na guarda de documentação. A prática dos conservadores tem levado à implantação de sistemas de controle desses elementos, fundamentais à conservação de acervos. Assim, o controle da climatização deve ser realizado por meio da leitura de aparelhos colocados nos depósitos arquivísticos, que são
No arquivo de uma instituição, após um levantamento documental, são identificados documentos com as seguintes características: "texto padronizado, usado em engenharia, arquitetura e urbanismo, que acompanha os desenhos de um projeto no qual são explicitados e justificados os critérios e as soluções adotados e outros pormenores." (Bellotto, 1998). Essas características são específicas de
Medida Provisória.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
A tecnologia que tem qualidade arquivística e que foi regulamentada pelo Decreto no 1.799, de 30 de janeiro de 1996, é a microfilmagem de documentos oficiais, abrangendo qualquer espécie ou em qualquer suporte. A microfilmagem tem de ser realizada em filme original, com o mínimo de 180 linhas de definição, garantidas a segurança e a qualidade de imagem e de reprodução. No entanto, para efeito de segurança, há obrigatoriedade da extração de filme
A necessidade de reduzir erros, no arquivamento de grande volume documental que utiliza o número como elemento principal, orientou o surgimento do método dígito terminal, em que os documentos são numerados sequencialmente, e os números dispostos em três grupos de dois dígitos cada um (grupos: primário, secundário e terciário). Nesse método, os dossiês com os números (1) 034899, (2) 306218, (3) 482920, (4) 557718 e (5) 513120 ficam organizados na ordem
A Lei no 8.159, de 08 de janeiro de 1991, dispõe sobre a Política de Arquivos Públicos e Privados e garante, em seu Art. 4o: "Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, bem como à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.". Fixa, assim, as categorias de sigilo, como as dos documentos que, referentes à segurança da sociedade e do Estado, serão restritos por um prazo máximo de 30 (trinta) anos, a contar da data de seu(sua)
O Conselho Nacional de Arquivos, criado a partir da Lei no 8.159, tem a finalidade de definir a Política Nacional de Arquivos como órgão central do Sistema Nacional de Arquivos. Nessa esteira legislativa, exerce orientação normativa, visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo, entendendo gestão documental como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases
Em uma instituição de ensino superior, o fluxo documental é contínuo, exigindo atenção constante por parte dos profissionais que se ocupam dos documentos. Muitos documentos não devem ser disponibilizados ao público por sua natureza restritiva, já outros não possuem qualquer restrição de acesso e são classificados como
ostensivos.
correntes.
funcionais.
formais.
convencionais.
Um técnico administrativo de uma empresa pública inicia a organização de um arquivo de correspondentes estrangeiros, utilizando as regras de alfabetação nos seguintes nomes: 1 Al Bem-Hur, 2 Francisco de los Rios, 3 Julia de Oviedo y Baños, 4 Julio Muller, 5 George Churchill. A organização deverá apresentar a seguinte seqüência:
1, 2, 3, 4 e 5
1, 5, 4, 3 e 2
3, 2, 1, 4 e 5
5, 3, 1, 4 e 2
5, 4, 2, 1 e 3
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