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Considere o documento abaixo.
É correto afirmar que o documento apresentado representa um(a)
aviso.
memorando.
ofício.
circular.
carta.
A asseveração de que o dado ou a informação é verdadeiro e fidedigno, tanto na origem quanto no destino, referencia integralmente o conceito arquivisticamente conhecido como
autenticação.
legitimação.
confiabilidade.
organicidade.
integralidade.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Em uma instituição com 180 anos de existência, o processo de organização de arquivos é uma das etapas mais importantes da administração, pois objetiva a preservação da memória institucional, disponibilizando, quando necessário, as informações organizadas. Contudo, um grande trabalho deve ser efetivado para estabelecer a direção que os documentos devem seguir, podendo ser: redução do volume do acervo, transferência para um depósito de armazenamento intermediário ou definitivo ou, simplesmente, a destruição ou descarte. Esse trabalho que é realizado na documentação é conhecido arquivisticamente como
destinação
tipificação
substituição
incorporação
sistematização
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Vários arquivos públicos, que concentram grandes massas documentais, realizam ações relevantes para a sociedade. No entanto, é importante controlar esses volumes documentais que são, muitas vezes, armazenados indiscriminadamente, sob pena de perder a referência otimizada de prestação de serviços públicos. Assim, de forma racional, esses arquivos elaboram tabelas que visam a obter autorização para a destruição dos documentos sem valor, do tipo rotineiro. Essas são as tabelas de
descarte
avaliação
decadência
planejamento
temporalidade
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Os arquivos utilizam elementos que são essenciais à sua organização, como: o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública atividade meio e a Tabela de Temporalidade de Documentos relativa à atividade meio da administração pública. Esses elementos são instrumentos fundamentais para a organização dos arquivos
permanentes e especiais
especiais e especializados
correntes e intermediários
classificados e permanentes
intermediários e permanentes
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
A estrutura da tabela de classificação de documentos do CONARQ orienta para que as principais classes correspondam às grandes funções desempenhadas pelos órgãos. Essas classes se subdividem e apresentam a seguinte estrutura
0.0.0, 0.1.0, 0.1.2, 0.1.2.1, 0.1.2.1.1
0.00, 0.10, 0.12, 0.12.1, 0.12.11
00-0, 0-10, 01-2, 01-2-1, 01-2-1-1
000, 010, 012, 012.1, 012.11
000, 0.10, 0.12, 0.121, 0.1221
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
A determinação de um espaço físico para abrigar um arquivo exige cuidados importantes como o controle de luz, umidade, temperatura, poeira e gases, visando à
oscilação das fibras.
umidade documental.
conservação do acervo.
parcimônia da intempérie.
laminação dos documentos.
Uma pesquisa com usuários do Centro de Informação Tecnológica do Instituto de Tecnologia Aplicada demandou a organização de um arquivo, utilizando rigorosamente as regras de alfabetação dos seguintes nomes: 1 Ricardo Vila Verde, 2 Roberto Villa Branca, 3 Renato Zambrotti & Cia. Ltda., 4 Dra. Raquel do Valle, 5 Prof. Robson Vodopiles. Esta organização obedeceu à seguinte seqüência:
1, 2, 3, 4, 5
3, 4, 1, 2, 5
4, 1, 2, 5, 3
4, 3, 1, 2, 5
5, 4, 3, 2, 1
Um arquivista, ao organizar os arquivos de documentos acumulados de uma instituição de pesquisa, inicia seu trabalho com o levantamento de dados e verifica que, em uma sala, os documentos estão dispostos em estantes, armários e mapotecas. Observa que a forma física dos documentos é diversificada como: cd-rom, fitas, fotografias, discos e microformas e decide, já no levantamento, que esses documentos serão tratados de maneira diferenciada dos documentos convencionais, pois se trata de um arquivo
especializado.
fonográfico.
centralizado.
setorial.
especial.
Uma empresa de grande porte concentra um grande volume de documentos cujo elemento principal de identificação é o número, pois trata de uma organização com base no método dígito-terminal. Alguns documentos receberam os seguintes números: P 56.212, Q 86212, R 94217, S 218.703, T 972.689. Desta forma, utilizando o método dígito-terminal para a organização, a ordem e estrutura é a seguinte:
P, Q, R, S e T.
Q, S, P, T e R.
R, T, Q, P e S.
S, P, Q, R e T.
T, S, P, R e Q.
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