Questões de Arquivologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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As opções abaixo mostram formas de transmitir uma informação com eficiência, SALVO uma. Assinale-a.

  • A. Enviar a informação por correio eletrônico (e-mail).
  • B. Escrever um bilhete com os dados mais importantes
  • C. Redigir uma carta com todos os detalhes
  • D. Colocar um aviso sobre a agenda do interessado
  • E. Pedir a um colega para repassar o aviso.

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada afirmação sobre arquivos apresentada abaixo.

A ordem correta é:

  • A.

    V - V - F - V.

  • B.

    V - V - F - F.

  • C.

    V - F - V - V

  • D.

    F - F - V - F.

  • E.

    F - V - F - V.

Assinale a afirmativa correta a respeito de arquivos intermediários.

  • A. Devem necessariamente ser conservados próximos aos escritórios
  • B. Devem disponibilizar seus documentos para consultas freqüentes
  • C. São também chamados de "limbo", "purgatório" ou "arquivo morto".
  • D. Guardam documentos oficiais ou de valor histórico em caráter permanente
  • E. Reúnem documentos que precisam estar acessíveis, apesar de menos consultados.

Ao atender a um pesquisador que pretende obter empréstimo de algum material para consulta, o arquivista deve:

  • A.

    solicitar e manter consigo algum tipo de identificação do consulente durante o período do empréstimo

  • B.

    solicitar do pesquisador a assinatura de um recibo referente à entrega dos documentos

  • C.

    solicitar a apresentação de um ofício no qual esteja claramente explicitado o uso a ser dado ao material.

  • D.

    procurar, pela natureza da sua profissão, controlar e proteger o pesquisador

  • E. informar o pesquisador a respeito de possíveis danos ao material por seu uso fora da sede.

Assinale a afirmação correta acerca de empréstimos de documentos.

  • A. O prazo de 30 dias é considerado padrão para empréstimos de quaisquer tipos de documentos
  • B. Os dossiês arquivados não podem ser emprestados para nenhum departamento da empresa.
  • C. Um documento só pode ser cedido ao órgão que o produziu ou recebeu, ou sob sua autorização
  • D.

    Para facilitar seu manuseio, ao serem emprestados, os documentos avulsos devem ser retirados das pastas onde estão arquivado

  • E. Para controle da devolução, basta manter uma ficha com o nome do consulente e a data da devolução.
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