Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As pastas abaixo deverão ser arquivadas segundo as regras de alfabetação.
I – Terceiro Seminário Brasileiro de Pesquisa.
II – XX Congresso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.
III – 9o Simpósio de Diretores de Bibliotecas Universitárias da América Latina.
IV – Décimo Sétimo Encontro de Indexadores de Periódicos.
V – 15o Encontro Nacional de Informação e Documentação Jurídica.
A ordem correta de arquivamento é:
Assinale a afirmação INCORRETA a respeito do método de alfabetação para nomes de pessoas.
Quando os sobrenomes são iguais, prevalece a ordem alfabética dos prenomes
Sobrenomes compostos de substantivo e adjetivo (como Monte Verde) não são separados.
Sobrenomes iniciados com a palavra Santa (como Santa Cruz) são compostos e não se separam.
Títulos que acompanham nomes, como General ou Ministro, são considerados na alfabetação.
Os nomes orientais (japoneses ou árabes, por exemplo) são registrados exatamente como se apresentam.
Indique a opção em que as firmas mencionadas estão apresentadas na ordem adequada, de acordo com as regras de alfabetação.
O Globo – Jornal do Brasil – A Tarde
Fundação Banco do Brasil – Fundação Getúlio Vargas – Fundação dos Correios.
Jorge Zahar Editor – Editora Nova Fronteira – Areal Editores
Roditi Joalheiros H. Stern Amsterdam Sauer.
Alumibrás – Associação Brasileira de Imprensa – Associação dos Analistas de Sistemas
O método numérico simples é indireto porque:
a documentação é arquivada em pastas miscelâneas, que devem conter de 10 a 20 correspondentes cada uma
a atribuição de números aos correspondentes é feita segundo ordenação alfabética, sem preocupação com a ordem de entrada.
tem ampla aplicação nos arquivos especiais – discos, fotografias, filmes, fitas sonoras – mediante ligeiras adaptações.
requer consulta a um índice alfabético remissivo, que fornecerá o número sob o qual a pasta ou o documento foi arquivado.
pode-se aproveitar o número de uma pasta que venha a vagar, para não manter pastas sem utilidade no arquivo.
Você recebe a tarefa de organizar um arquivo geográfico por estados. As seis primeiras pastas são:
As pastas devem ser arquivadas na seguinte ordem:
3 - 6 - 4 - 1 - 5 - 2.
5 - 3 - 4 - 1 - 6 - 2.
5 - 6 - 3 - 2 - 1 - 4.
6 - 3 - 1 - 4 - 5 - 2.
6 - 3 - 5 - 2 - 1 - 4.
Analise os procedimentos abaixo referentes ao manuseio da correspondência comercial. I - Separar toda a correspondência particular e encaminhá-la ainda lacrada, sem abrir os envelopes. II - Conservar o envelope grampeado à carta quando a data de postagem for importante como comprovante. III - Organizar a correspondência por destinatário, mantendo tudo junto: cartas, livros, jornais, revistas e objetos diversos. IV - Encaminhar apenas para o departamento mais importante a carta que contiver assuntos que sejam de interesse de dois ou mais departamentos. V - Agrupar, durante a leitura, os documentos de cada departamento, para que não seja necessário reorganizá-los para serem enviados aos destinatários. São corretos os seguintes procedimentos
III e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
Assinale a opção em que a definição do termo "protocolo" diz respeito ao controle de documentos recebidos e/ou expedidos.
Aponte a afirmativa correta quanto ao atendimento ao público
Indique a única opção correta de arquivamento, pelo método alfabético, para o nome GENERAL JURANDIR DE CASTELO BRANCO JUNIOR
Assinale a afirmativa INCORRETA a respeito dos arquivos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...