Questões de Arquivologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Considere o documento abaixo.

É correto afirmar que o documento apresentado representa um(a)

  • A.

    aviso.

  • B.

    memorando.

  • C.

    ofício.

  • D.

    circular.

  • E.

    carta.

A asseveração de que o dado ou a informação é verdadeiro e fidedigno, tanto na origem quanto no destino, referencia integralmente o conceito arquivisticamente conhecido como

  • A.

    autenticação.

  • B.

    legitimação.

  • C.

    confiabilidade.

  • D.

    organicidade.

  • E.

    integralidade.

Em uma instituição com 180 anos de existência, o processo de organização de arquivos é uma das etapas mais importantes da administração, pois objetiva a preservação da memória institucional, disponibilizando, quando necessário, as informações organizadas. Contudo, um grande trabalho deve ser efetivado para estabelecer a direção que os documentos devem seguir, podendo ser: redução do volume do acervo, transferência para um depósito de armazenamento intermediário ou definitivo ou, simplesmente, a destruição ou descarte. Esse trabalho que é realizado na documentação é conhecido arquivisticamente como

  • A.

    destinação

  • B.

    tipificação

  • C.

    substituição

  • D.

    incorporação

  • E.

    sistematização

Vários arquivos públicos, que concentram grandes massas documentais, realizam ações relevantes para a sociedade. No entanto, é importante controlar esses volumes documentais que são, muitas vezes, armazenados indiscriminadamente, sob pena de perder a referência otimizada de prestação de serviços públicos. Assim, de forma racional, esses arquivos elaboram tabelas que visam a obter autorização para a destruição dos documentos sem valor, do tipo rotineiro. Essas são as tabelas de

  • A.

    descarte

  • B.

    avaliação

  • C.

    decadência

  • D.

    planejamento

  • E.

    temporalidade

Os arquivos utilizam elementos que são essenciais à sua organização, como: o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública – atividade meio – e a Tabela de Temporalidade de Documentos relativa à atividade meio – da administração pública. Esses elementos são instrumentos fundamentais para a organização dos arquivos

  • A.

    permanentes e especiais

  • B.

    especiais e especializados

  • C.

    correntes e intermediários

  • D.

    classificados e permanentes

  • E.

    intermediários e permanentes

A estrutura da tabela de classificação de documentos do CONARQ orienta para que as principais classes correspondam às grandes funções desempenhadas pelos órgãos. Essas classes se subdividem e apresentam a seguinte estrutura

  • A.

    0.0.0, 0.1.0, 0.1.2, 0.1.2.1, 0.1.2.1.1

  • B.

    0.00, 0.10, 0.12, 0.12.1, 0.12.11

  • C.

    00-0, 0-10, 01-2, 01-2-1, 01-2-1-1

  • D.

    000, 010, 012, 012.1, 012.11

  • E.

    000, 0.10, 0.12, 0.121, 0.1221

A determinação de um espaço físico para abrigar um arquivo exige cuidados importantes como o controle de luz, umidade, temperatura, poeira e gases, visando à

  • A.

    oscilação das fibras.

  • B.

    umidade documental.

  • C.

    conservação do acervo.

  • D.

    parcimônia da intempérie.

  • E.

    laminação dos documentos.

Uma pesquisa com usuários do Centro de Informação Tecnológica do Instituto de Tecnologia Aplicada demandou a organização de um arquivo, utilizando rigorosamente as regras de alfabetação dos seguintes nomes: 1 – Ricardo Vila Verde, 2 – Roberto Villa Branca, 3 – Renato Zambrotti & Cia. Ltda., 4 – Dra. Raquel do Valle, 5 – Prof. Robson Vodopiles. Esta organização obedeceu à seguinte seqüência:

  • A.

    1, 2, 3, 4, 5

  • B.

    3, 4, 1, 2, 5

  • C.

    4, 1, 2, 5, 3

  • D.

    4, 3, 1, 2, 5

  • E.

    5, 4, 3, 2, 1

Um arquivista, ao organizar os arquivos de documentos acumulados de uma instituição de pesquisa, inicia seu trabalho com o levantamento de dados e verifica que, em uma sala, os documentos estão dispostos em estantes, armários e mapotecas. Observa que a forma física dos documentos é diversificada como: cd-rom, fitas, fotografias, discos e microformas e decide, já no levantamento, que esses documentos serão tratados de maneira diferenciada dos documentos convencionais, pois se trata de um arquivo

  • A.

    especializado.

  • B.

    fonográfico.

  • C.

    centralizado.

  • D.

    setorial.

  • E.

    especial.

Uma empresa de grande porte concentra um grande volume de documentos cujo elemento principal de identificação é o número, pois trata de uma organização com base no método dígito-terminal. Alguns documentos receberam os seguintes números: P – 56.212, Q – 86212, R – 94217, S – 218.703, T – 972.689. Desta forma, utilizando o método dígito-terminal para a organização, a ordem e estrutura é a seguinte:

  • A.

    P, Q, R, S e T.

  • B.

    Q, S, P, T e R.

  • C.

    R, T, Q, P e S.

  • D.

    S, P, Q, R e T.

  • E.

    T, S, P, R e Q.

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