Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Para dispor os documentos de arquivo de acordo com a estrutura organizacional da entidade produtora, utiliza-se
a relação de equivalência ou tabela de controle.
o esquema de ordenação ou plano de arquivamento.
o plano de destinação ou organograma.
o inventário topográfico ou plano de armazenamento.
o quadro de arranjo ou plano de classificação.
Acórdãos e resoluções, documentos típicos dos tribunais brasileiros, constituem exemplos de
formato.
espécie.
fundo.
invólucro.
suporte.
Numa instituição de custódia destinada a recolher arquivos de diferentes entidades, a cada um desses conjuntos de documentos dá-se o nome de
fundo.
organograma.
setor.
divisão.
núcleo de memória.
Original, cópia, minuta e rascunho − diferentes estágios de preparação e transmissão de documentos − correspondem ao conceito de
espécie.
formato.
forma.
suporte.
tipo.
Os documentos da fase permanente demandam a elaboração de
projetos de organização e métodos (O&M).
planos de destinação.
relações de remessa.
instrumentos de pesquisa.
fluxogramas de tramitação.
De acordo com o gênero, os documentos de arquivo podem ser identificados como
técnicos, administrativos, culturais e históricos.
masculinos, femininos e neutros.
pessoais, institucionais, públicos e privados.
textuais, iconográficos, sonoros e audiovisuais.
correntes, centrais, intermediários e permanentes.
A necessidade de fazer prova perante a justiça foi, na sociedade ocidental, a razão mais importante para que determinados escritos fossem conservados de forma duradoura. Os documentos conservados eram documentos de arquivo porque probatórios, e não o contrário. Ao longo do tempo, tal qualidade se estenderia, como afirma Bruno Delmas, a outros documentos produzidos em circunstâncias semelhantes. O autor procura identificar, nessa afirmação, a principal característica dos documentos que preenchem os requisitos necessários para fazer prova das ações que lhes deram origem, ou seja,
o pluralismo.
a autenticidade.
a tempestividade.
a polissemia.
a informalidade.
O documento de arquivo, quando comparado ao de outras instituições de custódia, distingue-se por
ingressar no acervo mediante compra, doação ou permuta.
obedecer a regras universais de processamento técnico.
formar coleções em torno de determinados conteúdos.
não poder ser tratado como entidade autônoma.
ter finalidade cultural e científica.
É bastante comum encontrar documentos do Poder Judiciário fora de seu domicílio legal, isto é, depositados em instituições destinadas a cuidar de material originário de outros poderes. Museus, bibliotecas e escolas superiores, além de arquivos públicos municipais e estaduais, têm abrigado, até mesmo com a anuência e o incentivo dos Tribunais de Justiça, grande parte da documentação das comarcas, configurando conflitos de jurisdição arquivística. A legitimidade de tal prática, no entanto, segundo Ana Maria Camargo, encontra justificativa na tradição de delegação de competências que caracterizou a história administrativa brasileira e no princípio do interesse local, ou seja, do que se convencionou chamar de
funcionalidade.
territorialidade.
urbanidade.
capilaridade
originalidade.
Um livro ou artigo de revista científica − sobre o tratamento do câncer, por exemplo − é, por acaso, uma informação bibliográfica ou biblioteconômica, só porque está na biblioteca? Ou devemos falar em informação médica, oncológica, científica? E se o mesmo livro ou artigo estiver em minha casa? Será então uma informação domiciliar? Com essa observação irônica, Heloísa Bellotto investe contra o uso equivocado de certas palavras que, apesar de desprovidas de rigor, acabam se incorporando à terminologia da área. O alvo da autora, no caso, é a expressão:
informação arquivística.
gestão da informação.
ciência da informação.
informação virtual.
arquitetura da informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...