Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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No que se refere à política de descrição, assinale a opção correta.

  • A.

    No âmbito da definição de prioridades para a descrição, cabe optar tanto pelos documentos mais antigos quanto pelos mais recentes, dando-se prioridade aos documentos com maior demanda, que correspondam às tendências da historiografia e às temáticas em voga.

  • B.

    Um ponto básico para a política de descrição é a hierarquia dos instrumentos de pesquisa, os quais devem contemplar informações essenciais relativas aos documentos e a instituição, partindo do particular para o geral. Os instrumentos podem ser elaborados sucessiva ou concomitantemente.

  • C.

    A descrição não tem relação direta com nenhuma outra atividade arquivística, portanto não é necessário que arquivistas façam parte da equipe, a qual deverá apenas aplicar as normas de descrição.

  • D.

    Além dos elementos descritivos previstos nas normas, alguns instrumentos trazem descritores ou índices como informações complementares. A função secundária de tais anexos permite que sejam elaborados por estagiários ou auxiliares, desde que recebam treinamento básico.

  • E.

    A planificação é fundamental para a política de descrição. É preciso estabelecer cronogramas e metas, prevendo todos os instrumentos de pesquisa, segundo as prioridades preestabelecidas. Devem ser incluídos, também, os trabalhos relacionados a eventos específicos ou efemérides.

Com referência ao plano de emergência, assinale a opção correta.

  • A.

    O plano de emergência deve contemplar um plano de restauração de documentos que estabeleça regras e prioridades para intervenção nas peças danificadas em sinistros.

  • B.

    Todo arquivo deve ter um plano de emergência, ou seja, um documento escrito que estabeleça medidas preventivas contra riscos potenciais como insetos, roubo, vandalismo, além de ações de emergência em caso de sinistros, como incêndios e enchentes.

  • C.

    O plano de emergência deve incluir um programa de manutenção do edifício, composto por regras para higienização dos ambientes e do acervo, visto que a sujidade afeta diretamente os documentos e estimula infestações biológicas.

  • D.

    O esquema de comunicação de urgência faz parte do plano de emergência e determina, entre os funcionários do arquivo, quem é o responsável, na situação de sinistro, por fazer contato com o corpo de bombeiros, as famílias de funcionários vitimados e a imprensa.

  • E.

    O esquema de comunicação de urgência faz parte do plano de emergência e determina, entre os funcionários do arquivo, quem é o responsável, na situação de sinistro, por fazer contato com o corpo de bombeiros, as famílias de funcionários vitimados e a imprensa.

No que diz respeito ao procedimento de categorização dos documentos sigilosos, a classificação dos documentos na categoria de ultrassecretos cabe

  • A.

    ao diretor do órgão em que esteja arquivado o documento e aos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

  • B.

    apenas aos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

  • C.

    ao presidente e ao vice-presidente da República, ministro de Estado e equiparados, e aos comandantes da marinha, do exército e da aeronáutica.

  • D.

    ao diretor e às demais autoridades do órgão em que esteja arquivado o documento.

  • E.

    as ministros de Estado e às autoridades com função de direção e chefia.

Quanto às tipologias documentais e aos suportes físicos, julgue os próximos itens.

O alisamento é uma das operações de restauração de documentos mais utilizadas em países tropicais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às normas de descrição arquivística, assinale a opção correta.

  • A.

    O objetivo da NOBRADE é estruturar a informação, tornando as descrições adequadas e consistentes; não determina a forma final dos instrumentos de pesquisa, apenas exige a presença dos elementos de descrição obrigatórios.

  • B.

    O nível de descrição é determinado pela profundidade de análise do conteúdo e pelo grau de detalhamento na descrição de um documento ou conjunto documental.

  • C.

    A ISAD (G) é uma norma internacional que propõe padronizar a descrição arquivística a partir da modelagem não estruturada dos conteúdos de cada item da descrição, visando sua recuperação individual, independentemente de qualquer relação entre os diferentes documentos ou os diferentes níveis.

  • D.

    A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) adota o sistema de descrição multinível, que usa como base, para os níveis descritivos, a estrutura administrativa da instituição produtora dos documentos, refletindo as relações entre os conteúdos documentais e entre os fundos.

  • E. A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) adota o sistema de descrição multinível, que usa como base, para os níveis descritivos, a estrutura administrativa da instituição produtora dos documentos, refletindo as relações entre os conteúdos documentais e entre os fundos.

Entre os documentos categorizados como sigilosos, aqueles cujo conhecimento não autorizado acarreta dano grave à segurança da sociedade e do Estado são classificados como

  • A.

    ultrassecretos.

  • B.

    reservados.

  • C.

    restritos.

  • D.

    confidenciais.

  • E.

    secretos.

A respeito dos instrumentos de pesquisa, assinale a opção correta.

  • A.

    Não é possível utilizar as orientações da NOBRADE para confecção dos instrumentos de pesquisa tradicionais, porque esta norma foi elaborada para ser utilizada em sistemas de descrição automatizados e, por isso, seus elementos de descrição são adequados apenas ao formato digital.

  • B.

    O inventário é o instrumento de pesquisa mais tradicional e abrangente, apresentando-se como o modo mais rápido e eficiente de disponibilizar informações para administradores ou pesquisadores. Deve ser, portanto, a primeira atividade de descrição de qualquer instituição.

  • C.

    Os instrumentos mais vantajosos que o arquivista deve elaborar são os catálogos, pois permitem a descrição detalhada de unidades ou peças documentais e requerem pequeno investimento de tempo e pessoal.

  • D.

    O guia é instrumento adequado quando se pretende divulgar informações gerais a respeito de um setor ou uma entidade arquivística e seus fundos e coleções.

  • E.

    O repertório é o instrumento de descrição de arquivos destinado a indicar a localização física das unidades de arquivamento.

As funções de criação, avaliação, aquisição, classificação, descrição, difusão e preservação se fundamentam no princípio arquivístico do(a)

  • A.

    proveniência.

  • B.

    territorialidade.

  • C.

    originalidade.

  • D.

    pertinência.

  • E.

    respeito à ordem original.

Assinale a opção em que se indicam corretamente apenas iniciativas de divulgação do arquivo e ação cultural habitualmente realizadas no Brasil.

  • A.

    colaboração para a produção de filmes artísticos e documentários

  • B.

    comentários sobre grupos documentais de interesse, feitos pelos arquivistas e abertos ao público, em horários acessíveis

  • C.

    palestras, debates, patrocínio de congressos, lançamentos de publicações e promoção de concursos sobre temas históricos

  • D.

    exposição do documento do mês, selecionado em função de algum evento ou efeméride, no próprio espaço do arquivo

  • E.

    colaboração com empresas de turismo para elaboração de material de divulgação e montagem de circuitos de turismo cultural

O princípio de respeito à ordem original

  • A.

    estabelece que todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido.

  • B.

    refere-se à ordem física que os documentos tinham no arquivo corrente.

  • C.

    relaciona-se à separação de um fundo de arquivo de outros fundos.

  • D.

    determina que os documentos devem ser classificados por assunto.

  • E.

    refere-se ao respeito à organicidade e ao fluxo natural e orgânico com que os documentos foram produzidos.

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