Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.
Nível de descrição é a profundidade de análise do conteúdo e o grau de detalhamento na descrição de uma unidade de arquivamento.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O protocolo desempenha uma série de atividades. Entre elas, destaca-se a de registro, que pode ser definida como
curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa.
remessa do documento aos setores de trabalho que decidirão sobre a matéria.
unidade encarregada da expedição de correspondência.
reprodução dos dados do documento destinada a controlar a movimentação e fornecer dados de suas características fundamentais aos interessados.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A preocupação do homem com arquivos vem desde o momento em que ele passou a registrar em um suporte material as informações resultantes de suas atividades. A arquivística ganha importância e consistência a partir, principalmente, da 2.ª Guerra Mundial, com a chamada explosão da informação. Os princípios arquivísticos estão na base da teoria arquivística e constituem marco principal da diferença entre a arquivística e as outras ciências documentárias. Acerca dos princípios arquivísticos, julgue os itens subseqüentes.
Independentemente da forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter múltiplo em função do contexto em que foram produzidos.
Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.
A ISAD (G) é uma norma internacional que propõe padronizar a descrição arquivística a partir da inserção de cada item da descrição na estrutura geral do fundo de arquivo em uma relação hierárquica, do geral ao particular.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A avaliação é um processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Assinale a opção correta em relação à avaliação de documentos.
A avaliação de documentos pode ocorrer, sem prejuízos, desconectada de outras funções arquivísticas.
Da mesma forma que o conceito das três idades documentais fundamenta a classificação, o princípio de respeito aos fundos define as estratégias de avaliação.
A amostragem documental é uma técnica de seleção em que, de um dado conjunto de documentos, elege-se um subconjunto representativo do todo.
A avaliação é matricial, isto é, ela deve ser realizada antes da descrição e difusão.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O exercício do direito à informação no Brasil é limitado pelos aspectos legais e pela situação arquivística dos documentos públicos. Com relação a este último fator, a classificação e a descrição desempenham papel fundamental. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
O inventário é o mais abrangente e o mais conhecido dos instrumentos de pesquisa, pois utiliza uma linguagem acessível também ao grande público e não apenas restrita aos consulentes típicos de um arquivo permanente.
Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.
Na ISAD (G), os campos designados para informações específicas estão agrupados em quatro grandes tópicos: a) identificação, onde se determina o que está sendo descrito, volume, datas, códigos e títulos; b) histórico, onde são indicados tanto os dados básicos referentes ao produtor dos documentos como o percurso desses documentos até o ingresso no arquivo; c) conteúdo, onde se procura resumir para o consulente as principais características dos documentos; d) consulta, onde há orientações quanto a aspectos práticos da consulta documental, como condições de acesso, possibilidades legais de utilização e reprodução, idioma e outros instrumentos de pesquisa disponíveis.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A organização dos arquivos intermediários consiste no estabelecimento de normas precisas que regem a transferência, do setor de trabalho para os locais previstos para esse fim, a organização, a recuperação e a conservação dos documentos intermediários que os compõem. Para tal, o arquivista deve respeitar certo número de elementos de base. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.
Os documentos intermediários, mesmo conservados em local diferente daquele no qual foram produzidos ou recebidos, permanecem como propriedade exclusiva do acumulador.
Nenhum documento deve ser aceito no arquivo intermediário sem que se conheça, de modo preciso, sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).
A unidade que transferiu os documentos ao arquivo intermediário e que quer consultá-los deve poder fazê-lo com rapidez.
Alterações na organização dos documentos intermediários podem ser feitas sem o consentimento do acumulador.
Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.
A classificação e a descrição, apesar de serem atividades absolutamente distintas, guardam entre si uma relação de complementaridade, que deve ser considerada tanto no planejamento como na execução dessas atividades. Dessa forma, a descrição, por meio dos diferentes instrumentos de pesquisa, deve sempre corresponder à estruturação da classificação do fundo documental.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O processo de organização de documentos é um importante momento do trabalho arquivístico. São conceitos envolvidos nesse processo
classificação, ordenação e arquivamento.
difusão, descrição e higienização.
criação, preservação e classificação.
ordenação, indexação e avaliação.
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