Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A UNESCO, por meio do Ramp/PGI, abordou o importante tema da gestão de documentos, a partir de um trabalho de James Rhoads, intitulado "A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação". Segundo esse autor, um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, deveria envolver as seguintes fases: produção; utilização e conservação; destinação. A fase de produção é formada pelos seguintes elementos:
concepção e gestão de formulários, preparação e gestão de correspondência, gestão de informes e diretrizes, fomento de sistemas de gestão da informação e aplicação de tecnologias modernas a esses processos.
criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, seleção e uso de equipamento reprográfico, análise de sistemas, produção e manutenção de programas de documentos vitais e uso de automação e reprografia nesses processos.
identificação e descrição das séries documentais, estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, arquivamento intermediário, eliminação e recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas.
plano de classificação, tabela de temporalidade, instrumento de pesquisa, quadro de arranjo e listagem de eliminação.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, acerca de política arquivística e organização dos arquivos públicos, segundo a legislação brasileira.
A finalidade do SINAR é implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, com relação às questões de gestão, de preservação e de acesso a documentos e informações arquivísticos.
O instrumento de pesquisa é a ponte que leva o usuário ao conteúdo de um arquivo. Acerca do guia, assinale a opção correta.
É o mais abrangente e o mais popular dos instrumentos de pesquisa.
O guia descreve unitariamente as peças documentais de uma série.
Destina-se à descrição de um determinado fundo em todos os itens documentais.
Identifica nomes, lugares ou assuntos em ordem alfabética.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Luciana Duranti privilegia o caráter contextual do documento arquivístico e diz que os documentos são inerentemente verdadeiros, isto é, as razões de sua produção (para desenvolver atividades) e as circunstâncias de sua criação (rotinas processuais) asseguram o caráter de prova e de fidedignidade aos fatos e ações. A característica do documento de arquivo a que a autora se refere é o(a)
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.
Do ponto de vista da administração, o ciclo vital dos documentos de arquivo compreende três idades: a dos documentos ativos, a dos semi-ativos e a dos inativos. As denominações mais difundidas para essas idades, ou fases, são corrente ou de gestão, intermediária e permanente ou histórica.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão de documentos veio contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos. Não se inclui entre tais contribuições
garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente.
garantir que menor número de documentos inúteis e transitórios fossem reunidos a documentos de valor permanente.
garantir a melhor organização desses documentos, caso atingissem a fase permanente.
inibir a eliminação de documentos de valor primário.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, acerca de política arquivística e organização dos arquivos públicos, segundo a legislação brasileira.
Uma das competências atribuídas aos setores arquivísticos integrantes do SINAR, é a de disseminar as normas estabelecidas pelo órgão central em sua área de atuação, zelando pelo seu cumprimento.
A Norma ISAD(G) abrange 26 elementos, mas seis são considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva. Os elementos considerados essenciais não incluem o(a)
código de referência.
título.
produtor.
nota sobre publicação.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A arquivística pode ser abordada de três maneiras: uma maneira unicamente administrativa (records management), cuja principal preocupação é ter em conta os arquivos corrente e intermediário; uma maneira tradicional, que põe a tônica exclusivamente no arquivo permanente; ou, por último, uma maneira que tem como objetivo ocupar-se, simultaneamente, dos arquivos corrente, intermediário e permanente. Essa última abordagem é conhecida como arquivística integrada, proposta pelos canadenses. Não faz parte dos objetivos da arquivística integrada
garantir a unidade e a continuidade das intervenções do arquivista nos documentos de uma instituição e permitir assim uma perspectiva do princípio das três idades e das noções de valor primário e de valor secundário.
permitir a articulação e a estruturação das atividades arquivísticas em uma política de organização dos arquivos.
integrar o valor primário e o valor secundário em uma definição mais ampla de arquivo.
intervir, de forma sistemática, na eliminação da informação orgânica, preservando, assim, a informação não orgânica.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.
Na primeira idade arquivística, são funções ou tarefas arquivísticas: apoiar e(ou) controlar a produção e a tramitação do documento, realizar a classificação, atender às freqüentes consultas administrativas durante a primeira guarda, e estabelecer a conexão entre o documento e os respectivos prazos de destinação, por meio da avaliação. A segunda idade começa com a passagem dos documentos à condição de semi-ativos, quando, ficam temporariamente retidos por razões de precaução, isto é, por razões jurídicas e administrativas. Nessas duas primeiras fases, os documentos são utilizados em função de seu valor primário, que coincide com as razões de sua criação.
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