Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A preparação de instrumentos de pesquisa é um dos grandes momentos do profissional de arquivo. É o instante que ele tem para proporcionar ao usuário/pesquisador dados não só do objeto do trabalho em si, mas do que ele cria a partir das informações contidas nos arquivos. É a maneira de se comunicar com os potenciais usuários de seu trabalho. A elaboração do instrumento de pesquisa é a ponte que liga de um lado o usuário/pesquisador e de outro os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, a comprovação ou não de teses, ou mesmo o surgimento de novas teses que só são possíveis no mergulho em um conjunto de documentos. Em relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
Produção, manutenção e destinação são áreas de descrição definidas na Norma Internacional de Descrição Arquivística.
A preparação de instrumentos de pesquisa é um dos grandes momentos do profissional de arquivo. É o instante que ele tem para proporcionar ao usuário/pesquisador dados não só do objeto do trabalho em si, mas do que ele cria a partir das informações contidas nos arquivos. É a maneira de se comunicar com os potenciais usuários de seu trabalho. A elaboração do instrumento de pesquisa é a ponte que liga de um lado o usuário/pesquisador e de outro os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, a comprovação ou não de teses, ou mesmo o surgimento de novas teses que só são possíveis no mergulho em um conjunto de documentos. Em relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
A elaboração de instrumento de pesquisa independe da organização dos documentos. Isso permite que os acervos documentais sejam rapidamente colocados à disposição dos usuários.
A preparação de instrumentos de pesquisa é um dos grandes momentos do profissional de arquivo. É o instante que ele tem para proporcionar ao usuário/pesquisador dados não só do objeto do trabalho em si, mas do que ele cria a partir das informações contidas nos arquivos. É a maneira de se comunicar com os potenciais usuários de seu trabalho. A elaboração do instrumento de pesquisa é a ponte que liga de um lado o usuário/pesquisador e de outro os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, a comprovação ou não de teses, ou mesmo o surgimento de novas teses que só são possíveis no mergulho em um conjunto de documentos. Em relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
O inventário é o instrumento de pesquisa mais abrangente e voltado para o grande público.
A preparação de instrumentos de pesquisa é um dos grandes momentos do profissional de arquivo. É o instante que ele tem para proporcionar ao usuário/pesquisador dados não só do objeto do trabalho em si, mas do que ele cria a partir das informações contidas nos arquivos. É a maneira de se comunicar com os potenciais usuários de seu trabalho. A elaboração do instrumento de pesquisa é a ponte que liga de um lado o usuário/pesquisador e de outro os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, a comprovação ou não de teses, ou mesmo o surgimento de novas teses que só são possíveis no mergulho em um conjunto de documentos. Em relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
A política de descrição documental deve ser elaborada a partir do estudo sobre os recursos humanos e financeiros, a preparação técnica e científica do pessoal, a qualidade dos recolhimentos, o perfil do usuário e sua demanda de dados, as tendências da historiografia e o estado físico da documentação.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para a arquivologia, como para toda área do conhecimento humano, um princípio é uma lei aplicável para tudo, por todos e em todas as situações. Acerca dos princípios arquivísticos, julgue os seguintes itens.
Fundo de arquivo é uma coleção de registros do mesmo gênero documental.
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O levantamento da situação dos arquivos do conjunto de organismos que forma um governo federal, estadual ou municipal é mais ou menos comum. Nos grandes manuais de arquivística de países europeus e da América do Norte, encontram-se referências às situações de seus acervos documentais. Esses levantamentos são conhecidos como diagnósticos. Acerca dos diagnósticos da situação arquivística, julgue os itens a seguir.
Identificar quantidades, estado físico, espécies e tipologias documentais é uma tarefa realizada durante a fase de elaboração de instrumentos de preservação, fora, portanto, da fase de diagnóstico.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das tipologias documentais e suportes físicos, julgue os itens subseqüentes.
Iconográfico, textual, sonoro, informático e micrográfico são tipos documentais.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das tipologias documentais e suportes físicos, julgue os itens subseqüentes.
A espécie torna-se tipo quando à sua gênese se agrega a atividade/função/razão funcional que lhe gera a aplicação de uma actio em uma conscriptio (a espécie).
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Acerca das tipologias documentais e suportes físicos, julgue os itens subseqüentes.
O emprego da tipologia documental mostra-se vantajoso em vários segmentos do processamento documental, tais como na avaliação, na classificação/arranjo, no serviço aos usuários e na descrição.
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Os documentos de arquivo podem, de acordo com suas características, ser classificados segundo o gênero. São gêneros documentais
textuais, iconográficos e filmográficos.
escritos, finalísticos e sonoros.
sonoros, informáticos e repertórios.
textuais, tipológicos e magnéticos.
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