Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao ser chamado para fazer o diagnóstico da situação arquivística de uma entidade, o profissional da área não pode realizá-lo de imediato, tendo antes que obter informações concernentes aos documentos. Os procedimentos preliminares ao diagnóstico consistem em

  • A. identificação da tipologia dos documentos e verificação de sua quantidade.
  • B. correção dos códigos de notação e sua adequação aos prazos de destinação.
  • C. separação dos documentos por autorias e destinatários e estabelecimento de classes.
  • D. descarte dos gêneros e das espécies documentais não condizentes com a temporalidade.
  • E. formatação imediata dos documentos digitais e sua incorporação aos demais conjuntos.

As atribuições do Arquivo Nacional brasileiro alcançam tanto a esfera federal como a nacional. Dentre tais atribuições, tem alcance exclusivamente nacional

  • A. a elaboração de planos de classificação para a Presidência da República.
  • B. o recolhimento de documentos ministeriais.
  • C. a assistência técnica aos arquivos municipais.
  • D. a confecção de tabelas de temporalidade para o próprio Arquivo.
  • E. o diagnóstico dos documentos acumulados pela Câmara de Deputados.

O controle rotineiro da tramitação dos documentos, no âmbito das instituições públicas brasileiras, compete

  • A. ao arquivo intermediário.
  • B. ao serviço de protocolo.
  • C. aos arquivos setoriais.
  • D. ao arquivo central.
  • E. à comissão de avaliação.

Na eliminação de documentos em suporte-papel, deve-se utilizar a

  • A. desmagnetização.
  • B. desacidificação.
  • C. laminação.
  • D. encapsulação.
  • E. fragmentação.

Com a perspectiva de oferecer ao cidadão mecanismos que lhe permitam acompanhar a tramitação dos documentos de seu interesse, além de incentivar a padronização das informações relevantes sobre os documentos (avulsos ou processos), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Arquivo Nacional elaboraram o Projeto Protocolo Integrado, cuja primeira versão foi divulgada em maio de 2012. O projeto atribui códigos ao status do documento, prevendo 8 (oito) possibilidades: 01. em tramitação − em análise; 02. em tramitação − em diligência; 03. em tramitação − em exigência; 04. extraviado; 05. arquivado; 06. arquivado no Arquivo Nacional; 07. eliminado; e 08.

  • A. indisponível por motivo de sinistro.
  • B. em consulta por derrogação.
  • C. em exposição.
  • D. digitalizado.
  • E. microfilmado.

Sob a perspectiva da metodologia arquivística, a análise tipológica de documentos produzidos/recebidos/acumulados por determinada entidade requer o conhecimento prévio

  • A. dos planos de destinação já estabelecidos.
  • B. dos critérios utilizados na elaboração de tabelas de temporalidade.
  • C. do texto completo dos seus “documentos vitais”.
  • D. das funções da própria entidade, definidas por leis e regulamentos.
  • E. da quantidade de séries documentais identificadas.

A denominação do tipo documental de arquivo é formada pela junção de dois elementos:

  • A. temporalidade + espécie.
  • B. atividade administrativa + assunto.
  • C. assunto + classe.
  • D. gênero + autoria.
  • E. espécie + função ou atividade.

Certidão de nascimento, minuta, ata e códice constituem exemplos de

  • A. formulário, tipo, suporte e sinal de validação.
  • B. técnica de registro, suporte, tipo e invólucro.
  • C. tipo, forma, espécie e formato.
  • D. formato, espécie, tipo e suporte.
  • E. forma, técnica de registro, formato e gênero.

Dentre os arquivos digitais, HTML e DOC constituem, respectivamente, exemplos de formato

  • A. aberto e fechado.
  • B. fechado e padronizado.
  • C. padronizado e proprietário.
  • D. fechado e aberto.
  • E. padronizado e aberto.

Do ponto de vista das regras que presidem à elaboração de espécies documentais de caráter normativo, os segmentos de números 1, 2 e 5 correspondem, respectivamente,

  • A. ao título, ao subtítulo e à decisão.
  • B. à epígrafe, à ementa e à ordem de execução.
  • C. à titulação, à direção e ao comando.
  • D. à série, à subsérie e ao verbo.
  • E. ao dispositivo legal, ao assunto e à determinação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...