Lista completa de Questões de Arquivologia da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para tornar desnecessárias as duplicações entre os Arquivos Permanente e Corrente, formados a partir dos Papéis de Trabalho, recomenda-se, além do uso conveniente do Arquivo Permanente, a feitura de adequada(s)
referências cruzadas.
análise documental.
conferência de cálculos.
correlação das informações obtidas.
inspeção física.
Assinale a opção que não implica em restrição de acesso.
Documento secreto
Documento ostensivo
Documento confidencial
Documento reservado
Documento sigiloso
De acordo com o conhecimento arquivístico sistematizado, nas organizações, os documentos mais recentes e freqüentemente consultados localizam-se nos
arquivos permanentes.
arquivos históricos.
arquivos correntes.
arquivos intermediários.
arquivos de segurança.
Analise os conceitos a seguir:
I. Documento oficial é aquele emitido ou reconhecido por instituição do poder público.
II. A duplicata consiste em dois ou mais exemplares de um mesmo documento.
III. O emissor é a pessoa ou entidade responsável pela produção de um documento, independente de conter assinatura.
IV. A guia-fora é um indicador colocado no lugar de um documento para assinalar sua remoção temporária.
Assinale a quantidade de itens corretos.
A atividade de avaliação documental tem por finalidade:
I. orientar o usuário sobre o acesso aos documentos de seu interesse.
II. permitir a eliminação de documentos destituídos de valor primário e secundário.
III. distribuir os documentos de um arquivo conforme sua classificação.
IV. otimizar recursos humanos e materiais.
A quantidade dos itens corretos é igual a
Constituem atividades de protocolo, exceto,
receber a correspondência e separar a correspondência oficial da particular.
eliminar a correspondência destituída de valor secundário.
controlar o trâmite dos documentos na organização.
receber a correspondência para expedição.
ler a correspondência e verificar a existência de antecedentes.
O instrumento de destinação que determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos chama-se:
plano de classificação.
inventário.
listagem de eliminação.
tabela de temporalidade.
termo de recolhimento.
Com relação à classificação de documentos de arquivo, analise as assertivas a seguir:
I. O método geográfico é utilizado preferencialmente quando o principal elemento a ser considerado é a procedência.
II. No Sistema Decimal de Melvil Dewey a divisão dos assuntos parte sempre do geral para o particular.
III. O método variadex utiliza as cores como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localização dos documentos.
IV. No método numérico cronológico, além da ordem numérica, tem-se que observar, também, a data dos documentos.
Assinale a quantidade de itens corretos.
Conforme a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, assinale a opção incorreta.
A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições federais,estaduais, do Distrito Federal e municipal.
Os documentos de valor intermediário são inalienáveis e imprescritíveis.
Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social.
Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal.
A cessação de atividade de instituições públicas e de caráter público implica no recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora.
Assinale a opção que não se refere a uma operação de conservação
Varredura
Alisamento
Desinfestação
Laminação
Limpeza
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