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Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A arquivística pode ser abordada de três maneiras: uma maneira unicamente administrativa (records management), cuja principal preocupação é ter em conta os arquivos corrente e intermediário; uma maneira tradicional, que põe a tônica exclusivamente no arquivo permanente; ou, por último, uma maneira que tem como objetivo ocupar-se, simultaneamente, dos arquivos corrente, intermediário e permanente. Essa última abordagem é conhecida como arquivística integrada, proposta pelos canadenses. Não faz parte dos objetivos da arquivística integrada
garantir a unidade e a continuidade das intervenções do arquivista nos documentos de uma instituição e permitir assim uma perspectiva do princípio das três idades e das noções de valor primário e de valor secundário.
permitir a articulação e a estruturação das atividades arquivísticas em uma política de organização dos arquivos.
integrar o valor primário e o valor secundário em uma definição mais ampla de arquivo.
intervir, de forma sistemática, na eliminação da informação orgânica, preservando, assim, a informação não orgânica.
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Em relação a informação orgânica, assinale a opção correta.
A informação não orgânica é aquela produzida ou recebida pelas atividades-meio e fim da organização.
A informação orgânica é aquela elaborada, enviada ou recebida fora do âmbito da missão da organização.
A informação orgânica dá origem aos centros de documentação.
A informação não orgânica em uma organização pode ser, na sua origem, informação orgânica.
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Schellenberg define arranjo como o processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas e o agrupamento, em relação significativa, de tais unidades entre si. Nessa definição, a expressão relação significativa é utilizada com o sentido de princípio da
ordem original.
organicidade.
territorialidade.
unicidade.
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Considerando os princípios básicos da Arquivologia, conforme a legislação brasileira, sobretudo aqueles relativos aos arquivos e à gestão de documentos públicos e de caráter público, julgue os itens a seguir.
I São considerados arquivos públicos apenas os conjuntos de documentos oficiais, dotados de importância histórica, selecionados e colecionados por órgãos públicos ou instituições de caráter público, ao longo de sua existência, visando contribuir com a educação, a cultura e a memória nacional.
II Gestão de documentos, ou gestão documental, é o conjunto dos procedimentos e operações técnicas que envolvem os documentos desde a sua produção, passando por seu uso e tramitação, até sua avaliação e arquivamento. A gestão lida com os documentos correntes, ou seja, aqueles que estão em curso ou que, mesmo sem movimentação, são consultados freqüentemente; e com os documentos intermediários, isto é, que já não são de uso corrente nos órgãos produtores, mas precisam ser guardados devido a razões administrativas ou jurídicas.
III A legislação define que a gestão documental e a proteção aos documentos de arquivo são deveres do poder público, pois os documentos, quando organizados, são considerados, por um lado, fundamentais instrumentos de apoio à eficácia administrativa no gerenciamento de informações e, por outro, importantes para o desenvolvimento da cultura e das ciências.
IV Todos os documentos ou informações produzidos nos órgãos públicos, ou instituições de caráter público, somente poderão ser disponibilizados aos cidadãos quando houver autorização por parte do Poder Judiciário, e apenas nos casos em que tal informação for indispensável à defesa de direito próprio.
V Nos arquivos estaduais do Poder Judiciário, como nos demais integrantes do Sistema Nacional de Arquivos, os documentos correntes devem ser organizados segundo o modelo estabe
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Schellenberg, arquivista norte-americano, indica três elementos principais a serem considerados na classificação de documentos públicos: a ação a que os documentos se referem; a estrutura do órgão que os produz; o assunto dos documentos. Quanto ao elemento ação a que os documentos se referem, assinale a opção correta.
A ação pode ser tratada em termos de funções, atividades e atos.
A ação fornece a base para a classificação organizacional.
Os títulos das unidades de classificação são tirados da análise do assunto dos documentos.
A ordenação alfabética é a mais indicada para a classificação baseada na ação.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A política arquivística brasileira, que tem no Conselho Nacional de Arquivos o seu formulador, é constituída por um corpus de leis, decretos e resoluções. Julgue os itens a seguir, que versam sobre legislação arquivística.
Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, podem ser eliminados após a microfilmagem.
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Acerca do conceito de ciclo de vida dos documentos, assinale a opção correta.
Ciclo de vida não é uma maneira de intervir na realidade da organização e no tratamento dos arquivos de uma instituição.
O ciclo de vida transforma um conjunto de documentos quantitativamente importante em três subconjuntos que apresentam características semelhantes.
O ciclo de vida é fundamental para as estratégias de difusão.
O ciclo de vida se concretizou com o aparecimento da fase intermediária.
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Assinale a opção que não caracteriza uma das funções arquivísticas.
higienização
avaliação
preservação
difusão
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Há uma relação muito importante entre as três idades documentais e os valores primários e secundários que os documentos têm ou podem ter. Acerca dessa relação, assinale a opção incorreta.
O valor primário contempla os valores legal, fiscal e administrativo.
O arquivo permanente apresenta documentos com valores primário e secundário.
A equação relativa à utilização de arquivos permanentes (arquivos permanentes = valor secundário = necessidade histórica) é restritiva.
A legislação é uma das fontes para definir a passagem dos documentos da fase corrente para a intermediária.
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O documento cujo conteúdo contém informações acerca de pessoas, entidades, coisas, problemas, condições etc. é uma característica que define o registro documental com valor
informativo.
probatório.
fiscal.
administrativo.
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