Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de arquivologia, julgue os itens a seguir.

A instabilidade institucional, uma das principais características da administração pública brasileira, geralmente motivada pela fusão, separação, extinção e criação de órgãos públicos, enseja uma série de problemas para a gestão dos arquivos desses órgãos. Para lidar com esses problemas, o princípio da pertinência é o conceito adequado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.

Os críticos da utilização dos documentos eletrônicos em causas jurídicas têm justificado tal posição por considerar esses documentos facilmente perecíveis e de fácil adulteração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de arquivologia, julgue os itens a seguir.

Um dos critérios para que uma instituição pública ou privada constitua um fundo de arquivo é possuir atribuições precisas e estáveis, definidas por um texto com valor legal ou regulamentar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.

A informação, a criação e o uso na execução de um negócio ou atividade, a manutenção como evidência, a capacidade de ser processado em um sistema de computador e de ser armazenado em um meio que requer equipamento eletrônico ou computador para ser recuperado são elementos importantes para a definição de documentos arquivísticos eletrônicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de arquivologia, julgue os itens a seguir.

O tamanho do acervo documental e a sua complexidade definem se o fundo de arquivo de uma instituição pública ou privada é um fundo fechado ou aberto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.

São exemplos de documentos arquivísticos digitais: as planilhas eletrônicas, mensagens de correio eletrônico, sítios na Internet, bases de dados e, também, textos, imagens fixas, imagens em movimento e gravações sonoras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.

Um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos deverá ter como requisitos funcionais a utilização de padrões abertos, a independência de fornecedor, a integração com sistemas legados, a conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao arquivamento, ao protocolo e aos procedimentos administrativos, julgue os itens de 51 a 59.

A formação de processo deve incluir as seguintes ações: prender toda a documentação dentro de uma capa, obedecendo à ordem cronológica do documento mais antigo para o mais recente; colocar uma etiqueta na capa com o número de protocolo; numerar as folhas do processo em ordem crescente e sem rasuras; identificar, na capa, a unidade para a qual o processo será encaminhado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.

Os documentos contemporâneos eletrônicos ou tradicionais possuem os seguintes elementos: suporte, conteúdo, forma (ou estrutura), ação, pessoas, relação orgânica e contexto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da prática arquivística em esfera pública no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    A legislação brasileira define arquivo como sendo o conjunto formado exclusivamente por documentos textuais oficiais, produzidos e recebidos por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, em suas funções administrativas, legislativas e judiciárias, ou por instituições de caráter público, ou ainda por entidades privadas, encarregadas da gestão de serviços públicos.

  • B.

    Chama-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas realizados na fase corrente e na intermediária e que abrangem produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos, estabelecendo sua destinação, isto é, determinando a eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • C.

    O cidadão brasileiro tem o direito de receber dos órgãos públicos informações relativas a seus direitos e deveres, exclusivamente particulares, contidas em documentos de arquivo, quando autorizado pelo judiciário. Outras informações são originariamente consideradas sigilosas, a fim de garantir a segurança do Estado e a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem de outras pessoas.

  • D.

    A gestão da informação é o conjunto de procedimentos automatizados por meio dos quais é feita a indexação e o armazenamento dos documentos eletrônicos, obedecendo a princípios específicos, uma vez que tais documentos não são regidos pela legislação arquivística.

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