Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na identificação diplomática do documento, deve-se estabelecer e reconhecer, seqüencialmente, a
origem/proveniência, transmissão, fixação, autenticidade e datação.
autenticidade, datação, origem/proveniência, transmissão e fixação.
datação, origem/proveniência, fixação, transmissão e autenticidade.
autenticidade, fixação, transmissão, datação e origem/proveniência.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Louise Gagnon-Arguin apresentou uma classificação de categorias documentais capaz de fazer aproximar, sob cada uma de suas classes, os tipos documentais de forma mais estreita do que a classificação tradicional em normativos, testemunhais e informativos. A categoria intitulada documentos constitutivos inclui
aviso de convocação, ordem do dia, ata e resolução.
plano de negócios, plano estratégico, políticas, diretivas e organograma.
carta-patente, estatutos, regulamentos gerais e contrato social.
notificação, contrato de seguro, hipoteca e certificado de invenção.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A conservação compreende os cuidados prestados aos documentos e ao seu local de armazenamento. As principais operações de conservação são
higienização, exaustão, congelamento e preservação.
umidificação, limpeza, calafetação, restauração.
laminação, refrigeração, evaporação e encapsulamento.
desinfestação, limpeza, alisamento e restauração.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção que contenha apenas tipologias documentais.
processo de estrutura curricular, relatório de atividades, plano de trabalho
agenda de reunião, instrução de serviço, apostila de cursos
nota fiscal, apólice de seguro em grupo, atestado de capacidade técnica
abaixo-assinado, carta-patente, cadastro de fornecedores
Entre as atividades realizadas pelo primeiro setor da administração pública citado no texto, algumas são funções típicas de um serviço de protocolo.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca de arquivamento.
Quanto à natureza do assunto, os documentos são classificados em ostensivos ou sigilosos. Segundo o grau de sigilo requerido para sua guarda e circulação, os documentos sigilosos são classificados em reservados, confidenciais, secretos ou ultrasecretos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Arquivo é o conjunto de documentos produzidos oficialmente, recebidos por uma organização pública ou privada e conservados para fins de consulta. Os documentos são classificados em arquivo corrente, arquivo intermediário e arquivo permanente, segundo o estágio, a idade ou a fase de sua evolução. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os documentos devem estar guardados e classificados de forma a se atender ao usuário conforme suas necessidades e à recuperação rápida das informações neles contidas. Assim, é na fase de planejamento da organização e da administração dos arquivos que deve ser definida a centralização ou a descentralização dos serviços de arquivo em todas as suas fases, conforme a conveniência.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.
Ao receber documentos encaminhados ao arquivo corrente, o assistente administrativo deve examiná-los para ter certeza de que as ações neles descritas já se encerraram e de que realmente devem ser arquivados. Para isso, ele deve verificar se há despacho ou rotina pré-estabelecida que determine o arquivamento. Quando um documento chega ao arquivo apenas acompanhando uma solicitação de informações, o assistente administrativo não o arquiva.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.
Quando os documentos já estão arquivados, o assistente administrativo não deve permitir mais o empréstimo desses documentos nem a consulta a eles, para que não sejam misturados, danificados ou perdidos.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.
Para evitar que o arquivo tenha problema de espaço, causado por excesso de documentos, o assistente administrativo deve fazer, periodicamente, a eliminação dos documentos que ele considerar desnecessários, principalmente daqueles que não são utilizados há muito tempo. Por questões de segurança, os documentos não podem ser simplesmente jogados no lixo; por isso, o assistente deve destruí-los com uma máquina trituradora antes de jogá-los fora.
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