Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto ao arquivamento, ao protocolo e aos procedimentos administrativos, julgue os itens de 51 a 59.
Documento classificado como reservado, confidencial ou secreto não pode ser processado no setor de protocolo, devendo ser enviado diretamente à presidência do órgão ou entidade, que é o único setor autorizado a manipular documentos com qualquer classificação de sigilo.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.
O termo metadado foi cunhado pela área de Documentação, desenvolvida no início do século XX, por Paul Otlet e reapareceu recentemente na área de Ontologia.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A destinação dos documentos é indicada
pelo plano de classificação.
pelos instrumentos de pesquisa.
pela tabela de temporalidade.
pela tipologia documental.
A quantidade de documentos produzidos e recebidos pelas organizações contemporâneas é de tal ordem que é impossível a conservação integral desses registros. Em relação às tabelas de temporalidade, julgue os itens subsequentes.
O prazo prescricional coincide com o tempo de guarda do documento no arquivo permanente.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.
O documento eletrônico para ser completo e, conseqüentemente, fidedigno, precisa apresentar a data do documento, hora e lugar da criação, transmissão e recebimento, identificação dos nomes do autor, destinatário e escritor, nome do criador, entre outros elementos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os processos de passagem de documentos do arquivo corrente para o intermediário e deste para o permanente são denominados, respectivamente,
arranjo e classificação.
arquivamento e acondicionamento.
avaliação e seleção.
Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens a seguir.
Protocolo é a denominação atribuída a setores encarregados do recebimento, expedição e distribuição de documentos.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 69 a 75, que abordam conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos relativos a tipologias e suportes documentais.
A diplomática é uma disciplina que surgiu tendo por objeto de estudo a interpretação e a autenticidade dos documentos e que, hoje, fornece à arquivística importante instrumental para análise e definição dos documentos de arquivo, com base em elementos característicos e na estrutura formal dos documentos.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O documento eletrônico para ser completo e, conseqüentemente, fidedigno, precisa apresentar a data do documento, hora e lugar da criação, transmissão e recebimento, identificação dos nomes do autor, destinatário e escritor, nome do criador, entre outros elementos.
As transformações do conceito de arquivos a partir da segunda metade do século XX estão relacionadas ao uso, cada vez mais extensivo, dos diversos suportes materiais da informação arquivística e ao surgimento dos princípios da gestão de documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das rotinas de tratamento documental em arquivos, assinale a opção correta.
As atividades que compõem as rotinas de classificação são as seguintes: receber o documento; ler o conteúdo do documento identificando a data, o(s) responsável(is) pela assinatura e o assunto; localizar o(s) assunto(s) no Índice de classificação bibliográfica; anotar o código no verso do documento; preencher a(s) folha(s) de identificação com a data e o(s) nome(s) do(s) responsável(is).
As rotinas de arquivamento consistem em: inspeção do documento para verificar se está assinado e se é original; formação de dossiê, agrupando os documentos emitidos na mesma data, que devem ser acondicionados em pasta suspensa com prendedor; na pasta, devese registrar o dia ou o mês em que foram emitidos os documentos e os números de protocolo, para facilitar sua localização; dentro do dossiê, os documentos devem ser ordenados alfabeticamente pelo nome das pessoas que os assinam.
As atividades a seguir são rotinas de protocolo: receber documentos enviados por outras instituições; despachar documentos enviados por setores do órgão; armazenar os documentos em fase corrente; emprestar os documentos aos setores que os solicitarem; fazer o controle de retirada; controlar o prazo para devolução do documento; prestar informações contidas nos documentos; estabelecer procedimentos de conduta dos arquivistas com relação à prática e à ética profissional.
Fazem parte das rotinas para destinação de documentos na fase corrente as seguintes atividades: verificar se os documentos a serem destinados estão organizados de acordo com os conjuntos definidos na tabela de temporalidade; verificar se cumpriram o prazo de guarda estabelecido; registrar os documentos a serem eliminados; proceder à eliminação; elaborar termo de eliminação; elaborar lista de documentos destinados à fase intermediária; operacionalizar a passagem ao arquivo intermediário.
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